As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano

Este artigo aborda o impacto da pandemia da Covid-19 no setor educacional, destacando o ensino remoto emergencial como uma alternativa temporária durante o fechamento das escolas. O objetivo deste estudo é voltado para a análise das dificuldades no processo de alfabetização no contexto pós-pandem...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Ana Paula Medeiros
Outros Autores: Naschold, Ângela Chuvas
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53846
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53846
record_format dspace
spelling ri-123456789-538462023-07-19T21:18:13Z As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano Oliveira, Ana Paula Medeiros Naschold, Ângela Chuvas Melo, André Magri Ribeiro de Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares Wanderley, Bruna Cardoso COVID-19 Ensino remoto emergencial Alfabetização integral e integradora Dificuldades na leitura e escrita Impacto educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo aborda o impacto da pandemia da Covid-19 no setor educacional, destacando o ensino remoto emergencial como uma alternativa temporária durante o fechamento das escolas. O objetivo deste estudo é voltado para a análise das dificuldades no processo de alfabetização no contexto pós-pandemia da Covid-19, de 12 alunos pertencentes a uma turma do 5º ano de Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos, de uma escola localizada no município de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte. Para tal, serão aplicados três testes linguísticos presentes no IDEIA - O Instrumento Diagnóstico das Etapas Iniciais da Alfabetização (NASCHOLD, 2020), cujos resultados serão compatibilizados com a teoria fonte da pesquisa, que busca compreender o conceito de alfabetização numa perspectiva integral e integradora (NASCHOLD, 2022). Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, de acordo com os pressupostos teóricos de Flick (2003) e Prodanov (2013). Os resultados do estudo visam contribuir para a ação pedagógica do professor, ao mesmo tempo em que refletem sobre os desafios enfrentados pelas escolas, pelos professores, pelas crianças e pelas suas famílias durante a pandemia. Os resultados do trabalho evidenciaram que, das 12 crianças, 3 se encontram nas etapas iniciais da alfabetização, apresentando lacunas na consciência fonológica, bem como na leitura e na escrita e outras 4 merecem atenção, pelo fato de, em relação à escrita, não terem consolidado tal etapa, o que já deveria ter ocorrido no 5º ano do Ensino Fundamental. Assim sendo, dentre 12 crianças, 4 apresentam dificuldades que necessitam ser, com presteza, superadas, para que possam prosseguir sua vida escolar com sucesso. O diagnóstico traçado no presente estudo será devolvido ao professor, com vistas a contribuir ainda no presente ano letivo, para o trabalho já empreendido pelo docente em busca da superação das dificuldades das crianças. 2023-07-19T21:18:12Z 2023-07-19T21:18:12Z 2023-07-17 bachelorThesis Oliveira, Ana Paula Medeiros de. As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó, Caicó, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53846 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Pedagogia Departamento de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic COVID-19
Ensino remoto emergencial
Alfabetização integral e integradora
Dificuldades na leitura e escrita
Impacto educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle COVID-19
Ensino remoto emergencial
Alfabetização integral e integradora
Dificuldades na leitura e escrita
Impacto educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Oliveira, Ana Paula Medeiros
As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano
description Este artigo aborda o impacto da pandemia da Covid-19 no setor educacional, destacando o ensino remoto emergencial como uma alternativa temporária durante o fechamento das escolas. O objetivo deste estudo é voltado para a análise das dificuldades no processo de alfabetização no contexto pós-pandemia da Covid-19, de 12 alunos pertencentes a uma turma do 5º ano de Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos, de uma escola localizada no município de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte. Para tal, serão aplicados três testes linguísticos presentes no IDEIA - O Instrumento Diagnóstico das Etapas Iniciais da Alfabetização (NASCHOLD, 2020), cujos resultados serão compatibilizados com a teoria fonte da pesquisa, que busca compreender o conceito de alfabetização numa perspectiva integral e integradora (NASCHOLD, 2022). Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, de acordo com os pressupostos teóricos de Flick (2003) e Prodanov (2013). Os resultados do estudo visam contribuir para a ação pedagógica do professor, ao mesmo tempo em que refletem sobre os desafios enfrentados pelas escolas, pelos professores, pelas crianças e pelas suas famílias durante a pandemia. Os resultados do trabalho evidenciaram que, das 12 crianças, 3 se encontram nas etapas iniciais da alfabetização, apresentando lacunas na consciência fonológica, bem como na leitura e na escrita e outras 4 merecem atenção, pelo fato de, em relação à escrita, não terem consolidado tal etapa, o que já deveria ter ocorrido no 5º ano do Ensino Fundamental. Assim sendo, dentre 12 crianças, 4 apresentam dificuldades que necessitam ser, com presteza, superadas, para que possam prosseguir sua vida escolar com sucesso. O diagnóstico traçado no presente estudo será devolvido ao professor, com vistas a contribuir ainda no presente ano letivo, para o trabalho já empreendido pelo docente em busca da superação das dificuldades das crianças.
author2 Naschold, Ângela Chuvas
author_facet Naschold, Ângela Chuvas
Oliveira, Ana Paula Medeiros
format bachelorThesis
author Oliveira, Ana Paula Medeiros
author_sort Oliveira, Ana Paula Medeiros
title As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano
title_short As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano
title_full As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano
title_fullStr As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano
title_full_unstemmed As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano
title_sort as repercussões da pandemia da covid-19 na alfabetização de crianças no seridó do rn: uma experiência na turma de 5º ano
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53846
work_keys_str_mv AT oliveiraanapaulamedeiros asrepercussoesdapandemiadacovid19naalfabetizacaodecriancasnoseridodornumaexperiencianaturmade5oano
_version_ 1773959786701783040