Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item

When evaluating a student’s knowledge, it is important to prioritize their development through the results and reflections that the test provides for the construction of the student’s knowledge. A good evaluation methodology makes it possible to identify, understand, interpret and situate the skill...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Viana, Gleiferson de Lima
Outros Autores: Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54463
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54463
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Avaliação educacional
IFRN
Modelos de avaliação
Teoria de Resposta ao Item - TRI
Mapa de Itens
Escala de proficiência
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Avaliação educacional
IFRN
Modelos de avaliação
Teoria de Resposta ao Item - TRI
Mapa de Itens
Escala de proficiência
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Viana, Gleiferson de Lima
Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item
description When evaluating a student’s knowledge, it is important to prioritize their development through the results and reflections that the test provides for the construction of the student’s knowledge. A good evaluation methodology makes it possible to identify, understand, interpret and situate the skills that the student masters. In the field of skill measurement, there are two predominant theories, namely, Classical Test Theory (CTT), in which interpretations and analyses are always associated with the test as a whole, and Item Response Theory (IRT), whose focus of analysis is on the items. The objective of this work is to estimate the proficiency level of students who took the Mathematics test of the Technological and Citizenship Initiation Program (Proitec) 2022, using CTT and IRT. In addition, this work proposed a discussion on the application of IRT in the selection processes of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), as a proposal to improve existing methods. The methodology used consisted of calibrating Mathematics items, estimating respondents’ proficiency, constructing an item map that allowed identifying which skills students master, and assigning a grade within the same scale used in the National High School Exam (Enem). The results showed that the construction of evaluation models using IRT within IFRN is feasible, provided that all necessary steps for its development are followed. It is therefore hoped that this work can contribute to improving the teaching-learning process, particularly within IFRN, by considering the use of IRT as an evaluation model capable of measuring student proficiency more efficiently.
author2 Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
author_facet Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
Viana, Gleiferson de Lima
format masterThesis
author Viana, Gleiferson de Lima
author_sort Viana, Gleiferson de Lima
title Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item
title_short Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item
title_full Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item
title_fullStr Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item
title_full_unstemmed Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item
title_sort uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do proitec 2022, utilizando a teoria clássica dos testes e a teoria de resposta ao item
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54463
work_keys_str_mv AT vianagleifersondelima umapropostadeestimacaodaproficienciaemmatematicadosparticipantesdoproitec2022utilizandoateoriaclassicadostesteseateoriaderespostaaoitem
_version_ 1774866462870077440
spelling ri-123456789-544632023-08-14T23:10:43Z Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item Viana, Gleiferson de Lima Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira http://lattes.cnpq.br/8588637237592597 http://lattes.cnpq.br/2246246461693229 Ferreira, Debora Borges https://orcid.org/0000-0002-7677-3136 http://lattes.cnpq.br/8894486682278789 Marques, Thiago Valentim Avaliação educacional IFRN Modelos de avaliação Teoria de Resposta ao Item - TRI Mapa de Itens Escala de proficiência CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA When evaluating a student’s knowledge, it is important to prioritize their development through the results and reflections that the test provides for the construction of the student’s knowledge. A good evaluation methodology makes it possible to identify, understand, interpret and situate the skills that the student masters. In the field of skill measurement, there are two predominant theories, namely, Classical Test Theory (CTT), in which interpretations and analyses are always associated with the test as a whole, and Item Response Theory (IRT), whose focus of analysis is on the items. The objective of this work is to estimate the proficiency level of students who took the Mathematics test of the Technological and Citizenship Initiation Program (Proitec) 2022, using CTT and IRT. In addition, this work proposed a discussion on the application of IRT in the selection processes of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), as a proposal to improve existing methods. The methodology used consisted of calibrating Mathematics items, estimating respondents’ proficiency, constructing an item map that allowed identifying which skills students master, and assigning a grade within the same scale used in the National High School Exam (Enem). The results showed that the construction of evaluation models using IRT within IFRN is feasible, provided that all necessary steps for its development are followed. It is therefore hoped that this work can contribute to improving the teaching-learning process, particularly within IFRN, by considering the use of IRT as an evaluation model capable of measuring student proficiency more efficiently. Ao avaliar o conhecimento de um estudante é importante que se priorize o seu desenvolvimento, por meio dos resultados e reflexões que o teste proporciona para a construção do conhecimento desse estudante. Uma boa metodologia de avaliação possibilita identificar, compreender, interpretar e situar as habilidades que o estudante domina. No campo da medição de habilidades há predomínio de duas teorias, a saber, a Teoria Clássica dos Testes (TCT), na qual as interpretações e análises estão sempre associadas ao teste como um todo, e a Teoria de Resposta ao Item (TRI), cujo foco das análises concentra-se nos itens. O objetivo desse trabalho é estimar o nível de proficiência dos estudantes que realizaram a prova de Matemática do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec) 2022, utilizando-se a TCT e TRI. Além disso, este trabalho propôs a discussão sobre a aplicação da TRI nos processos seletivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), como proposta de aprimoramento dos métodos já existentes. A metodologia utilizada consistiu na calibração dos itens de Matemática, na estimação da proficiência dos respondentes, na construção de um mapa de itens, que permitiu identificar quais habilidades os estudantes dominam, e na atribuição de uma nota dentro da mesma escala utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados mostraram que a construção de modelos de avaliação que utilizam a TRI no âmbito do IFRN é viável, desde que sejam seguidas todas as etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Espera-se, portanto, que este trabalho possa contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, em particular no âmbito do IFRN, ao considerar a utilização da TRI como modelo de avaliação capaz de mensurar a proficiência dos estudantes de maneira mais eficiente. 2023-08-14T23:10:02Z 2023-08-14T23:10:02Z 2023-06-22 masterThesis VIANA, Gleiferson de Lima. Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item. Orientador: Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes. 2023. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54463 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL