Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II

English language teaching has demanded the use of methodologies and strategies that enable meaningful learning for students. Thus, understanding continuous education as a fundamental element to provide teachers with the opportunity to update their knowledge and acquire new skills and competencies...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Delanne Paulino da
Outros Autores: Aquino, Lucélio Dantas de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55713
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-55713
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Formação de professores
Gramática de língua inglesa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Formação de professores
Gramática de língua inglesa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Delanne Paulino da
Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
description English language teaching has demanded the use of methodologies and strategies that enable meaningful learning for students. Thus, understanding continuous education as a fundamental element to provide teachers with the opportunity to update their knowledge and acquire new skills and competencies, this research proposed to enable them to use the active methodology of Flipped Classroom (FC), as it expands the learning apportunities beyond the physical classroom, optimizes and personalizes the educational process (BERGMANN; SAMS, 2020; TALBERT, 2019; VALENTE, 2014, among others). The objective, therefore, was to understand the perceptions of teachers of a regular school regarding a training course aimed at implementing the FC in the teaching and learning process of English language grammar with students from Middle School. For this purpose, a qualitative (LUDKE, 1986; MINAYO, 2002; SOUZA; KERBAUY, 2017) and quantitative (SCHNEIDER, FUJII, and CORAZZA, 2017) approach was adopted, based on action research (FILLIPO; ROQUE; PEDROSA, 2021), designed following the stages of planning, action and reflection of an extension training course that used meta-training as a methodological proposal. Questionnaires, participant observation records, and analysis of materials produced by teachers during the training sessions were used as data collection instruments. Based on the analysis of the obtained results, it was concluded that the training course proved to be effective in empowering teachers to implement the flipped classroom in their real teaching contexts. Teachers recognized that careful planning and attention to some important details, such as the selection of grammar topics, defining learning objectives, and choosing learning strategies, are necessary for successful implementation of this methodology. Furthermore, the use of the FC as the course methodology provided valuable insights, highlighting the importance of developing an efficient feedback system, and the need to select materials that offer adequate support to teachers for carrying out tasks autonomously.
author2 Aquino, Lucélio Dantas de
author_facet Aquino, Lucélio Dantas de
Silva, Delanne Paulino da
format masterThesis
author Silva, Delanne Paulino da
author_sort Silva, Delanne Paulino da
title Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
title_short Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
title_full Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
title_fullStr Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
title_sort formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental ii
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55713
work_keys_str_mv AT silvadelannepaulinoda formacaodeprofessoresparausodametodologiasaladeaulainvertidanoprocessodeensinoaaprendizagemdagramaticadalinguainglesanoensinofundamentalii
_version_ 1785623292316483584
spelling ri-123456789-557132023-12-08T20:49:33Z Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II Silva, Delanne Paulino da Aquino, Lucélio Dantas de http://lattes.cnpq.br/2010205568990942 https://orcid.org/0000-0001-6203-8379 http://lattes.cnpq.br/9585462037655988 Leandro, Diêgo Cesar Magalhães, Ismênia Blavatsky de http://lattes.cnpq.br/7041359168937281 Metodologias ativas Sala de aula invertida Formação de professores Gramática de língua inglesa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO English language teaching has demanded the use of methodologies and strategies that enable meaningful learning for students. Thus, understanding continuous education as a fundamental element to provide teachers with the opportunity to update their knowledge and acquire new skills and competencies, this research proposed to enable them to use the active methodology of Flipped Classroom (FC), as it expands the learning apportunities beyond the physical classroom, optimizes and personalizes the educational process (BERGMANN; SAMS, 2020; TALBERT, 2019; VALENTE, 2014, among others). The objective, therefore, was to understand the perceptions of teachers of a regular school regarding a training course aimed at implementing the FC in the teaching and learning process of English language grammar with students from Middle School. For this purpose, a qualitative (LUDKE, 1986; MINAYO, 2002; SOUZA; KERBAUY, 2017) and quantitative (SCHNEIDER, FUJII, and CORAZZA, 2017) approach was adopted, based on action research (FILLIPO; ROQUE; PEDROSA, 2021), designed following the stages of planning, action and reflection of an extension training course that used meta-training as a methodological proposal. Questionnaires, participant observation records, and analysis of materials produced by teachers during the training sessions were used as data collection instruments. Based on the analysis of the obtained results, it was concluded that the training course proved to be effective in empowering teachers to implement the flipped classroom in their real teaching contexts. Teachers recognized that careful planning and attention to some important details, such as the selection of grammar topics, defining learning objectives, and choosing learning strategies, are necessary for successful implementation of this methodology. Furthermore, the use of the FC as the course methodology provided valuable insights, highlighting the importance of developing an efficient feedback system, and the need to select materials that offer adequate support to teachers for carrying out tasks autonomously. O ensino de Língua Inglesa tem demandado a utilização de metodologias e estratégias que possibilitem uma aprendizagem significativa para os estudantes. Assim, compreendendo a formação continuada como um elemento fundamental para proporcionar aos professores a possibilidade de atualizarem seus conhecimentos e adquirirem novas habilidades e competências, esta pesquisa propôs capacitá-los a utilizarem a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI), uma vez ela promove a ampliação do espaço de aprendizagem para além da sala de aula física, otimiza e personaliza o processo educacional (BERGMANN; SAMS, 2020; TALBERT, 2019; VALENTE, 2014, entre outros). Objetivou-se, portanto, compreender as percepções dos professores de uma escola regular, com relação a um curso de formação voltado para a implementação da SAI no processo de ensino e aprendizagem da gramática da Língua Inglesa com alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa (LUDKE, 1986; MINAYO, 2002; SOUZA; KERBAUY, 2017) e quantitativa (SCHNEIDER, FUJII e CORAZZA, 2017), com base em uma pesquisa-ação (FILLIPO; ROQUE; PEDROSA, 2021), idealizada conforme as etapas de planejamento, ação e reflexão de um curso de educação continuada que utilizou a metaformação como proposta metodológica. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, registros das observações participantes e análise de materiais produzidos pelos professores ao longo dos momentos formativos. A partir da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que o curso se mostrou eficaz em capacitar os professores para implementarem a SAI em seus contextos reais de ensino. Os professores perceberam que um planejamento cuidadoso e a atenção a alguns detalhes importantes, como a seleção dos tópicos gramaticais, a definição dos objetivos de aprendizagem e a escolha das estratégias pedagógicas são necessários para implementar essa metodologia com sucesso. Além disso, a utilização da SAI como metodologia do curso proporcionou conhecimentos valiosos, destacando a importância de desenvolver um sistema eficiente de feedback, e a necessidade de selecionar materiais que ofereçam o suporte adequado aos professores para a realização das tarefas propostas com autonomia. 2023-12-08T20:48:54Z 2023-12-08T20:48:54Z 2023-08-17 masterThesis SILVA, Delanne Paulino da. Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II. Orientador: Dr. Lucélio Dantas de Aquino. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55713 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS