Avaliação da qualidade de cardápios ofertados em creches atendidas pelo PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como propósito a oferta de uma alimentação segura, balanceada e nutritiva para todos os alunos matriculados na rede de escolas públicas. O presente trabalho teve por objetivo analisar qualitativamente os cardápios oferecidos às crianças em ensino...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sena, Alisson Gomes da Silva
Outros Autores: Nogueira, Gerlane Karine Bezerra
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53252
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Descrição
Resumo:O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como propósito a oferta de uma alimentação segura, balanceada e nutritiva para todos os alunos matriculados na rede de escolas públicas. O presente trabalho teve por objetivo analisar qualitativamente os cardápios oferecidos às crianças em ensino infantil pelas escolas das Entidades Executoras municipais do Rio Grande do Norte. Foram avaliados qualitativamente 23 cardápios, a fim de averiguar se a alimentação ofertada alcança as recomendações das Resoluções CD/FNDE nº 06/2020 e 20/2020. A análise foi realizada por meio da ferramenta Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN/FNDE, 2021), que utiliza de parâmetros qualitativos para classificar os cardápios classificando-os em “adequado’”, “precisa de melhoras” e “inadequado”, de acordo com sua pontuação. Verificou-se maior presença de cardápios classificados como “precisa de melhoras”, principalmente, devido à oferta insatisfatória ou abaixo do recomendado dos grupos alimentares das frutas in natura, legumes e verduras e também dos leites e derivados. Também foi constatada a presença de alimentos ultraprocessados, contudo em menor número de cardápios. Dessa forma, concluiu-se que os cardápios apresentaram boa média de alimentos fonte de ferro heme e uma alta taxa de diversidade alimentar. Contudo, os cardápios oferecidos aos escolares e avaliados nesse estudo devem ser reformulados pelos responsáveis técnicos em virtude de outras inadequações presentes, a fim de proporcionar uma maior garantia de segurança alimentar, formação de hábitos adequados e a oferta de uma alimentação saudável