A aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão?

A investigação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido um tópico de grande relevância social, uma vez que sua compreensão profunda é crucial para informar práticas eficazes, intervenções e políticas na área da Educação Física, mais especificamente dentro do judô. O objetivo do estudo f...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Thalya Fernandes
Outros Autores: Coquerel, Patrick
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
TEA
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57131
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57131
record_format dspace
spelling ri-123456789-571312024-01-02T19:30:58Z A aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão? Alves, Thalya Fernandes Coquerel, Patrick Barreto, Carlos Naya, Camila Acolhimento Criança TEA Judô CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE A investigação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido um tópico de grande relevância social, uma vez que sua compreensão profunda é crucial para informar práticas eficazes, intervenções e políticas na área da Educação Física, mais especificamente dentro do judô. O objetivo do estudo foi refletir sobre o processo de acolhimento de judocas entre 0-14 anos, com Transtorno do Espectro Autista, nos espaços formais e não formais de educação. Foi desenvolvido um ensaio acadêmico para abordar este tema, com base em material bibliográfico e reflexões pessoais sobre o assunto, vividas na prática de ensino. Com isso, falta uma formação continuada dos professores para atender ao público com TEA nos espaços formais, diferente dos espaços informais que conseguem incluir este público, não apenas integrando-o. 2024-01-02T19:30:58Z 2024-01-02T19:30:58Z 2023-12-15 bachelorThesis ALVES, Thalya Fernandes. A aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão? Orientador: Patrick Coquerel. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57131 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física licenciatura Departamento de Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Acolhimento
Criança
TEA
Judô
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
spellingShingle Acolhimento
Criança
TEA
Judô
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Alves, Thalya Fernandes
A aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão?
description A investigação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido um tópico de grande relevância social, uma vez que sua compreensão profunda é crucial para informar práticas eficazes, intervenções e políticas na área da Educação Física, mais especificamente dentro do judô. O objetivo do estudo foi refletir sobre o processo de acolhimento de judocas entre 0-14 anos, com Transtorno do Espectro Autista, nos espaços formais e não formais de educação. Foi desenvolvido um ensaio acadêmico para abordar este tema, com base em material bibliográfico e reflexões pessoais sobre o assunto, vividas na prática de ensino. Com isso, falta uma formação continuada dos professores para atender ao público com TEA nos espaços formais, diferente dos espaços informais que conseguem incluir este público, não apenas integrando-o.
author2 Coquerel, Patrick
author_facet Coquerel, Patrick
Alves, Thalya Fernandes
format bachelorThesis
author Alves, Thalya Fernandes
author_sort Alves, Thalya Fernandes
title A aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão?
title_short A aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão?
title_full A aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão?
title_fullStr A aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão?
title_full_unstemmed A aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão?
title_sort aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão?
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2024
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57131
work_keys_str_mv AT alvesthalyafernandes aaceitacaodosalunosdoensinofundamentalcomtranstornodoespectroautistanasaulasdejudointegracaoinclusaoouexclusao
AT alvesthalyafernandes aceitacaodosalunosdoensinofundamentalcomtranstornodoespectroautistanasaulasdejudointegracaoinclusaoouexclusao
_version_ 1790056006241222656