O uso da tecnologia convencional na prática de professores de 1° e 5° ano

A mediação pedagógica refere-se a postura e estratégia adotada pelos professores em sala de aula. Dentre essas estratégias destacam-se as técnicas convencionais e o uso de novas tecnologias, ambas de suma importância para o ensino aprendizado. Por outro lado, é observado que grande parte da discussã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Geisy Beatriz de Medeiros
Outros Autores: Garcia, Tânia Cristina Meira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53711
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53711
record_format dspace
spelling ri-123456789-537112023-07-19T12:08:50Z O uso da tecnologia convencional na prática de professores de 1° e 5° ano Silva, Geisy Beatriz de Medeiros Garcia, Tânia Cristina Meira Garcia, Tulia Fernanda Meira Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos Mediação pedagógica Tecnologia convencional Ensino Aprendizagem Estratégias de ensino Técnicas convencionais de ensino A mediação pedagógica refere-se a postura e estratégia adotada pelos professores em sala de aula. Dentre essas estratégias destacam-se as técnicas convencionais e o uso de novas tecnologias, ambas de suma importância para o ensino aprendizado. Por outro lado, é observado que grande parte da discussão atual é voltada para o uso das tecnologias digitais na aprendizagem, assim, nosso trabalho tem por objetivo identificar as práticas de mediação pedagógica com o uso de técnicas convencionais utilizadas por professores do 1° e 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Caicó, RN. A presente pesquisa é de caráter qualitativo desenvolvida através de um estudo de caso, sendo realizada a partir da observação da prática pedagógica de professores de pedagogia durante o estágio à docência assistida. Foram realizados encontros semanais fixos, totalizados em uma semana em cada turma de ensino. A técnica de aula expositivas, e a técnica de demonstração foram os principais recursos convencionais utilizados pelos professores nas turmas do 1° e 5° ano. Foi observado a falta de participação dos alunos nas aulas assim como uma maior dificuldade na disciplina de matemática especialmente na turma do 1° ano. Nesse contexto, poucos professores implementaram outros recursos para tornar suas aulas mais dinâmicas. Por fim, destacamos que o estudo da prática pedagógica no ensino, permite uma análise sobre quais técnicas têm sido empregadas, além de elencar as dificuldades e desafios que podem ser encontrados pelo professor, tais apontamentos são importantes para tomadas de decisão no ensino aprendizado, contribuindo assim para a sua melhoria. 2023-07-19T12:08:49Z 2023-07-19T12:08:49Z 2023-07-07 bachelorThesis SILVA, Geisy Beatriz de Medeiros. O uso da tecnologia convencional na prática de professores de 1° e 5° ano. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53711 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Mediação pedagógica
Tecnologia convencional
Ensino
Aprendizagem
Estratégias de ensino
Técnicas convencionais de ensino
spellingShingle Mediação pedagógica
Tecnologia convencional
Ensino
Aprendizagem
Estratégias de ensino
Técnicas convencionais de ensino
Silva, Geisy Beatriz de Medeiros
O uso da tecnologia convencional na prática de professores de 1° e 5° ano
description A mediação pedagógica refere-se a postura e estratégia adotada pelos professores em sala de aula. Dentre essas estratégias destacam-se as técnicas convencionais e o uso de novas tecnologias, ambas de suma importância para o ensino aprendizado. Por outro lado, é observado que grande parte da discussão atual é voltada para o uso das tecnologias digitais na aprendizagem, assim, nosso trabalho tem por objetivo identificar as práticas de mediação pedagógica com o uso de técnicas convencionais utilizadas por professores do 1° e 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Caicó, RN. A presente pesquisa é de caráter qualitativo desenvolvida através de um estudo de caso, sendo realizada a partir da observação da prática pedagógica de professores de pedagogia durante o estágio à docência assistida. Foram realizados encontros semanais fixos, totalizados em uma semana em cada turma de ensino. A técnica de aula expositivas, e a técnica de demonstração foram os principais recursos convencionais utilizados pelos professores nas turmas do 1° e 5° ano. Foi observado a falta de participação dos alunos nas aulas assim como uma maior dificuldade na disciplina de matemática especialmente na turma do 1° ano. Nesse contexto, poucos professores implementaram outros recursos para tornar suas aulas mais dinâmicas. Por fim, destacamos que o estudo da prática pedagógica no ensino, permite uma análise sobre quais técnicas têm sido empregadas, além de elencar as dificuldades e desafios que podem ser encontrados pelo professor, tais apontamentos são importantes para tomadas de decisão no ensino aprendizado, contribuindo assim para a sua melhoria.
author2 Garcia, Tânia Cristina Meira
author_facet Garcia, Tânia Cristina Meira
Silva, Geisy Beatriz de Medeiros
format bachelorThesis
author Silva, Geisy Beatriz de Medeiros
author_sort Silva, Geisy Beatriz de Medeiros
title O uso da tecnologia convencional na prática de professores de 1° e 5° ano
title_short O uso da tecnologia convencional na prática de professores de 1° e 5° ano
title_full O uso da tecnologia convencional na prática de professores de 1° e 5° ano
title_fullStr O uso da tecnologia convencional na prática de professores de 1° e 5° ano
title_full_unstemmed O uso da tecnologia convencional na prática de professores de 1° e 5° ano
title_sort o uso da tecnologia convencional na prática de professores de 1° e 5° ano
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53711
work_keys_str_mv AT silvageisybeatrizdemedeiros ousodatecnologiaconvencionalnapraticadeprofessoresde1e5ano
_version_ 1773965723586002944