A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares
Objetivo: Verificar a influência do nível socioeconômico na resolução temporal de escolares em dois protocolos de avaliação. Métodos: A amostra foi constituída por 44 crianças de seis a 11 anos, sem histórico de alterações otológicas e/ou audiológicas, de doenças neurológicas e psicológicas conhecid...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53083 https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100004 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-53083 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-530832023-07-05T22:00:53Z A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares The influence of socioeconomic level in temporal resolution in school-age children Balen, Sheila Andreoli Boeno, Mirian Regina Moresco Liebel, Graziela https://orcid.org/0000-0003-1353-4362 audição criança testes auditivos fatores socioeconômicos percepção auditiva Objetivo: Verificar a influência do nível socioeconômico na resolução temporal de escolares em dois protocolos de avaliação. Métodos: A amostra foi constituída por 44 crianças de seis a 11 anos, sem histórico de alterações otológicas e/ou audiológicas, de doenças neurológicas e psicológicas conhecidas e com audição normal. A amostra foi dividida em três grupos, de acordo com o Critério de Classificação Econômica do Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa: Grupo 1: nível socioeconômico alto; Grupo 2: nível socioeconômico médio; Grupo 3: nível socioeconômico baixo. Foram aplicados os testes de detecção de intervalos de silêncio (RGDT) e de detecção de intervalo no ruído (GIN). A análise estatística utilizou o teste Ryan-Einot-Gabriel-Welch Multiple Range Test. Resultados: As médias de desempenho dos grupos 1, 2 e 3 foram maiores no teste de detecção de intervalos de silêncio do que em relação ao de intervalos no ruído. Em relação ao nível socioeconômico, em ambos os testes houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Conclusão: Houve influência do nível socioeconômico na resolução temporal medida tanto pelo teste de detecção de intervalos de silêncio quanto pelo de intervalos no ruído. 2023-07-05T22:00:51Z 2023-07-05T22:00:51Z 2010 article BALEN, Sheila Andreoli; BOENO, Mirian Regina Moresco; LIEBEL, Graziela. A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 7-13, 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342010000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsbf/a/wHZhVJjhvZqN5GfcsHLxzng/?lang=pt. Acesso em: 01 jul. 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53083 https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100004 pt_BR Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ application/pdf Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
audição criança testes auditivos fatores socioeconômicos percepção auditiva |
spellingShingle |
audição criança testes auditivos fatores socioeconômicos percepção auditiva Balen, Sheila Andreoli Boeno, Mirian Regina Moresco Liebel, Graziela A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares |
description |
Objetivo: Verificar a influência do nível socioeconômico na resolução temporal de escolares em dois protocolos de avaliação. Métodos: A amostra foi constituída por 44 crianças de seis a 11 anos, sem histórico de alterações otológicas e/ou audiológicas, de doenças neurológicas e psicológicas conhecidas e com audição normal. A amostra foi dividida em três grupos, de acordo com o Critério de Classificação Econômica do Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa: Grupo 1: nível socioeconômico alto; Grupo 2: nível socioeconômico médio; Grupo 3: nível socioeconômico baixo. Foram aplicados os testes de detecção de intervalos de silêncio (RGDT) e de detecção de intervalo no ruído (GIN). A análise estatística utilizou o teste Ryan-Einot-Gabriel-Welch Multiple Range Test. Resultados: As médias de desempenho dos grupos 1, 2 e 3 foram maiores no teste de detecção de intervalos de silêncio do que em relação ao de intervalos no ruído. Em relação ao nível socioeconômico, em ambos os testes houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Conclusão: Houve influência do nível socioeconômico na resolução temporal medida tanto pelo teste de detecção de intervalos de silêncio quanto pelo de intervalos no ruído. |
author2 |
https://orcid.org/0000-0003-1353-4362 |
author_facet |
https://orcid.org/0000-0003-1353-4362 Balen, Sheila Andreoli Boeno, Mirian Regina Moresco Liebel, Graziela |
format |
article |
author |
Balen, Sheila Andreoli Boeno, Mirian Regina Moresco Liebel, Graziela |
author_sort |
Balen, Sheila Andreoli |
title |
A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares |
title_short |
A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares |
title_full |
A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares |
title_fullStr |
A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares |
title_full_unstemmed |
A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares |
title_sort |
influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares |
publisher |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53083 https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100004 |
work_keys_str_mv |
AT balensheilaandreoli ainfluenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares AT boenomirianreginamoresco ainfluenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares AT liebelgraziela ainfluenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares AT balensheilaandreoli theinfluenceofsocioeconomiclevelintemporalresolutioninschoolagechildren AT boenomirianreginamoresco theinfluenceofsocioeconomiclevelintemporalresolutioninschoolagechildren AT liebelgraziela theinfluenceofsocioeconomiclevelintemporalresolutioninschoolagechildren AT balensheilaandreoli influenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares AT boenomirianreginamoresco influenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares AT liebelgraziela influenciadonivelsocioeconomiconaresolucaotemporalemescolares |
_version_ |
1773959910661292032 |