As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano
Este artigo aborda o impacto da pandemia da Covid-19 no setor educacional, destacando o ensino remoto emergencial como uma alternativa temporária durante o fechamento das escolas. O objetivo deste estudo é voltado para a análise das dificuldades no processo de alfabetização no contexto pós-pandem...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53846 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-53846 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-538462023-07-19T21:18:13Z As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano Oliveira, Ana Paula Medeiros Naschold, Ângela Chuvas Melo, André Magri Ribeiro de Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares Wanderley, Bruna Cardoso COVID-19 Ensino remoto emergencial Alfabetização integral e integradora Dificuldades na leitura e escrita Impacto educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo aborda o impacto da pandemia da Covid-19 no setor educacional, destacando o ensino remoto emergencial como uma alternativa temporária durante o fechamento das escolas. O objetivo deste estudo é voltado para a análise das dificuldades no processo de alfabetização no contexto pós-pandemia da Covid-19, de 12 alunos pertencentes a uma turma do 5º ano de Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos, de uma escola localizada no município de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte. Para tal, serão aplicados três testes linguísticos presentes no IDEIA - O Instrumento Diagnóstico das Etapas Iniciais da Alfabetização (NASCHOLD, 2020), cujos resultados serão compatibilizados com a teoria fonte da pesquisa, que busca compreender o conceito de alfabetização numa perspectiva integral e integradora (NASCHOLD, 2022). Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, de acordo com os pressupostos teóricos de Flick (2003) e Prodanov (2013). Os resultados do estudo visam contribuir para a ação pedagógica do professor, ao mesmo tempo em que refletem sobre os desafios enfrentados pelas escolas, pelos professores, pelas crianças e pelas suas famílias durante a pandemia. Os resultados do trabalho evidenciaram que, das 12 crianças, 3 se encontram nas etapas iniciais da alfabetização, apresentando lacunas na consciência fonológica, bem como na leitura e na escrita e outras 4 merecem atenção, pelo fato de, em relação à escrita, não terem consolidado tal etapa, o que já deveria ter ocorrido no 5º ano do Ensino Fundamental. Assim sendo, dentre 12 crianças, 4 apresentam dificuldades que necessitam ser, com presteza, superadas, para que possam prosseguir sua vida escolar com sucesso. O diagnóstico traçado no presente estudo será devolvido ao professor, com vistas a contribuir ainda no presente ano letivo, para o trabalho já empreendido pelo docente em busca da superação das dificuldades das crianças. 2023-07-19T21:18:12Z 2023-07-19T21:18:12Z 2023-07-17 bachelorThesis Oliveira, Ana Paula Medeiros de. As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó, Caicó, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53846 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Pedagogia Departamento de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
COVID-19 Ensino remoto emergencial Alfabetização integral e integradora Dificuldades na leitura e escrita Impacto educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
COVID-19 Ensino remoto emergencial Alfabetização integral e integradora Dificuldades na leitura e escrita Impacto educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Oliveira, Ana Paula Medeiros As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano |
description |
Este artigo aborda o impacto da pandemia da Covid-19 no setor educacional, destacando o
ensino remoto emergencial como uma alternativa temporária durante o fechamento das
escolas. O objetivo deste estudo é voltado para a análise das dificuldades no processo de
alfabetização no contexto pós-pandemia da Covid-19, de 12 alunos pertencentes a uma turma
do 5º ano de Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos, de uma escola localizada no
município de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte. Para tal, serão aplicados três testes
linguísticos presentes no IDEIA - O Instrumento Diagnóstico das Etapas Iniciais da
Alfabetização (NASCHOLD, 2020), cujos resultados serão compatibilizados com a teoria
fonte da pesquisa, que busca compreender o conceito de alfabetização numa perspectiva
integral e integradora (NASCHOLD, 2022). Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e
qualitativo, de acordo com os pressupostos teóricos de Flick (2003) e Prodanov (2013). Os
resultados do estudo visam contribuir para a ação pedagógica do professor, ao mesmo tempo
em que refletem sobre os desafios enfrentados pelas escolas, pelos professores, pelas crianças
e pelas suas famílias durante a pandemia. Os resultados do trabalho evidenciaram que, das 12
crianças, 3 se encontram nas etapas iniciais da alfabetização, apresentando lacunas na
consciência fonológica, bem como na leitura e na escrita e outras 4 merecem atenção, pelo
fato de, em relação à escrita, não terem consolidado tal etapa, o que já deveria ter ocorrido no
5º ano do Ensino Fundamental. Assim sendo, dentre 12 crianças, 4 apresentam dificuldades
que necessitam ser, com presteza, superadas, para que possam prosseguir sua vida escolar
com sucesso. O diagnóstico traçado no presente estudo será devolvido ao professor, com
vistas a contribuir ainda no presente ano letivo, para o trabalho já empreendido pelo docente
em busca da superação das dificuldades das crianças. |
author2 |
Naschold, Ângela Chuvas |
author_facet |
Naschold, Ângela Chuvas Oliveira, Ana Paula Medeiros |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira, Ana Paula Medeiros |
author_sort |
Oliveira, Ana Paula Medeiros |
title |
As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano |
title_short |
As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano |
title_full |
As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano |
title_fullStr |
As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano |
title_full_unstemmed |
As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano |
title_sort |
as repercussões da pandemia da covid-19 na alfabetização de crianças no seridó do rn: uma experiência na turma de 5º ano |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53846 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiraanapaulamedeiros asrepercussoesdapandemiadacovid19naalfabetizacaodecriancasnoseridodornumaexperiencianaturmade5oano |
_version_ |
1773959786701783040 |