"Bora jogar?": explorando o planejamento urbano na perspectiva da infância a partir da gamificação
In the current pedagogical perspective, children are placed as protagonists of their own stories, as they need to have a physical space for them to happen: cities. It is in this scenario that we observe the growth of urban planning that attracts children, together with urban education, as a way of t...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56532 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-56532 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Planejamento urbano. Educação urbana. Gamificação. Processos participativos. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANO |
spellingShingle |
Planejamento urbano. Educação urbana. Gamificação. Processos participativos. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANO Bezerra, Esthefanny Emmanuelly Priscylla de Araújo "Bora jogar?": explorando o planejamento urbano na perspectiva da infância a partir da gamificação |
description |
In the current pedagogical perspective, children are placed as protagonists of their own stories, as they need to have a physical space for them to happen: cities. It is in this scenario that we observe the growth of urban planning that attracts children, together with urban education, as a way of training these small citizens from an early age to build diverse, fair and democratic cities. Both topics have been discussed by various initiatives, such as CAU-Educa, Urban95, ENANPUR 2023 and city halls across the country, as a way of promoting continued education that affirms citizenship from an early age, so that, Even though they are small, we can understand the importance of appropriating urban space and debating improvements for the city. In order to bring urban planning closer to children, there is a need to reflect on an alternative way to think about teaching this topic. It is in this context that this work is inserted, as its general objective is to develop a teaching resource as a means of communicating urban planning aimed at children. Specifically, we seek to: discuss the application of gamification as a methodological tool for urban planning; analyze dialogue and teaching methodologies for children, relating them to urban planning; and develop a game that addresses participatory methodology in urban planning based on active listening to children. |
author2 |
Brasil, Amíria Bezerra |
author_facet |
Brasil, Amíria Bezerra Bezerra, Esthefanny Emmanuelly Priscylla de Araújo |
format |
bachelorThesis |
author |
Bezerra, Esthefanny Emmanuelly Priscylla de Araújo |
author_sort |
Bezerra, Esthefanny Emmanuelly Priscylla de Araújo |
title |
"Bora jogar?": explorando o planejamento urbano na perspectiva da infância a partir da gamificação |
title_short |
"Bora jogar?": explorando o planejamento urbano na perspectiva da infância a partir da gamificação |
title_full |
"Bora jogar?": explorando o planejamento urbano na perspectiva da infância a partir da gamificação |
title_fullStr |
"Bora jogar?": explorando o planejamento urbano na perspectiva da infância a partir da gamificação |
title_full_unstemmed |
"Bora jogar?": explorando o planejamento urbano na perspectiva da infância a partir da gamificação |
title_sort |
"bora jogar?": explorando o planejamento urbano na perspectiva da infância a partir da gamificação |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56532 |
work_keys_str_mv |
AT bezerraesthefannyemmanuellypriscylladearaujo borajogarexplorandooplanejamentourbanonaperspectivadainfanciaapartirdagamificacao |
_version_ |
1790056196134141952 |
spelling |
ri-123456789-565322023-12-20T20:05:24Z "Bora jogar?": explorando o planejamento urbano na perspectiva da infância a partir da gamificação Bezerra, Esthefanny Emmanuelly Priscylla de Araújo Brasil, Amíria Bezerra https://orcid.org/0009-0009-6718-9710 http://lattes.cnpq.br/3670207452667216 https://orcid.org/0000-0001-6877-4916 http://lattes.cnpq.br/8887892378979463 Cavalcanti, Emanuel Ramos http://lattes.cnpq.br/6805137553894905 Aquino, Aída Paula Pontes de http://lattes.cnpq.br/6353931722905513 Planejamento urbano. Educação urbana. Gamificação. Processos participativos. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANO In the current pedagogical perspective, children are placed as protagonists of their own stories, as they need to have a physical space for them to happen: cities. It is in this scenario that we observe the growth of urban planning that attracts children, together with urban education, as a way of training these small citizens from an early age to build diverse, fair and democratic cities. Both topics have been discussed by various initiatives, such as CAU-Educa, Urban95, ENANPUR 2023 and city halls across the country, as a way of promoting continued education that affirms citizenship from an early age, so that, Even though they are small, we can understand the importance of appropriating urban space and debating improvements for the city. In order to bring urban planning closer to children, there is a need to reflect on an alternative way to think about teaching this topic. It is in this context that this work is inserted, as its general objective is to develop a teaching resource as a means of communicating urban planning aimed at children. Specifically, we seek to: discuss the application of gamification as a methodological tool for urban planning; analyze dialogue and teaching methodologies for children, relating them to urban planning; and develop a game that addresses participatory methodology in urban planning based on active listening to children. Na perspectiva pedagógica atual, as crianças são postas como protagonistas de suas próprias histórias, as quais precisam ter um espaço físico em que possam acontecer: as cidades. É nesse cenário que se observa o crescimento de um planejamento urbano que esteja voltado às crianças, em conjunto com a educação urbana, como maneira de formar esses pequenos cidadãos desde cedo a construírem cidades diversas, justas e democráticas. Ambos os temas vêm sendo discutidos por diversas iniciativas, como o CAU-Educa, a Urban95, o ENANPUR 2023 e prefeituras de municípios ao longo do país, como forma de promover uma formação continuada e que afirme a cidadania desde cedo, de maneira que, ainda que pequenos, possam compreender a importância de se apropriar do espaço urbano e debater sobre melhorias para a cidade. De forma a trazer o planejamento urbano para mais perto das crianças, surge a necessidade de refletir quanto a uma alternativa para pensar o ensino dessa temática. É nesse contexto em que este trabalho se insere, por ter como objetivo geral elaborar um recurso didático enquanto meio de comunicação do planejamento urbano voltado às crianças. Especificamente, busca-se: discutir a aplicação da gamificação como instrumento metodológico do planejamento urbano; analisar metodologias de diálogo e ensino para crianças, relacionando-as com o planejamento urbano; e desenvolver um jogo que aborde metodologia participativa no planejamento urbano a partir da escuta ativa de crianças. 2023-12-20T20:05:24Z 2023-12-20T20:05:24Z 2023-12-13 bachelorThesis BEZERRA, Esthefanny Emmanuelly Priscylla de Araújo. "Bora jogar?": explorando o planejamento urbano na perspectiva da infância a partir da gamificação. Orientadora: Amíria Bezerra Brasil. 2023. 172 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56532 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Arquitetura e Urbanismo Departamento de Arquitetura |