A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares

Objetivo: Verificar a influência do nível socioeconômico na resolução temporal de escolares em dois protocolos de avaliação. Métodos: A amostra foi constituída por 44 crianças de seis a 11 anos, sem histórico de alterações otológicas e/ou audiológicas, de doenças neurológicas e psicológicas conhecid...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Balen, Sheila Andreoli, Boeno, Mirian Regina Moresco, Liebel, Graziela
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-1353-4362
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53083
https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100004
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Objetivo: Verificar a influência do nível socioeconômico na resolução temporal de escolares em dois protocolos de avaliação. Métodos: A amostra foi constituída por 44 crianças de seis a 11 anos, sem histórico de alterações otológicas e/ou audiológicas, de doenças neurológicas e psicológicas conhecidas e com audição normal. A amostra foi dividida em três grupos, de acordo com o Critério de Classificação Econômica do Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa: Grupo 1: nível socioeconômico alto; Grupo 2: nível socioeconômico médio; Grupo 3: nível socioeconômico baixo. Foram aplicados os testes de detecção de intervalos de silêncio (RGDT) e de detecção de intervalo no ruído (GIN). A análise estatística utilizou o teste Ryan-Einot-Gabriel-Welch Multiple Range Test. Resultados: As médias de desempenho dos grupos 1, 2 e 3 foram maiores no teste de detecção de intervalos de silêncio do que em relação ao de intervalos no ruído. Em relação ao nível socioeconômico, em ambos os testes houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Conclusão: Houve influência do nível socioeconômico na resolução temporal medida tanto pelo teste de detecção de intervalos de silêncio quanto pelo de intervalos no ruído.