O professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil
The theme of this work is to investigate the role of the teacher as a mediator in the homeostatic process of children's emotions. In addition, it seeks to look at the ways in which children deal with their emotions and the relationships with the teacher's mediations in Early Childhood E...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54249 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-54249 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Infantil Early Childhood Education Emoções Emotions Mediador Mediator Homeostase Homeostasis Docência Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Educação Infantil Early Childhood Education Emoções Emotions Mediador Mediator Homeostase Homeostasis Docência Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Costa, Igor Ramos Oliveira O professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil |
description |
The theme of this work is to investigate the role of the teacher as a mediator in the
homeostatic process of children's emotions. In addition, it seeks to look at the ways in which
children deal with their emotions and the relationships with the teacher's mediations in Early
Childhood Education. It aims to analyze whether the teacher can be a mediating agent in the
homeostatic process of children's emotions, to analyze and describe the actions that emerged
in the relationships between teachers and children and to identify which actions and strategies
of teachers drive the homeostatic process of children's emotions. children in kindergarten
classes. For the construction of the theoretical basis of this article, the research and writings of
Antônio Damásio were used. The research method employed was participatory observation, in
an application school, in the context of a kindergarten class, and in a municipal school, in the
context of supervised internship. As a result, it is observed that yes, early childhood education
teachers can be a mediating agent of the homeostatic process of children's emotions, and the
actions employed for this purpose are of dialogic and environmental origin, where dialogic
applies to actions that depart from the dialogue with the children and environmental
characteristics of a modification of the environment that leads to the homeostatic process of
emotions. |
author2 |
Bortoletto, Denise |
author_facet |
Bortoletto, Denise Costa, Igor Ramos Oliveira |
format |
bachelorThesis |
author |
Costa, Igor Ramos Oliveira |
author_sort |
Costa, Igor Ramos Oliveira |
title |
O professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil |
title_short |
O professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil |
title_full |
O professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil |
title_fullStr |
O professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil |
title_sort |
o professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54249 |
work_keys_str_mv |
AT costaigorramosoliveira oprofessorcomomediadordoprocessohomeostaticodasemocoesdascriancasumolharsobreasformascomoascriancaslidamcomsuasemocoeseasmediacoesdoprofessornaeducacaoinfantil AT costaigorramosoliveira theteacherasamediatorinthehomeostaticprocessofchildrensemotionsalookatthewaysinwhichchildrendealwiththeiremotionsandteachersmediationsinearlychildhoodeducation |
_version_ |
1774866128123723776 |
spelling |
ri-123456789-542492023-07-28T11:49:12Z O professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil The Teacher as a mediator in the homeostatic process of children's emotions: a look at the ways in which children deal with their emotions and teacher's mediations in early childhood education Costa, Igor Ramos Oliveira Bortoletto, Denise 0009-0006-3981-6412 http://lattes.cnpq.br/7815974927765300 0000-0001-6752-5512 http://lattes.cnpq.br/6476126730669018 Andrade, Maria da Conceição de Oliveira 0009-0005-7791-1587 http://lattes.cnpq.br/0277097360194661 Costa, Gilberto Ferreira http://lattes.cnpq.br/1511498517447469 Educação Infantil Early Childhood Education Emoções Emotions Mediador Mediator Homeostase Homeostasis Docência Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The theme of this work is to investigate the role of the teacher as a mediator in the homeostatic process of children's emotions. In addition, it seeks to look at the ways in which children deal with their emotions and the relationships with the teacher's mediations in Early Childhood Education. It aims to analyze whether the teacher can be a mediating agent in the homeostatic process of children's emotions, to analyze and describe the actions that emerged in the relationships between teachers and children and to identify which actions and strategies of teachers drive the homeostatic process of children's emotions. children in kindergarten classes. For the construction of the theoretical basis of this article, the research and writings of Antônio Damásio were used. The research method employed was participatory observation, in an application school, in the context of a kindergarten class, and in a municipal school, in the context of supervised internship. As a result, it is observed that yes, early childhood education teachers can be a mediating agent of the homeostatic process of children's emotions, and the actions employed for this purpose are of dialogic and environmental origin, where dialogic applies to actions that depart from the dialogue with the children and environmental characteristics of a modification of the environment that leads to the homeostatic process of emotions. Esse trabalho tem como temática investigar o papel do professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças. Além disso, atenta olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as relações com as mediações do professor na Educação Infantil. Tem como objetivos analisar se o professor pode ser um agente mediador do processo homeostático das emoções das crianças, analisar e descrever as ações que emergiram nas relações entre os docentes e as crianças e identificar quais ações e estratégias dos docentes impulsionam o processo homeostático das emoções das crianças em turmas da educação infantil. Para a construção da base teórica desse artigo foram usadas as pesquisas e escritos de Antônio Damásio. O método de pesquisa empregado foi a observação participativa, em uma escola de aplicação, no contexto de uma turma de educação infantil e em uma escola municipal, no contexto do estágio supervisionado. Como resultadosobserva-se que sim, os professores de educação infantil podem ser um agente mediador do processo homeostático das emoções das crianças, e as ações empregadas para esse fim, são de origem dialogal e ambiental, onde dialogal se aplica a ações que partem do diálogo com as crianças e ambientais de uma modificação de características do ambiente que leva ao processo homeostático das emoções 2023-07-28T11:49:12Z 2023-07-28T11:49:12Z 2023-07-13 bachelorThesis COSTA, Igor Ramos Oliveira. O professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil. Orientadora: Prof.a. Dra. Denise Bortoletto. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia), Centro de Educação, Universidade federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54249 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Pedagogia Centro de Educação |