As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano

Este artigo aborda o impacto da pandemia da Covid-19 no setor educacional, destacando o ensino remoto emergencial como uma alternativa temporária durante o fechamento das escolas. O objetivo deste estudo é voltado para a análise das dificuldades no processo de alfabetização no contexto pós-pandem...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Ana Paula Medeiros
Outros Autores: Naschold, Ângela Chuvas
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53846
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Resumo:Este artigo aborda o impacto da pandemia da Covid-19 no setor educacional, destacando o ensino remoto emergencial como uma alternativa temporária durante o fechamento das escolas. O objetivo deste estudo é voltado para a análise das dificuldades no processo de alfabetização no contexto pós-pandemia da Covid-19, de 12 alunos pertencentes a uma turma do 5º ano de Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos, de uma escola localizada no município de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte. Para tal, serão aplicados três testes linguísticos presentes no IDEIA - O Instrumento Diagnóstico das Etapas Iniciais da Alfabetização (NASCHOLD, 2020), cujos resultados serão compatibilizados com a teoria fonte da pesquisa, que busca compreender o conceito de alfabetização numa perspectiva integral e integradora (NASCHOLD, 2022). Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, de acordo com os pressupostos teóricos de Flick (2003) e Prodanov (2013). Os resultados do estudo visam contribuir para a ação pedagógica do professor, ao mesmo tempo em que refletem sobre os desafios enfrentados pelas escolas, pelos professores, pelas crianças e pelas suas famílias durante a pandemia. Os resultados do trabalho evidenciaram que, das 12 crianças, 3 se encontram nas etapas iniciais da alfabetização, apresentando lacunas na consciência fonológica, bem como na leitura e na escrita e outras 4 merecem atenção, pelo fato de, em relação à escrita, não terem consolidado tal etapa, o que já deveria ter ocorrido no 5º ano do Ensino Fundamental. Assim sendo, dentre 12 crianças, 4 apresentam dificuldades que necessitam ser, com presteza, superadas, para que possam prosseguir sua vida escolar com sucesso. O diagnóstico traçado no presente estudo será devolvido ao professor, com vistas a contribuir ainda no presente ano letivo, para o trabalho já empreendido pelo docente em busca da superação das dificuldades das crianças.