Ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

This monograph aims to analyze legal education in the Law course at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Thus, it seeks to identify whether the Pedagogical Project currently in force presents itself as a tool capable of fostering the education as a practice of freedom, which meets...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Primolan, Débora Alves
Outros Autores: Carvalho, Lidianne Araújo Aleixo de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54060
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54060
record_format dspace
spelling ri-123456789-540602023-07-24T12:37:33Z Ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Primolan, Débora Alves Carvalho, Lidianne Araújo Aleixo de Siqueira, Mariana de https://orcid.org/0000-0002-4477-6076 Silvino, Ângelo José Menezes https://orcid.org/0000-0003-2247-4365 Silvino, Ângelo ensino jurídico educação como prática de liberdade projeto pedagógico do curso CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO This monograph aims to analyze legal education in the Law course at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Thus, it seeks to identify whether the Pedagogical Project currently in force presents itself as a tool capable of fostering the education as a practice of freedom, which meets the ideals of an emancipatory, plural and interdisciplinary education capable of transcending merely professional training. The relevance of the theme arises from the need to confront the traditional and bankarized model present in legal education, based on the teacher as the central figure and sole holder of knowledge and on the absence of interdisciplinarity. The hypothesis is that the UFRN Law Pedagogical Project, as an instrument for the construction of the course, does not meet the ideals of education as a practice of freedom, as it does not have an educational process capable of promoting a truly humanistic education. Esta monografia se propõe a analisar o ensino jurídico no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, busca identificar se o Projeto Pedagógico hoje vigente se apresenta como ferramenta capaz de fomentar a prática de uma educação para a liberdade, que atende aos ideais de um ensino emancipatório, plural e interdisciplinar capaz de transcender a mera formação profissionalizante. A relevância do tema se dá pela necessidade de enfrentamento ao modelo tradicional e bancarizado presente na educação jurídica, pautado no professor enquanto figura central e única detentora de conhecimento e na ausência de interdisciplinaridade. A hipótese levantada é a de que o PPC de Direito da UFRN, enquanto instrumento de construção do referido curso, não atende aos ideais de educação como prática de liberdade, não dispondo de um processo educativo capaz de promover uma formação verdadeiramente humanista. No entanto, vislumbra-se a possibilidade de mudança dessa realidade através do novo PPC, que atualmente está em processo de construção. 2023-07-24T12:37:33Z 2023-07-24T12:37:33Z 2023-07-14 bachelorThesis PRIMOLAN, Débora Alves. Ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lidianne Araújo Aleixo de Carvalho. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54060 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Direito Departamento de Direito
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic ensino jurídico
educação como prática de liberdade
projeto pedagógico do curso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
spellingShingle ensino jurídico
educação como prática de liberdade
projeto pedagógico do curso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Primolan, Débora Alves
Ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
description This monograph aims to analyze legal education in the Law course at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Thus, it seeks to identify whether the Pedagogical Project currently in force presents itself as a tool capable of fostering the education as a practice of freedom, which meets the ideals of an emancipatory, plural and interdisciplinary education capable of transcending merely professional training. The relevance of the theme arises from the need to confront the traditional and bankarized model present in legal education, based on the teacher as the central figure and sole holder of knowledge and on the absence of interdisciplinarity. The hypothesis is that the UFRN Law Pedagogical Project, as an instrument for the construction of the course, does not meet the ideals of education as a practice of freedom, as it does not have an educational process capable of promoting a truly humanistic education.
author2 Carvalho, Lidianne Araújo Aleixo de
author_facet Carvalho, Lidianne Araújo Aleixo de
Primolan, Débora Alves
format bachelorThesis
author Primolan, Débora Alves
author_sort Primolan, Débora Alves
title Ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_short Ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full Ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_fullStr Ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_sort ensino jurídico e educação como prática de liberdade: uma análise do projeto pedagógico do curso de direito da universidade federal do rio grande do norte
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54060
work_keys_str_mv AT primolandeboraalves ensinojuridicoeeducacaocomopraticadeliberdadeumaanalisedoprojetopedagogicodocursodedireitodauniversidadefederaldoriograndedonorte
_version_ 1773966636875776000