Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal

The supervised internship is an activity that is part of the professional training of many undergraduate students and requires the support of the faculty. This activity produces information both internally and externally at the university that supports the Chair of Program in the decision making reg...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barbosa Neto, Pedro Alves, Rocha, Teresinha Pereira da
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55540
http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i2.71519
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-55540
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic estágio não obrigatório
pedagogia
gestão da informação
fluxo de informação
supervised internship
pedagogy
information management
information flow
spellingShingle estágio não obrigatório
pedagogia
gestão da informação
fluxo de informação
supervised internship
pedagogy
information management
information flow
Barbosa Neto, Pedro Alves
Rocha, Teresinha Pereira da
Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal
description The supervised internship is an activity that is part of the professional training of many undergraduate students and requires the support of the faculty. This activity produces information both internally and externally at the university that supports the Chair of Program in the decision making regarded to the academic background of undergraduate students. Considering the question: how can Information Management contribute to keep up with the supervised internship? This research had as main objective to analyze the Information Management as a tool for the use of information in the process of support to the supervised internship. That way, the specific objectives were: to highlight the importance of the information in the support of the supervised internship and to identify aspects of the information management relevant to the support to the supervised internship. This is a bibliographical and documentary research characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative approach. The Chair of Pedagogy from a federal public university was the object of study. It was verified that by structuring an information flow, Information Management would be a good tool for the exchange of information between the university and the field of work. It would increase the information collection related to the supervised internship
format article
author Barbosa Neto, Pedro Alves
Rocha, Teresinha Pereira da
author_facet Barbosa Neto, Pedro Alves
Rocha, Teresinha Pereira da
author_sort Barbosa Neto, Pedro Alves
title Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal
title_short Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal
title_full Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal
title_fullStr Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal
title_full_unstemmed Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal
title_sort gestão da informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de pedagogia presencial de uma universidade federal
publisher AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55540
http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i2.71519
work_keys_str_mv AT barbosanetopedroalves gestaodainformacaocomoferramentanoacompanhamentodoestagionaoobrigatorioanalisedocontextodocursodepedagogiapresencialdeumauniversidadefederal
AT rochateresinhapereirada gestaodainformacaocomoferramentanoacompanhamentodoestagionaoobrigatorioanalisedocontextodocursodepedagogiapresencialdeumauniversidadefederal
AT barbosanetopedroalves informationmanagementasatoolinthefollowupofthesupervisedinternshipanalysisofthecontextofthepedagogycourseatafederaluniversity
AT rochateresinhapereirada informationmanagementasatoolinthefollowupofthesupervisedinternshipanalysisofthecontextofthepedagogycourseatafederaluniversity
_version_ 1785623174341197824
spelling ri-123456789-555402023-12-04T16:06:11Z Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal Information Management as a tool in the follow-up of the supervised internship: analysis of the context of the Pedagogy course at a Federal University Barbosa Neto, Pedro Alves Rocha, Teresinha Pereira da estágio não obrigatório pedagogia gestão da informação fluxo de informação supervised internship pedagogy information management information flow The supervised internship is an activity that is part of the professional training of many undergraduate students and requires the support of the faculty. This activity produces information both internally and externally at the university that supports the Chair of Program in the decision making regarded to the academic background of undergraduate students. Considering the question: how can Information Management contribute to keep up with the supervised internship? This research had as main objective to analyze the Information Management as a tool for the use of information in the process of support to the supervised internship. That way, the specific objectives were: to highlight the importance of the information in the support of the supervised internship and to identify aspects of the information management relevant to the support to the supervised internship. This is a bibliographical and documentary research characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative approach. The Chair of Pedagogy from a federal public university was the object of study. It was verified that by structuring an information flow, Information Management would be a good tool for the exchange of information between the university and the field of work. It would increase the information collection related to the supervised internship O estágio supervisionado não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional de muitos alunos de graduação e requer o acompanhamento por parte dos professores orientadores da instituição de ensino. Essa atividade produz informações tanto no âmbito interno como no âmbito externo à universidade, que são importantes para subsidiar as decisões da coordenação do curso quanto à formação acadêmica dos estudantes da graduação. A partir da questão: como a Gestão da Informação pode contribuir com o acompanhamento do estágio não obrigatório? Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a Gestão da Informação como ferramenta para o aproveitamento das informações no processo de acompanhamento do estágio não obrigatório. Para isso, os objetivos específicos definidos foram: evidenciar a importância das informações no acompanhamento do estágio não obrigatório e identificar aspectos da Gestão da Informação pertinentes ao acompanhamento do estágio não obrigatório. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, relacionada à coordenação de curso de Pedagogia de uma universidade pública federal. Constatou-se que a Gestão da Informação, por meio da estruturação de um fluxo de informações, serviria como ferramenta propícia para troca de informações entre a universidade e o campo de trabalho, incrementando o acervo informacional referente ao estágio não obrigatório, cuja temática permeia decisões administrativas e pedagógicas do curso 2023-12-04T16:05:33Z 2023-12-04T16:05:33Z 2020-07 article BARBOSA NETO, Pedro Alves; ROCHA, Teresinha Pereira da. Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 8, p. 69-75, jul. 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/71519. Acesso em: 1 nov. 2023. 2237-826X https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55540 http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i2.71519 pt_BR Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ application/pdf AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento