O direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no Brasil : discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas

The human right to adequate food means life.It is one of the fundamental rights recognizible in international courts and confirmed in several articles and principles pf the Brazilian Federal Constitution (1988). Thus, the Brazilian state has the obligation to protect and promote the mentioned right,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Agda Priscila da
Outros Autores: Carvalho, Lidianne Araújo Aleixo de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57124
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57124
record_format dspace
spelling ri-123456789-571242023-12-29T19:46:16Z O direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no Brasil : discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas Silva, Agda Priscila da Carvalho, Lidianne Araújo Aleixo de ttp://lattes.cnpq.br/9704202924577206 Silvino, Ângelo José Menezes Silva, Jammerson Yuri da Direito à alimentação direitos humanos políticas públicas Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pandemia - covid-19 CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO The human right to adequate food means life.It is one of the fundamental rights recognizible in international courts and confirmed in several articles and principles pf the Brazilian Federal Constitution (1988). Thus, the Brazilian state has the obligation to protect and promote the mentioned right, also foreseen in other legislations and public policies of Brazil. The National School Feeding Program (PNAE), for example, is an essential tool to concretize the right to adequate feeding for public school students and faced a challenge with the advent of the Covid-19 pandemic and and the suspension of in-person classes. How to ensure feeding to the students? In this research, we seek to answer the following questions: what is the history of the right to adequate food in Brazil and what are the difficulties faced in this right in the context of the Covid-19 pandemic? This way, it will be presented the Evolution of the right to adequate feeding as a fundamental right, concept and legal basis. Then, it will be focused on the cronology of the right to scholar feeding in Brazil and the role of PNAE. Finally, it will be adressed how the public policy of scholar feeding took place during the pandemic. It is concluded that, even with the advances, there are still a huge difference between that the law proposes and what the public policy delivers to its aimed subjects. In this monograph the deductive method will be used. O Direito Humano à Alimentação Adequada significa vida. Trata-se de um dos direitos fundamentais reconhecidos em cortes internacionais e confirmado em variados dispositivos e princípios da Constituição Federal do Brasil. Assim, o Estado brasileiro tem a obrigação de proteger e promover o DHAA, previsto também em diversas leis e políticas públicas vigentes no país. O Programa Nacional de Alimentação Escolar, por exemplo é uma ferramenta essencial na concretização do direito à alimentação adequada para estudantes da rede pública de ensino e enfrentou um desafio com o advento da pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas presencias. Como garantir a alimentação dos alunos? Neste trabalho, procura-se responder aos seguintes questionamentos: Qual o histórico do direito à alimentação adequada no Brasil e quais as dificuldades enfrentadas para esse direito no contexto da pandemia de Covid-19? Dessa forma, apresentar-se-á a evolução do direito à alimentação enquanto direito fundamental, conceito e base legal. Em seguida, focar-se-á na cronologia do direito à alimentação escolar no Brasil e o papel do PNAE. Por fim, será abordado como se deu a política pública de alimentação escolar durante a pandemia. Conclui-se que, mesmo com os avanços, ainda existe uma enorme diferença entre o que a lei propõe e o que a política pública entrega aos sujeitos de direito. Nesta monografia será utilizado o método dedutivo. 2023-12-29T19:46:16Z 2023-12-29T19:46:16Z 2023-12-19 bachelorThesis SILVA, Agda Priscila. O direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no Brasil: discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas. Orientador: Lidianne Araújo Aleixo de Carvalho. 2023. 46f. Monografia (Graduação em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57124 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Direito Departamento de Direito
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Direito à alimentação
direitos humanos
políticas públicas
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
pandemia - covid-19
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
spellingShingle Direito à alimentação
direitos humanos
políticas públicas
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
pandemia - covid-19
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Silva, Agda Priscila da
O direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no Brasil : discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas
description The human right to adequate food means life.It is one of the fundamental rights recognizible in international courts and confirmed in several articles and principles pf the Brazilian Federal Constitution (1988). Thus, the Brazilian state has the obligation to protect and promote the mentioned right, also foreseen in other legislations and public policies of Brazil. The National School Feeding Program (PNAE), for example, is an essential tool to concretize the right to adequate feeding for public school students and faced a challenge with the advent of the Covid-19 pandemic and and the suspension of in-person classes. How to ensure feeding to the students? In this research, we seek to answer the following questions: what is the history of the right to adequate food in Brazil and what are the difficulties faced in this right in the context of the Covid-19 pandemic? This way, it will be presented the Evolution of the right to adequate feeding as a fundamental right, concept and legal basis. Then, it will be focused on the cronology of the right to scholar feeding in Brazil and the role of PNAE. Finally, it will be adressed how the public policy of scholar feeding took place during the pandemic. It is concluded that, even with the advances, there are still a huge difference between that the law proposes and what the public policy delivers to its aimed subjects. In this monograph the deductive method will be used.
author2 Carvalho, Lidianne Araújo Aleixo de
author_facet Carvalho, Lidianne Araújo Aleixo de
Silva, Agda Priscila da
format bachelorThesis
author Silva, Agda Priscila da
author_sort Silva, Agda Priscila da
title O direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no Brasil : discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas
title_short O direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no Brasil : discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas
title_full O direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no Brasil : discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas
title_fullStr O direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no Brasil : discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas
title_full_unstemmed O direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no Brasil : discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas
title_sort o direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no brasil : discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57124
work_keys_str_mv AT silvaagdapriscilada odireitoaalimentacaoescolarduranteapandemiadecovid19nobrasildiscussoessobreaineficaciadenormativasepoliticaspublicas
_version_ 1790056043044143104