A afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência
Este relato de experiência está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como questões de estudo: De que maneira a relação afetiva entre professor e o aluno contribui para que o educan...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54243 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-54243 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-542432023-07-28T11:24:28Z A afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência Affectivity as a prerequisite for meaningful learning: an experience report Alves, Deyse Gabrielly Rodrigues de Macêdo Medeiros Neta, Olívia Morais de http://lattes.cnpq.br/7542482401254815 Brito, Anderson Dantas da Silva http://lattes.cnpq.br/8675877756294298 Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos http://lattes.cnpq.br/3942672224334681 Afetividade Educação Infantil Formação Professor Este relato de experiência está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como questões de estudo: De que maneira a relação afetiva entre professor e o aluno contribui para que o educando tenha um desenvolvimento significativo? Quais os benefícios que a afetividade entre professor/aluno traz para o educando? Tem o objetivo geral de relatar a prática pedagógica no estágio de uma pedagoga em formação, considerando que a afetividade está diretamente relacionada ao desenvolvimento global do educando. E, como objetivos específicos: Perceber de que maneira o pedagogo pode contribuir com uma aprendizagem afetiva. Indicar os benefícios da afetividade para o educando. A metodologia utilizada para desenvolver o trabalho é uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica; quanto aos objetivos descritiva-explicativa, quanto aos procedimentos, por meio da revisão bibliográfica e pesquisa de campo. O trabalho é um relato de experiência do estágio supervisionado na Educação Infantil. Essa produção textual irá agrupar uma série de elementos descritivos por meio da apresentação de uma situação vivenciada. Nesse sentido, trouxe para o trabalho reflexões que foram embasadas pela minha própria experiência, dialogando com teóricos que esclarecem o tema. 2023-07-28T11:24:28Z 2023-07-28T11:24:28Z 2023-07-14 bachelorThesis ALVES, Deyse Gabrielly Rodrigues de Macêdo. A afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência. Orientadora: Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54243 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Afetividade Educação Infantil Formação Professor |
spellingShingle |
Afetividade Educação Infantil Formação Professor Alves, Deyse Gabrielly Rodrigues de Macêdo A afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência |
description |
Este relato de experiência está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como questões de estudo: De que maneira a relação afetiva entre professor e o aluno contribui para que o educando tenha um desenvolvimento significativo? Quais os benefícios que a afetividade entre professor/aluno traz para o educando? Tem o objetivo geral de relatar a prática pedagógica no estágio de uma pedagoga em formação, considerando que a afetividade está diretamente relacionada ao desenvolvimento global do educando. E, como objetivos específicos: Perceber de que maneira o pedagogo pode contribuir com uma aprendizagem afetiva. Indicar os benefícios da afetividade para o educando. A metodologia utilizada para desenvolver o trabalho é uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica; quanto aos objetivos descritiva-explicativa, quanto aos procedimentos, por meio da revisão bibliográfica e pesquisa de campo. O trabalho é um relato de experiência do estágio supervisionado na Educação Infantil. Essa produção textual irá agrupar uma série de elementos descritivos por meio da apresentação de uma situação vivenciada. Nesse sentido, trouxe para o trabalho reflexões que foram embasadas pela minha própria experiência, dialogando com teóricos que esclarecem o tema. |
author2 |
Medeiros Neta, Olívia Morais de |
author_facet |
Medeiros Neta, Olívia Morais de Alves, Deyse Gabrielly Rodrigues de Macêdo |
format |
bachelorThesis |
author |
Alves, Deyse Gabrielly Rodrigues de Macêdo |
author_sort |
Alves, Deyse Gabrielly Rodrigues de Macêdo |
title |
A afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência |
title_short |
A afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência |
title_full |
A afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência |
title_fullStr |
A afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência |
title_sort |
afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54243 |
work_keys_str_mv |
AT alvesdeysegabriellyrodriguesdemacedo aafetividadecomopressupostoparaumaaprendizagemsignificativaumrelatodeexperiencia AT alvesdeysegabriellyrodriguesdemacedo affectivityasaprerequisiteformeaningfullearninganexperiencereport AT alvesdeysegabriellyrodriguesdemacedo afetividadecomopressupostoparaumaaprendizagemsignificativaumrelatodeexperiencia |
_version_ |
1774866074441875456 |