Desvelando os níveis de pensamento geométrico dos estudantes de pedagogia do RN

O presente estudo preocupa-se em entender o porquê alunos que estão na graduação apresentam déficits no desenvolvimento do pensamento abstrato em geometria, não conseguindo identificar formas por suas propriedades e combinar diferentes sistemas axiomáticos, porque têm dificuldade em sistematizar o p...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cruz, Rita Beatriz de Araújo
Outros Autores: Lautenschlager, Etienne
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53693
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Descrição
Resumo:O presente estudo preocupa-se em entender o porquê alunos que estão na graduação apresentam déficits no desenvolvimento do pensamento abstrato em geometria, não conseguindo identificar formas por suas propriedades e combinar diferentes sistemas axiomáticos, porque têm dificuldade em sistematizar o pensamento da geometria euclidiana, estudada desde os primeiros anos do ensino fundamental. Para entender esta questão, fundamentamos nossos estudos a partir da teoria que identifica os níveis de pensamento geométrico e o conhecimento específico que um professor deve possuir. Em relação à primeira abordagem, apoiou-se, sobretudo, em estudos de Santos e Mazzini, utilizando o modelo de pensamento geométrico dos Van-Hiele (1959), que serve de guia para compreender quais são as dificuldades dos alunos e como ajudá-los a aprender geometria. Esta teoria sugere pensamento geométrico dividido em cinco níveis de conhecimentos necessários para desenvolver o aprendizado da geometria. Em relação ao Conhecimento Especializado, que um professor deve possuir para ensinar o pensamento geométrico, nos apoiamos nos estudos de Moriel Junior, utilizando classificações fundamentadas por Carrillo et al. (2013). Como metodologia escolhida foi um estudo de caso, no qual a coleta de dados foi inspirada pelo trabalho de Costa e Santos (2016), e se desenvolveu através de um teste de sondagem composto por quatro questões enfocando os níveis iniciais de pensamento geométrico de Van Hiele (1957), envolvendo os quadriláteros. Para a coleta de dados da pesquisa de campo, utilizou-se como instrumentos questionários com registros escritos, aplicada a licenciandos do 6º período do curso de Pedagogia durante o desenvolvimento da disciplina de Ensino da Matemática II. Os dados obtidos no questionário sugerem que os estudantes ainda se encontram em sua grande maioria no nível zero da teoria de Van Hiele (1959) ou nível de visualização, o que nos faz caminhar para uma urgência da formação (inicial e continuada) desses futuros professores, visto que, em um futuro próximo eles estarão lecionando em sala de aula, dando importância principalmente aos conhecimentos matemáticos específicos e especializados necessários.