Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura.

Esta revisão de literatura aborda sobre a aprendizagem musical de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e destaca a utilidade das escalas e protocolos de avaliação do desenvolvimento musical. O TEA é um distúrbio neurobiológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento, a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Anderson Bruno Santos da
Outros Autores: Souza, Catarina Shin Lima de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55734
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-55734
record_format dspace
spelling ri-123456789-557342023-12-11T12:57:52Z Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. Silva, Anderson Bruno Santos da Souza, Catarina Shin Lima de Araújo, Liana Monteiro Souza, Eugênio Lima de Avaliação da aprendizagem musical DEMUCA Transtorno do Espectro Autista Esta revisão de literatura aborda sobre a aprendizagem musical de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e destaca a utilidade das escalas e protocolos de avaliação do desenvolvimento musical. O TEA é um distúrbio neurobiológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento, apresentando desafios específicos na área da aprendizagem musical. A utilização de escalas e protocolos de avaliação auxilia profissionais da área da educação e saúde a identificar pontos fortes e áreas de dificuldade nas habilidades musicais de crianças com TEA, facilitando a criação de estratégias de ensino personalizadas e promovendo o desenvolvimento musical e bem-estar emocional desse público. Com o objetivo de realizar um estudo sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem musical em crianças com TEA, pretendemos identificar os estudos que já foram desenvolvidos sobre esses instrumentos, analisar se existe ou não validação e reconhecer as limitações e suas vantagens. A avaliação adequada é essencial para compreender as habilidades musicais dessas crianças, reconhecer suas necessidades e adaptar as estratégias de ensino de acordo com suas características individuais. Dentre os instrumentos encontrados, a Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo (DEMUCA) é uma ferramenta brasileira desenvolvida especificamente para avaliar o desenvolvimento musical de crianças com autismo e por isso, foi o ponto de partida para a nossa pesquisa. A partir do nosso ponto de vista, a pesquisa revelou que o uso de escalas e/ou protocolos na avaliação da aprendizagem musical é um instrumento que oferece, aos professores de Educação Musical que atuam diretamente com inclusão, meios para perceber os conhecimentos adquiridos através das intervenções musicais. Entretanto, poucos estudos brasileiros foram desenvolvidos para esta finalidade. 2023-12-11T12:57:52Z 2023-12-11T12:57:52Z 2023-11-24 bachelorThesis SILVA, Anderson Bruno Santos da. Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. Orientadora: Catarina Shin Lima de Souza. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55734 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música Escola de Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Avaliação da aprendizagem musical
DEMUCA
Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Avaliação da aprendizagem musical
DEMUCA
Transtorno do Espectro Autista
Silva, Anderson Bruno Santos da
Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura.
description Esta revisão de literatura aborda sobre a aprendizagem musical de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e destaca a utilidade das escalas e protocolos de avaliação do desenvolvimento musical. O TEA é um distúrbio neurobiológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento, apresentando desafios específicos na área da aprendizagem musical. A utilização de escalas e protocolos de avaliação auxilia profissionais da área da educação e saúde a identificar pontos fortes e áreas de dificuldade nas habilidades musicais de crianças com TEA, facilitando a criação de estratégias de ensino personalizadas e promovendo o desenvolvimento musical e bem-estar emocional desse público. Com o objetivo de realizar um estudo sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem musical em crianças com TEA, pretendemos identificar os estudos que já foram desenvolvidos sobre esses instrumentos, analisar se existe ou não validação e reconhecer as limitações e suas vantagens. A avaliação adequada é essencial para compreender as habilidades musicais dessas crianças, reconhecer suas necessidades e adaptar as estratégias de ensino de acordo com suas características individuais. Dentre os instrumentos encontrados, a Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo (DEMUCA) é uma ferramenta brasileira desenvolvida especificamente para avaliar o desenvolvimento musical de crianças com autismo e por isso, foi o ponto de partida para a nossa pesquisa. A partir do nosso ponto de vista, a pesquisa revelou que o uso de escalas e/ou protocolos na avaliação da aprendizagem musical é um instrumento que oferece, aos professores de Educação Musical que atuam diretamente com inclusão, meios para perceber os conhecimentos adquiridos através das intervenções musicais. Entretanto, poucos estudos brasileiros foram desenvolvidos para esta finalidade.
author2 Souza, Catarina Shin Lima de
author_facet Souza, Catarina Shin Lima de
Silva, Anderson Bruno Santos da
format bachelorThesis
author Silva, Anderson Bruno Santos da
author_sort Silva, Anderson Bruno Santos da
title Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura.
title_short Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura.
title_full Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura.
title_fullStr Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura.
title_full_unstemmed Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura.
title_sort instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55734
work_keys_str_mv AT silvaandersonbrunosantosda instrumentosdeavaliacaodaaprendizagemmusicaldecriancascomautismoumarevisaodeliteratura
_version_ 1785623188412039168