A prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica: uma revisão de literatura
This course completion work aims to discuss the teaching practice and learning of children with autism spectrum disorder in basic education. The methodology and procedures adopted for writing this work are based on research and bibliographical (literary) review of authors and writings that discuss a...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54244 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-54244 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-542442023-07-28T11:32:51Z A prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica: uma revisão de literatura Silva Júnior, João Maria da Soares Júniorr, Azemar dos Santos Marcelino, Zilana Teixeira Silva, Walber Ferreira da Autismo Autism Prática Docente Teaching Practice Aprendizagem Learning This course completion work aims to discuss the teaching practice and learning of children with autism spectrum disorder in basic education. The methodology and procedures adopted for writing this work are based on research and bibliographical (literary) review of authors and writings that discuss and reflect on the subject. The results show that teachers play an essential role in the learning of students with autism, contributing to the school inclusion of these students in educational institutions and performing pedagogical practices necessary for the development of their skills, competencies and knowledge. It is concluded that, like other students, autistic students learn in different ways and times, justifying the relevance of the role and commitment of teachers in the education of this public and other students with disabilities. Esse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar uma discussão sobre a prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro do autismo na educação básica. A metodologia e os procedimentos adotados para a escrita do presente trabalho estão fundamentados na pesquisa e revisão bibliográfica (literária) de autores e escritos que discutem e refletem acerca do tema. Os resultados obtidos demonstram que os professores possuem um papel imprescindível na aprendizagem dos alunos com autismo, contribuindo para a inclusão escolar desses alunos nas instituições de ensino e desempenhando práticas pedagógicas necessárias para o desenvolvimento das suas habilidades, competências e saberes. Conclui-se que assim como os demais educandos, os discentes autistas aprendem de formas e tempos diferentes, justificando a relevância da atuação e comprometimento dos professores na educação desse público e dos demais educandos com deficiência. 2023-07-28T11:32:51Z 2023-07-28T11:32:51Z 2023-07-13 bachelorThesis SILVA JÚNIOR, João maria da. A prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica: uma revisão de literatura. 2023. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em pedagogia), Departamento de práticas educacionais e currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54244 pt_BR Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Departamento de Práticas Educacionais e Currículo |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Autismo Autism Prática Docente Teaching Practice Aprendizagem Learning |
spellingShingle |
Autismo Autism Prática Docente Teaching Practice Aprendizagem Learning Silva Júnior, João Maria da A prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica: uma revisão de literatura |
description |
This course completion work aims to discuss the teaching practice and learning of children with autism spectrum disorder in basic education. The methodology and procedures adopted for writing this work are based on research and bibliographical (literary) review of authors and writings that discuss and reflect on the subject. The results show that teachers play an essential role in the learning of students with autism, contributing to the school inclusion of these students in educational institutions and performing pedagogical practices necessary for the development of their skills, competencies and knowledge. It is concluded that, like other students, autistic students learn in different ways and times, justifying the relevance of the role and commitment of teachers in the education of this public and other students with disabilities. |
author2 |
Soares Júniorr, Azemar dos Santos |
author_facet |
Soares Júniorr, Azemar dos Santos Silva Júnior, João Maria da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva Júnior, João Maria da |
author_sort |
Silva Júnior, João Maria da |
title |
A prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica: uma revisão de literatura |
title_short |
A prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica: uma revisão de literatura |
title_full |
A prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
A prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
A prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica: uma revisão de literatura |
title_sort |
prática docente e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (tea) na educação básica: uma revisão de literatura |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54244 |
work_keys_str_mv |
AT silvajuniorjoaomariada apraticadocenteeaaprendizagemdecriancascomtranstornodoespectroautistateanaeducacaobasicaumarevisaodeliteratura AT silvajuniorjoaomariada praticadocenteeaaprendizagemdecriancascomtranstornodoespectroautistateanaeducacaobasicaumarevisaodeliteratura |
_version_ |
1774866418237440000 |