A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares

Objetivo: Verificar a influência do nível socioeconômico na resolução temporal de escolares em dois protocolos de avaliação. Métodos: A amostra foi constituída por 44 crianças de seis a 11 anos, sem histórico de alterações otológicas e/ou audiológicas, de doenças neurológicas e psicológicas conhecid...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Balen, Sheila Andreoli, Boeno, Mirian Regina Moresco, Liebel, Graziela
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-1353-4362
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53083
https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100004
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53083
record_format dspace
spelling ri-123456789-530832023-07-05T22:00:53Z A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares The influence of socioeconomic level in temporal resolution in school-age children Balen, Sheila Andreoli Boeno, Mirian Regina Moresco Liebel, Graziela https://orcid.org/0000-0003-1353-4362 audição criança testes auditivos fatores socioeconômicos percepção auditiva Objetivo: Verificar a influência do nível socioeconômico na resolução temporal de escolares em dois protocolos de avaliação. Métodos: A amostra foi constituída por 44 crianças de seis a 11 anos, sem histórico de alterações otológicas e/ou audiológicas, de doenças neurológicas e psicológicas conhecidas e com audição normal. A amostra foi dividida em três grupos, de acordo com o Critério de Classificação Econômica do Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa: Grupo 1: nível socioeconômico alto; Grupo 2: nível socioeconômico médio; Grupo 3: nível socioeconômico baixo. Foram aplicados os testes de detecção de intervalos de silêncio (RGDT) e de detecção de intervalo no ruído (GIN). A análise estatística utilizou o teste Ryan-Einot-Gabriel-Welch Multiple Range Test. Resultados: As médias de desempenho dos grupos 1, 2 e 3 foram maiores no teste de detecção de intervalos de silêncio do que em relação ao de intervalos no ruído. Em relação ao nível socioeconômico, em ambos os testes houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Conclusão: Houve influência do nível socioeconômico na resolução temporal medida tanto pelo teste de detecção de intervalos de silêncio quanto pelo de intervalos no ruído. 2023-07-05T22:00:51Z 2023-07-05T22:00:51Z 2010 article BALEN, Sheila Andreoli; BOENO, Mirian Regina Moresco; LIEBEL, Graziela. A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 7-13, 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342010000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsbf/a/wHZhVJjhvZqN5GfcsHLxzng/?lang=pt. Acesso em: 01 jul. 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53083 https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100004 pt_BR Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ application/pdf Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic audição
criança
testes auditivos
fatores socioeconômicos
percepção auditiva
spellingShingle audição
criança
testes auditivos
fatores socioeconômicos
percepção auditiva
Balen, Sheila Andreoli
Boeno, Mirian Regina Moresco
Liebel, Graziela
A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares
description Objetivo: Verificar a influência do nível socioeconômico na resolução temporal de escolares em dois protocolos de avaliação. Métodos: A amostra foi constituída por 44 crianças de seis a 11 anos, sem histórico de alterações otológicas e/ou audiológicas, de doenças neurológicas e psicológicas conhecidas e com audição normal. A amostra foi dividida em três grupos, de acordo com o Critério de Classificação Econômica do Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa: Grupo 1: nível socioeconômico alto; Grupo 2: nível socioeconômico médio; Grupo 3: nível socioeconômico baixo. Foram aplicados os testes de detecção de intervalos de silêncio (RGDT) e de detecção de intervalo no ruído (GIN). A análise estatística utilizou o teste Ryan-Einot-Gabriel-Welch Multiple Range Test. Resultados: As médias de desempenho dos grupos 1, 2 e 3 foram maiores no teste de detecção de intervalos de silêncio do que em relação ao de intervalos no ruído. Em relação ao nível socioeconômico, em ambos os testes houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Conclusão: Houve influência do nível socioeconômico na resolução temporal medida tanto pelo teste de detecção de intervalos de silêncio quanto pelo de intervalos no ruído.
author2 https://orcid.org/0000-0003-1353-4362
author_facet https://orcid.org/0000-0003-1353-4362
Balen, Sheila Andreoli
Boeno, Mirian Regina Moresco
Liebel, Graziela
format article
author Balen, Sheila Andreoli
Boeno, Mirian Regina Moresco
Liebel, Graziela
author_sort Balen, Sheila Andreoli
title A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares
title_short A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares
title_full A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares
title_fullStr A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares
title_full_unstemmed A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares
title_sort influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares
publisher Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53083
https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100004
work_keys_str_mv AT balensheilaandreoli ainfluenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares
AT boenomirianreginamoresco ainfluenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares
AT liebelgraziela ainfluenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares
AT balensheilaandreoli theinfluenceofsocioeconomiclevelintemporalresolutioninschoolagechildren
AT boenomirianreginamoresco theinfluenceofsocioeconomiclevelintemporalresolutioninschoolagechildren
AT liebelgraziela theinfluenceofsocioeconomiclevelintemporalresolutioninschoolagechildren
AT balensheilaandreoli influenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares
AT boenomirianreginamoresco influenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares
AT liebelgraziela influenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares
_version_ 1773959910661292032