Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente

Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento, surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio dos estudantes sobre conceitos científicos e hoje é aplicado nos mais diferentes setores da sociedade, desde computação e engenharia d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dantas, Karinna Ribeiro, Alves, Milton Thiago Schivani
Formato: educationalProduct
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55411
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-55411
record_format dspace
spelling ri-123456789-554112023-11-22T15:46:12Z Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente Concept maps: theory and practice in teacher training Dantas, Karinna Ribeiro Alves, Milton Thiago Schivani formação docente continuada mapas conceituais aprendizagem significativa aprendizagem colaborativa CmapTools Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento, surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio dos estudantes sobre conceitos científicos e hoje é aplicado nos mais diferentes setores da sociedade, desde computação e engenharia de software até em corporações para auxiliar as equipes no esclarecimento e na articulação de vários conceitos. Todavia, no contexto educacional brasileiro, principalmente nos cursos de formação docente (inicial e continuada), o potencial didático-pedagógico desta ferramenta ainda é pouco conhecido e explorado. Assim, esta oficina busca fomentar e capacitar docentes da educação básica para o pleno uso dos mapas conceituais em processos de ensino-aprendizagem e enquanto instrumentos avaliativos, independente da disciplina escolar. Para isso, a oficina foi estruturada em seis etapas e com carga horária total de 20 horas/aula. Dentre os principais resultados almejados, espera-se que essa possibilidade formativa possa mobilizar os saberes docentes e fomentar novas práxis educativas no processo de ensino-aprendizagem dos saberes disciplinares. 2023-11-22T15:44:19Z 2023-11-22T15:44:19Z 2023-02-27 educationalProduct DANTAS, Karinna Ribeiro. Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente. Orientador: Milton Thiago Schivani Alves. 2023. 160 p. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55411 pt_BR https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53030 Attribution 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/deed.pt-br application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Centro de Ciências Exatas e da Terra
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic formação docente continuada
mapas conceituais
aprendizagem significativa
aprendizagem colaborativa
CmapTools
spellingShingle formação docente continuada
mapas conceituais
aprendizagem significativa
aprendizagem colaborativa
CmapTools
Dantas, Karinna Ribeiro
Alves, Milton Thiago Schivani
Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente
description Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento, surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio dos estudantes sobre conceitos científicos e hoje é aplicado nos mais diferentes setores da sociedade, desde computação e engenharia de software até em corporações para auxiliar as equipes no esclarecimento e na articulação de vários conceitos. Todavia, no contexto educacional brasileiro, principalmente nos cursos de formação docente (inicial e continuada), o potencial didático-pedagógico desta ferramenta ainda é pouco conhecido e explorado. Assim, esta oficina busca fomentar e capacitar docentes da educação básica para o pleno uso dos mapas conceituais em processos de ensino-aprendizagem e enquanto instrumentos avaliativos, independente da disciplina escolar. Para isso, a oficina foi estruturada em seis etapas e com carga horária total de 20 horas/aula. Dentre os principais resultados almejados, espera-se que essa possibilidade formativa possa mobilizar os saberes docentes e fomentar novas práxis educativas no processo de ensino-aprendizagem dos saberes disciplinares.
format educationalProduct
author Dantas, Karinna Ribeiro
Alves, Milton Thiago Schivani
author_facet Dantas, Karinna Ribeiro
Alves, Milton Thiago Schivani
author_sort Dantas, Karinna Ribeiro
title Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente
title_short Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente
title_full Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente
title_fullStr Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente
title_full_unstemmed Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente
title_sort mapas conceituais: teoria e prática na formação docente
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55411
work_keys_str_mv AT dantaskarinnaribeiro mapasconceituaisteoriaepraticanaformacaodocente
AT alvesmiltonthiagoschivani mapasconceituaisteoriaepraticanaformacaodocente
AT dantaskarinnaribeiro conceptmapstheoryandpracticeinteachertraining
AT alvesmiltonthiagoschivani conceptmapstheoryandpracticeinteachertraining
_version_ 1784351499597381632