O papel do professor reflexivo no ensino de língua inglesa para alunos com autismo (TEA): um estudo bibliográfico

This research aims to prove the positive influence that a reflexive teacher has on the teaching of English as a second language to students with autism and through a theoretical discussion and strategies that help to overcome some of the difficulties found by these students at the English classroom...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ribeiro, Douglas de Araújo
Outros Autores: Contiero, Lucineia
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57279
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57279
record_format dspace
spelling ri-123456789-572792024-01-11T14:18:48Z O papel do professor reflexivo no ensino de língua inglesa para alunos com autismo (TEA): um estudo bibliográfico The role of the reflexive teacher in the teaching of english to students with autism (ASD): a bibliographical study Ribeiro, Douglas de Araújo Contiero, Lucineia https://lattes.cnpq.br/7136517944958562 http://lattes.cnpq.br/3161259827335104 Canan, Ana Graça http://lattes.cnpq.br/1212672321267679 França, Hális Alves do Nascimento http://lattes.cnpq.br/4542312224663473 Professor reflexivo. Língua Inglesa. Autismo. Formação de Professores. Reflexive teacher. English. Autism. Teacher training. This research aims to prove the positive influence that a reflexive teacher has on the teaching of English as a second language to students with autism and through a theoretical discussion and strategies that help to overcome some of the difficulties found by these students at the English classroom in the regular education. The research intents, through the qualitative analisys of specialized bibliography (COLONHESI, 2017; ORRÚ, 2003; 2019; RODRIGUES, 2016; FREEMAN; ANDERSON, 2011) to ponder about the relevance of issues such as the training of reflexive teachers and the discussion based on teaching-learning theories. The results obtained indicate that Brazilian teacher training courses: I. are still based on limiting beliefs about students with autism and other disabilities/disorders; II. that teachers without continuing education do not feel prepared to deal with diversity in the classroom; III. and that critical and reflexive teachers, that think about their pedagogical strategies, feel more prepared to provide a true inclusive education in their practice. O presente trabalho tem como objetivo comprovar a influência positiva que um professor reflexivo tem no ensino de Língua Inglesa como segunda língua para alunos com autismo (TEA) mediante discussão teórica e visão de estratégias que ajudem a superar algumas das dificuldades encontradas por esses alunos na sala de aula de inglês do ensino regular. A pesquisa busca, por meio da análise qualitativa de um levantamento de bibliografia especializada (COLONHESI, 2017; ORRÚ, 2003; 2019; RODRIGUES, 2016; FREEMAN; ANDERSON, 2011), ponderar sobre a relevância de questões como a formação de professores profissionais reflexivos e discussão com base em teorias do ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos indicam que os cursos de formação de professores no Brasil: I. ainda estão baseados em crenças limitantes com relação a alunos autistas e com outros transtornos/deficiências; II. que os professores desprovidos de formação continuada não se sentem preparados para lidar com a diversidade em sala de aula; III. e que professores críticos e reflexivos, que pensam sobre a suas estratégias pedagógicas, sentem-se mais bem preparados para proporcionar uma educação verdadeiramente inclusiva em sua prática. 2024-01-11T14:18:48Z 2024-01-11T14:18:48Z 2023-12-14 bachelorThesis RIBEIRO, Douglas. O papel do professor reflexivo no ensino de língua inglesa para alunos com autismo (TEA): um estudo bibliográfico. 2023. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras - Inglês) - Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57279 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Letras - Inglês Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Professor reflexivo. Língua Inglesa. Autismo. Formação de Professores.
Reflexive teacher. English. Autism. Teacher training.
spellingShingle Professor reflexivo. Língua Inglesa. Autismo. Formação de Professores.
Reflexive teacher. English. Autism. Teacher training.
Ribeiro, Douglas de Araújo
O papel do professor reflexivo no ensino de língua inglesa para alunos com autismo (TEA): um estudo bibliográfico
description This research aims to prove the positive influence that a reflexive teacher has on the teaching of English as a second language to students with autism and through a theoretical discussion and strategies that help to overcome some of the difficulties found by these students at the English classroom in the regular education. The research intents, through the qualitative analisys of specialized bibliography (COLONHESI, 2017; ORRÚ, 2003; 2019; RODRIGUES, 2016; FREEMAN; ANDERSON, 2011) to ponder about the relevance of issues such as the training of reflexive teachers and the discussion based on teaching-learning theories. The results obtained indicate that Brazilian teacher training courses: I. are still based on limiting beliefs about students with autism and other disabilities/disorders; II. that teachers without continuing education do not feel prepared to deal with diversity in the classroom; III. and that critical and reflexive teachers, that think about their pedagogical strategies, feel more prepared to provide a true inclusive education in their practice.
author2 Contiero, Lucineia
author_facet Contiero, Lucineia
Ribeiro, Douglas de Araújo
format bachelorThesis
author Ribeiro, Douglas de Araújo
author_sort Ribeiro, Douglas de Araújo
title O papel do professor reflexivo no ensino de língua inglesa para alunos com autismo (TEA): um estudo bibliográfico
title_short O papel do professor reflexivo no ensino de língua inglesa para alunos com autismo (TEA): um estudo bibliográfico
title_full O papel do professor reflexivo no ensino de língua inglesa para alunos com autismo (TEA): um estudo bibliográfico
title_fullStr O papel do professor reflexivo no ensino de língua inglesa para alunos com autismo (TEA): um estudo bibliográfico
title_full_unstemmed O papel do professor reflexivo no ensino de língua inglesa para alunos com autismo (TEA): um estudo bibliográfico
title_sort o papel do professor reflexivo no ensino de língua inglesa para alunos com autismo (tea): um estudo bibliográfico
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2024
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57279
work_keys_str_mv AT ribeirodouglasdearaujo opapeldoprofessorreflexivonoensinodelinguainglesaparaalunoscomautismoteaumestudobibliografico
AT ribeirodouglasdearaujo theroleofthereflexiveteacherintheteachingofenglishtostudentswithautismasdabibliographicalstudy
_version_ 1790055745791721472