As repercussões da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no Seridó do RN: uma experiência na turma de 5º ano
Este artigo aborda o impacto da pandemia da Covid-19 no setor educacional, destacando o ensino remoto emergencial como uma alternativa temporária durante o fechamento das escolas. O objetivo deste estudo é voltado para a análise das dificuldades no processo de alfabetização no contexto pós-pandem...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53846 |
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Resumo: | Este artigo aborda o impacto da pandemia da Covid-19 no setor educacional, destacando o
ensino remoto emergencial como uma alternativa temporária durante o fechamento das
escolas. O objetivo deste estudo é voltado para a análise das dificuldades no processo de
alfabetização no contexto pós-pandemia da Covid-19, de 12 alunos pertencentes a uma turma
do 5º ano de Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos, de uma escola localizada no
município de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte. Para tal, serão aplicados três testes
linguísticos presentes no IDEIA - O Instrumento Diagnóstico das Etapas Iniciais da
Alfabetização (NASCHOLD, 2020), cujos resultados serão compatibilizados com a teoria
fonte da pesquisa, que busca compreender o conceito de alfabetização numa perspectiva
integral e integradora (NASCHOLD, 2022). Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e
qualitativo, de acordo com os pressupostos teóricos de Flick (2003) e Prodanov (2013). Os
resultados do estudo visam contribuir para a ação pedagógica do professor, ao mesmo tempo
em que refletem sobre os desafios enfrentados pelas escolas, pelos professores, pelas crianças
e pelas suas famílias durante a pandemia. Os resultados do trabalho evidenciaram que, das 12
crianças, 3 se encontram nas etapas iniciais da alfabetização, apresentando lacunas na
consciência fonológica, bem como na leitura e na escrita e outras 4 merecem atenção, pelo
fato de, em relação à escrita, não terem consolidado tal etapa, o que já deveria ter ocorrido no
5º ano do Ensino Fundamental. Assim sendo, dentre 12 crianças, 4 apresentam dificuldades
que necessitam ser, com presteza, superadas, para que possam prosseguir sua vida escolar
com sucesso. O diagnóstico traçado no presente estudo será devolvido ao professor, com
vistas a contribuir ainda no presente ano letivo, para o trabalho já empreendido pelo docente
em busca da superação das dificuldades das crianças. |
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