A aceitação dos alunos do ensino fundamental, com transtorno do espectro autista, nas aulas de judô: integração, inclusão ou exclusão?

A investigação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido um tópico de grande relevância social, uma vez que sua compreensão profunda é crucial para informar práticas eficazes, intervenções e políticas na área da Educação Física, mais especificamente dentro do judô. O objetivo do estudo f...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Thalya Fernandes
Outros Autores: Coquerel, Patrick
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
TEA
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57131
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A investigação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido um tópico de grande relevância social, uma vez que sua compreensão profunda é crucial para informar práticas eficazes, intervenções e políticas na área da Educação Física, mais especificamente dentro do judô. O objetivo do estudo foi refletir sobre o processo de acolhimento de judocas entre 0-14 anos, com Transtorno do Espectro Autista, nos espaços formais e não formais de educação. Foi desenvolvido um ensaio acadêmico para abordar este tema, com base em material bibliográfico e reflexões pessoais sobre o assunto, vividas na prática de ensino. Com isso, falta uma formação continuada dos professores para atender ao público com TEA nos espaços formais, diferente dos espaços informais que conseguem incluir este público, não apenas integrando-o.