Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental

This paper talks about theater in relation to the study of negative stereotypes in the school setting of the initial grades and their repercussions, stemming from reflective listening in the context where Escola Municipal Professor Berilo Wanderley is embedded, as well as artistic appreciation, c...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Juvencina Magna Silva de
Outros Autores: Salles, Nara Graça
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53154
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53154
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Teatro
Teatro na escola - design de interfaces – ensino fundamental
Linguagem teatral – pluralidade humana – estereótipos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
spellingShingle Teatro
Teatro na escola - design de interfaces – ensino fundamental
Linguagem teatral – pluralidade humana – estereótipos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Araújo, Juvencina Magna Silva de
Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
description This paper talks about theater in relation to the study of negative stereotypes in the school setting of the initial grades and their repercussions, stemming from reflective listening in the context where Escola Municipal Professor Berilo Wanderley is embedded, as well as artistic appreciation, critical analyses, and experiments on this subject. As a researching teacher, artist, and art appreciator, I have been instigated to reflect upon the stigmatized condition of the students of said school, located in the city of Natal, RN. The first analysis insights emerged when I watched the film Chave do Vale Encantado (2019), as I came across the possibility of "playing" with my students, through the fictional character of the theatrical language, telling stories where it would be possible to consider human plurality in its most diverse possibilities, therefore deconstructing the "single stories" idea, outlined by an eurocentric and colonial paintbrush, in order to reveal kids as active beings, situated in time and space, participating individuals, actors and authors in their relationship with themselves, with others, and with the world. The study has been embodied following some questions, the main one being about the methodological possibilities to be used to investigate stereotypes within the school context. As a response to that, I engage in a dialogue with the following authors: Paulo Freire (2020), Augusto Boal (1999), Bruno Bettelheim (2020), Erving Goffman (1980), bell hooks (2020), Chimamanda Adichie (2019), among others presented on this artistic/pedagogical journey, where the crossing of a film to theater results in a short scene of experimental and collaborative character.
author2 Salles, Nara Graça
author_facet Salles, Nara Graça
Araújo, Juvencina Magna Silva de
format masterThesis
author Araújo, Juvencina Magna Silva de
author_sort Araújo, Juvencina Magna Silva de
title Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53154
work_keys_str_mv AT araujojuvencinamagnasilvade teatronaescolaumachaveparadialogossobreestereotiposnegativoscomestudantesdosanosiniciaisdoensinofundamental
_version_ 1773967535608168448
spelling ri-123456789-531542023-07-07T22:59:24Z Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental Araújo, Juvencina Magna Silva de Salles, Nara Graça http://lattes.cnpq.br/7210955853435506 https://orcid.org/0000-0002-5759-8467 http://lattes.cnpq.br/8841719783919052 Lima, Tânia Maria de Araújo http://lattes.cnpq.br/8280794437858524 Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de Teatro Teatro na escola - design de interfaces – ensino fundamental Linguagem teatral – pluralidade humana – estereótipos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES This paper talks about theater in relation to the study of negative stereotypes in the school setting of the initial grades and their repercussions, stemming from reflective listening in the context where Escola Municipal Professor Berilo Wanderley is embedded, as well as artistic appreciation, critical analyses, and experiments on this subject. As a researching teacher, artist, and art appreciator, I have been instigated to reflect upon the stigmatized condition of the students of said school, located in the city of Natal, RN. The first analysis insights emerged when I watched the film Chave do Vale Encantado (2019), as I came across the possibility of "playing" with my students, through the fictional character of the theatrical language, telling stories where it would be possible to consider human plurality in its most diverse possibilities, therefore deconstructing the "single stories" idea, outlined by an eurocentric and colonial paintbrush, in order to reveal kids as active beings, situated in time and space, participating individuals, actors and authors in their relationship with themselves, with others, and with the world. The study has been embodied following some questions, the main one being about the methodological possibilities to be used to investigate stereotypes within the school context. As a response to that, I engage in a dialogue with the following authors: Paulo Freire (2020), Augusto Boal (1999), Bruno Bettelheim (2020), Erving Goffman (1980), bell hooks (2020), Chimamanda Adichie (2019), among others presented on this artistic/pedagogical journey, where the crossing of a film to theater results in a short scene of experimental and collaborative character. Esta pesquisa tem como foco o teatro em diálogo com o estudo de estereótipos negativos no âmbito escolar dos Anos Inicias e suas repercussões, partindo da escuta sensível dos estudantes, acerca do contexto no qual a Escola Municipal Professor Berilo Wanderley está inserida, bem como apreciações artísticas, análises críticas e experimentações sobre esse tema. No lugar de pesquisadora-docente, artista e apreciadora das artes, fui instigada a refletir sobre a condição estigmatizada dos estudantes que compõem a referida escola, localizada no bairro do Bom Pastor, zona oeste da cidade de Natal/RN. Os primeiros raios da análise surgiram ao ter contato com a obra fílmica A Chave do vale Encantado (2019), ao me deparar com possibilidades de “brincar” com meus alunos e alunas, através do caráter ficcional da linguagem teatral, contando histórias onde fosse possível considerar a pluralidade humana em suas mais diversas possibilidades, desconstruindo, portanto, a ideia das “histórias únicas”, delineadas pelo pincel eurocêntrico e colonizado, a fim de revelar a criança como ser ativo, situado no tempo e no espaço, sujeito participante, ator e autor na sua relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo. O estudo tomou corpo seguindo alguns questionamentos, o principal dos quais referente às possibilidades metodológicas a serem utilizadas para investigar os estereótipos dentro do contexto escolar. Como resposta a isso, dialogo com os seguintes autores: Paulo Freire (2020), Augusto Boal (1999), Bruno Bettelheim (2020), Erving Goffman (1980), bell hooks (2020), Chimamanda Adichie (2019), dentre outros apresentados nesta viagem artístico-pedagógica, onde a travessia de uma obra fílmica para o teatro resulta numa cena curta de caráter experimental e colaborativo. 2023-07-07T22:58:45Z 2023-07-07T22:58:45Z 2023-02-27 masterThesis ARAÚJO, Juvencina Magna Silva de. Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Nara Graça Salles. 2023. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53154 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL