Reflexões sobre a presença de elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das TDICs em cursos de licenciatura da UFRN

The curricular structure of the undergraduate curricula that are offered at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and that form teachers to be inserted in Basic Education (EB), specifically in the Elementary School Final Years, present forms of curricular organization in a way that pr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Torres, Maciel da Paz
Outros Autores: Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53251
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53251
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic TDICs
TDICs
Formação inicial de professores
Initial teacher training
Estrutura curricular.
Curricular structure
spellingShingle TDICs
TDICs
Formação inicial de professores
Initial teacher training
Estrutura curricular.
Curricular structure
Torres, Maciel da Paz
Reflexões sobre a presença de elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das TDICs em cursos de licenciatura da UFRN
description The curricular structure of the undergraduate curricula that are offered at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and that form teachers to be inserted in Basic Education (EB), specifically in the Elementary School Final Years, present forms of curricular organization in a way that provides the student access to knowledge about the teaching and learning processes, with training that covers historical, philosophical, social and also technological content. The courses that comprise the EB and are part of this study are: Visual Arts, Biological Sciences, Physical Education, Geography, History, English Language, Portuguese Language, and Mathematics and had their respective Course Pedagogical Project (PPC) analyzed in order to know the curricular structure of each of them. These courses present a digital document which is available for access on UFRN's website. The objective of this study is to present the elements that enable teachers in training to use ICTs, within the curricular components of the undergraduate courses offered by UFRN. The study chose to carry out a qualitative research; as to the objectives, descriptive; as to the procedures, bibliographic; and documentary. The following authors constitute the theoretical framework: Belloni (2012), Pereira (2011), Toledo (2003), Castells (2000, 2013), Prensky (2001), among others. After all the surveys conducted through this research, based on the data collected and referenced by renowned authors, we conclude that there are few disciplines that enable graduates to use ICTs for teaching practice that makes use of digital technologies consciously, setting goals for a better teaching.
author2 Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
author_facet Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
Torres, Maciel da Paz
format bachelorThesis
author Torres, Maciel da Paz
author_sort Torres, Maciel da Paz
title Reflexões sobre a presença de elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das TDICs em cursos de licenciatura da UFRN
title_short Reflexões sobre a presença de elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das TDICs em cursos de licenciatura da UFRN
title_full Reflexões sobre a presença de elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das TDICs em cursos de licenciatura da UFRN
title_fullStr Reflexões sobre a presença de elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das TDICs em cursos de licenciatura da UFRN
title_full_unstemmed Reflexões sobre a presença de elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das TDICs em cursos de licenciatura da UFRN
title_sort reflexões sobre a presença de elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das tdics em cursos de licenciatura da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53251
work_keys_str_mv AT torresmacieldapaz reflexoessobreapresencadeelementosqueinstrumentalizemosprofessoresemformacaoparaousodastdicsemcursosdelicenciaturadaufrn
_version_ 1773957776471490560
spelling ri-123456789-532512023-07-11T23:14:52Z Reflexões sobre a presença de elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das TDICs em cursos de licenciatura da UFRN Torres, Maciel da Paz Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira Reis, Mônica Karina Santos TDICs TDICs Formação inicial de professores Initial teacher training Estrutura curricular. Curricular structure The curricular structure of the undergraduate curricula that are offered at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and that form teachers to be inserted in Basic Education (EB), specifically in the Elementary School Final Years, present forms of curricular organization in a way that provides the student access to knowledge about the teaching and learning processes, with training that covers historical, philosophical, social and also technological content. The courses that comprise the EB and are part of this study are: Visual Arts, Biological Sciences, Physical Education, Geography, History, English Language, Portuguese Language, and Mathematics and had their respective Course Pedagogical Project (PPC) analyzed in order to know the curricular structure of each of them. These courses present a digital document which is available for access on UFRN's website. The objective of this study is to present the elements that enable teachers in training to use ICTs, within the curricular components of the undergraduate courses offered by UFRN. The study chose to carry out a qualitative research; as to the objectives, descriptive; as to the procedures, bibliographic; and documentary. The following authors constitute the theoretical framework: Belloni (2012), Pereira (2011), Toledo (2003), Castells (2000, 2013), Prensky (2001), among others. After all the surveys conducted through this research, based on the data collected and referenced by renowned authors, we conclude that there are few disciplines that enable graduates to use ICTs for teaching practice that makes use of digital technologies consciously, setting goals for a better teaching. A estrutura curricular dos currículos de licenciaturas que são ofertadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e que formam professores a serem inseridos na Educação Básica (EB), em específico no Ensino Fundamental Anos Finais, apresentam formas de organização curricular de maneira a qual propicia ao alunado o acesso a conhecimentos sobre os processos de ensino e aprendizagem, com formação que abrange conteúdos históricos, filosóficos, sociais e também tecnológicos. Os cursos que abrangem a EB e fazem parte deste estudo são: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglês, Língua Portuguesa e Matemática e tiveram seus respectivos Projeto Pedagógico do Curso (PPC) analisados a fim de conhecer a estrutura curricular de cada um deles. Estes cursos apresentam um documento digital que se encontra disponivel ao acesso no sítio eletrônico da UFRN. Tem-se como objetivo a proposição de apresentar os elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das TDICs, dentro dos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas ofertados pela UFRN. O estudo optou por realizar uma pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos, descritiva; quanto aos procedimentos, bibliográfica; e documental. Constituem-se como arcabouço teórico os seguintes autores: Belloni (2012), Pereira (2011), Toledo (2003), Castells (2000, 2013), Prensky (2001), além de outros. Após todos os levantamentos realizados através desta pesquisa, baseado nos dados coletados e referenciados por autores conceituados, conclui-se que existem poucas disciplinas que capacitam os licenciados ao uso de TDICs para prática docente que faz uso de tecnologias digitais de forma consciente, traçando objetivos para um melhor ensinamento. 2023-07-11T23:14:52Z 2023-07-11T23:14:52Z 2023-05-18 bachelorThesis TORRES, Maciel da Paz. Reflexões sobre a presença de elementos que instrumentalizem os professores em formação para o uso das TDICs em cursos de licenciatura da UFRN. Orientadora: Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53251 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação