Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente
Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento, surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio dos estudantes sobre conceitos científicos e hoje é aplicado nos mais diferentes setores da sociedade, desde computação e engenharia d...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | educationalProduct |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55411 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-55411 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-554112023-11-22T15:46:12Z Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente Concept maps: theory and practice in teacher training Dantas, Karinna Ribeiro Alves, Milton Thiago Schivani formação docente continuada mapas conceituais aprendizagem significativa aprendizagem colaborativa CmapTools Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento, surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio dos estudantes sobre conceitos científicos e hoje é aplicado nos mais diferentes setores da sociedade, desde computação e engenharia de software até em corporações para auxiliar as equipes no esclarecimento e na articulação de vários conceitos. Todavia, no contexto educacional brasileiro, principalmente nos cursos de formação docente (inicial e continuada), o potencial didático-pedagógico desta ferramenta ainda é pouco conhecido e explorado. Assim, esta oficina busca fomentar e capacitar docentes da educação básica para o pleno uso dos mapas conceituais em processos de ensino-aprendizagem e enquanto instrumentos avaliativos, independente da disciplina escolar. Para isso, a oficina foi estruturada em seis etapas e com carga horária total de 20 horas/aula. Dentre os principais resultados almejados, espera-se que essa possibilidade formativa possa mobilizar os saberes docentes e fomentar novas práxis educativas no processo de ensino-aprendizagem dos saberes disciplinares. 2023-11-22T15:44:19Z 2023-11-22T15:44:19Z 2023-02-27 educationalProduct DANTAS, Karinna Ribeiro. Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente. Orientador: Milton Thiago Schivani Alves. 2023. 160 p. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55411 pt_BR https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53030 Attribution 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/deed.pt-br application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Centro de Ciências Exatas e da Terra |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
formação docente continuada mapas conceituais aprendizagem significativa aprendizagem colaborativa CmapTools |
spellingShingle |
formação docente continuada mapas conceituais aprendizagem significativa aprendizagem colaborativa CmapTools Dantas, Karinna Ribeiro Alves, Milton Thiago Schivani Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente |
description |
Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento, surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio dos estudantes sobre conceitos científicos e hoje é aplicado nos mais diferentes setores da sociedade, desde computação e engenharia de software até em corporações para auxiliar as equipes no esclarecimento e na articulação de vários conceitos. Todavia, no contexto educacional brasileiro, principalmente nos cursos de formação docente (inicial e continuada), o potencial didático-pedagógico desta ferramenta ainda é pouco conhecido e explorado. Assim, esta oficina busca fomentar e capacitar docentes da educação básica para o pleno uso dos mapas conceituais em processos de ensino-aprendizagem e enquanto instrumentos avaliativos, independente da disciplina escolar. Para isso, a oficina foi estruturada em seis etapas e com carga horária total de 20 horas/aula. Dentre os principais resultados almejados, espera-se que essa possibilidade formativa possa mobilizar os saberes docentes e fomentar novas práxis educativas no processo de ensino-aprendizagem dos saberes disciplinares. |
format |
educationalProduct |
author |
Dantas, Karinna Ribeiro Alves, Milton Thiago Schivani |
author_facet |
Dantas, Karinna Ribeiro Alves, Milton Thiago Schivani |
author_sort |
Dantas, Karinna Ribeiro |
title |
Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente |
title_short |
Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente |
title_full |
Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente |
title_fullStr |
Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente |
title_full_unstemmed |
Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente |
title_sort |
mapas conceituais: teoria e prática na formação docente |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55411 |
work_keys_str_mv |
AT dantaskarinnaribeiro mapasconceituaisteoriaepraticanaformacaodocente AT alvesmiltonthiagoschivani mapasconceituaisteoriaepraticanaformacaodocente AT dantaskarinnaribeiro conceptmapstheoryandpracticeinteachertraining AT alvesmiltonthiagoschivani conceptmapstheoryandpracticeinteachertraining |
_version_ |
1784351499597381632 |