Concepção de professoras acerca do brincar no cotidiano da educação infantil e suas implicações na prática pedagógica

O presente trabalho é resultado de questionamentos e inquietações que acompanharam a graduação e as primeiras vivências no chão da escola, especialmente na Educação Infantil. Dentre estes questionamentos, o que mais se evidenciou foi: como os professores concebem o brincar e consequentemente o inser...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Gleice Kelly Ferreira da
Outros Autores: Moura, Marianne da Cruz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56047
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spelling ri-123456789-560472024-03-19T04:04:44Z Concepção de professoras acerca do brincar no cotidiano da educação infantil e suas implicações na prática pedagógica Silva, Gleice Kelly Ferreira da Moura, Marianne da Cruz Moura, Marianne da Cruz Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Sousa, Elaine Tayse de Brincar Educação Infantil Práticas Pedagógicas O presente trabalho é resultado de questionamentos e inquietações que acompanharam a graduação e as primeiras vivências no chão da escola, especialmente na Educação Infantil. Dentre estes questionamentos, o que mais se evidenciou foi: como os professores concebem o brincar e consequentemente o inserem em sua rotina? Deste modo, este trabalho tem o objetivo de compreender como as professoras concebem o brincar na infância e, especialmente na educação infantil e como essas concepções se refletem em sua prática pedagógica. O estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa de pesquisa, com tipologia de estudo de caso no qual foram utilizados como instrumentos a revisão bibliográfica sobre a temática e a construção de dados por meio da aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com três (3) professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Natal/RN. O aporte teórico para as reflexões propostas nesse trabalho e análise dos dados obtidos foi Vigotsky (2007); Rezende (2018); Oliveira (2011), Wajskop (2007), Kishimoto (2010), além das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados das análises revelam que as 3 professoras entrevistadas reconhecem a importância do brincar para a infância e, especificamente no cotidiano da educação infantil. Apontam ainda que o brincar é elemento fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. No entanto, percebeu-se que ainda há uma limitação em reconhecer as características que constituem e são próprias do brincar, mesmo demonstrando ainda de modo pouco sistemático o reconhecimento de alguns desses aspectos, o que reflete na prática pedagógica que, por vezes, o brincar está relacionado diretamente na abordagem de “conteúdos”, ou ao uso de brinquedos, fantasias e parque. Isto reflete diretamente na proposição intencional de momentos na rotina para o brincar livre sendo a criança protagonistas nesse momento. 2023 2023-12-18T18:18:16Z 2023-12-07 bachelorThesis SILVA, Gleice Kelly Ferreira da Silva. Concepção de professoras acerca do brincar no cotidiano da educação infantil e suas implicações na prática pedagógica. Orientadora: Marianne da Cruz Moura. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56047 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
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