O papel do conhecimento prévio do aluno em redações dissertativas-argumentativas: uma análise baseada em frames

A presente pesquisa objetivou responder à pergunta norteadora: como os alunos usam o conhecimento prévio em redações dissertativas-argumentativas?, formulando algumas considerações a partir dos resultados encontrados na descrição do corpus, o qual é composto por redações retiradas do Banco de Redaçõ...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Sara Rebeca Medeiros de
Outros Autores: 0009-0008-9259-020X
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54043
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Descrição
Resumo:A presente pesquisa objetivou responder à pergunta norteadora: como os alunos usam o conhecimento prévio em redações dissertativas-argumentativas?, formulando algumas considerações a partir dos resultados encontrados na descrição do corpus, o qual é composto por redações retiradas do Banco de Redações do UOL, publicadas no período de setembro de 2019 a janeiro de 2020. Nessa perspectiva, as redações foram selecionadas pelos seguintes critérios: o tema e a correlação entre os temas, e o intervalo de notas, o qual foi, nesta pesquisa, classificado com os conceitos A, B e C, que demonstram respectivamente os níveis excelente, mediano e ruim. Sendo assim, os resultados obtidos se alicerçam na metodologia descritiva e exploratória e permitiram a construção de algumas considerações relativas ao tipo de conhecimento prévio e seu papel na compreensão da construção da bagagem sociocultural do estudante brasileiro.