Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente

Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento, surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio dos estudantes sobre conceitos científicos e hoje é aplicado nos mais diferentes setores da sociedade, desde computação e engenharia d...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dantas, Karinna Ribeiro, Alves, Milton Thiago Schivani
Formato: educationalProduct
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55411
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Descrição
Resumo:Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento, surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio dos estudantes sobre conceitos científicos e hoje é aplicado nos mais diferentes setores da sociedade, desde computação e engenharia de software até em corporações para auxiliar as equipes no esclarecimento e na articulação de vários conceitos. Todavia, no contexto educacional brasileiro, principalmente nos cursos de formação docente (inicial e continuada), o potencial didático-pedagógico desta ferramenta ainda é pouco conhecido e explorado. Assim, esta oficina busca fomentar e capacitar docentes da educação básica para o pleno uso dos mapas conceituais em processos de ensino-aprendizagem e enquanto instrumentos avaliativos, independente da disciplina escolar. Para isso, a oficina foi estruturada em seis etapas e com carga horária total de 20 horas/aula. Dentre os principais resultados almejados, espera-se que essa possibilidade formativa possa mobilizar os saberes docentes e fomentar novas práxis educativas no processo de ensino-aprendizagem dos saberes disciplinares.