Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura.
Esta revisão de literatura aborda sobre a aprendizagem musical de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e destaca a utilidade das escalas e protocolos de avaliação do desenvolvimento musical. O TEA é um distúrbio neurobiológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento, a...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55734 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-55734 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-557342023-12-11T12:57:52Z Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. Silva, Anderson Bruno Santos da Souza, Catarina Shin Lima de Araújo, Liana Monteiro Souza, Eugênio Lima de Avaliação da aprendizagem musical DEMUCA Transtorno do Espectro Autista Esta revisão de literatura aborda sobre a aprendizagem musical de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e destaca a utilidade das escalas e protocolos de avaliação do desenvolvimento musical. O TEA é um distúrbio neurobiológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento, apresentando desafios específicos na área da aprendizagem musical. A utilização de escalas e protocolos de avaliação auxilia profissionais da área da educação e saúde a identificar pontos fortes e áreas de dificuldade nas habilidades musicais de crianças com TEA, facilitando a criação de estratégias de ensino personalizadas e promovendo o desenvolvimento musical e bem-estar emocional desse público. Com o objetivo de realizar um estudo sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem musical em crianças com TEA, pretendemos identificar os estudos que já foram desenvolvidos sobre esses instrumentos, analisar se existe ou não validação e reconhecer as limitações e suas vantagens. A avaliação adequada é essencial para compreender as habilidades musicais dessas crianças, reconhecer suas necessidades e adaptar as estratégias de ensino de acordo com suas características individuais. Dentre os instrumentos encontrados, a Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo (DEMUCA) é uma ferramenta brasileira desenvolvida especificamente para avaliar o desenvolvimento musical de crianças com autismo e por isso, foi o ponto de partida para a nossa pesquisa. A partir do nosso ponto de vista, a pesquisa revelou que o uso de escalas e/ou protocolos na avaliação da aprendizagem musical é um instrumento que oferece, aos professores de Educação Musical que atuam diretamente com inclusão, meios para perceber os conhecimentos adquiridos através das intervenções musicais. Entretanto, poucos estudos brasileiros foram desenvolvidos para esta finalidade. 2023-12-11T12:57:52Z 2023-12-11T12:57:52Z 2023-11-24 bachelorThesis SILVA, Anderson Bruno Santos da. Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. Orientadora: Catarina Shin Lima de Souza. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55734 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música Escola de Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Avaliação da aprendizagem musical DEMUCA Transtorno do Espectro Autista |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem musical DEMUCA Transtorno do Espectro Autista Silva, Anderson Bruno Santos da Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. |
description |
Esta revisão de literatura aborda sobre a aprendizagem musical de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e destaca a utilidade das escalas e protocolos de avaliação do desenvolvimento musical. O TEA é um distúrbio neurobiológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento, apresentando desafios específicos na área da aprendizagem musical. A utilização de escalas e protocolos de avaliação auxilia profissionais da área da educação e saúde a identificar pontos fortes e áreas de dificuldade nas habilidades musicais de crianças com TEA, facilitando a criação de estratégias de ensino personalizadas e promovendo o desenvolvimento musical e bem-estar emocional desse público. Com o objetivo de realizar um estudo sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem musical em crianças com TEA, pretendemos identificar os estudos que já foram desenvolvidos sobre esses instrumentos, analisar se existe ou não validação e reconhecer as limitações e suas vantagens. A avaliação adequada é essencial para compreender as habilidades musicais dessas crianças, reconhecer suas necessidades e adaptar as estratégias de ensino de acordo com suas características individuais. Dentre os instrumentos encontrados, a Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo (DEMUCA) é uma ferramenta brasileira desenvolvida especificamente para avaliar o desenvolvimento musical de crianças com autismo e por isso, foi o ponto de partida para a nossa pesquisa. A partir do nosso ponto de vista, a pesquisa revelou que o uso de escalas e/ou protocolos na avaliação da aprendizagem musical é um instrumento que oferece, aos professores de Educação Musical que atuam diretamente com inclusão, meios para perceber os conhecimentos adquiridos através das intervenções musicais. Entretanto, poucos estudos brasileiros foram desenvolvidos para esta finalidade. |
author2 |
Souza, Catarina Shin Lima de |
author_facet |
Souza, Catarina Shin Lima de Silva, Anderson Bruno Santos da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Anderson Bruno Santos da |
author_sort |
Silva, Anderson Bruno Santos da |
title |
Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. |
title_short |
Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. |
title_full |
Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. |
title_fullStr |
Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. |
title_full_unstemmed |
Instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. |
title_sort |
instrumentos de avaliação da aprendizagem musical de crianças com autismo: uma revisão de literatura. |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55734 |
work_keys_str_mv |
AT silvaandersonbrunosantosda instrumentosdeavaliacaodaaprendizagemmusicaldecriancascomautismoumarevisaodeliteratura |
_version_ |
1785623188412039168 |