A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro

With the implementation of the National Curriculum Guidelines in Brazil, speech therapy degree courses have expanded the provision of modules on public health, aiming to promote the incorporation of students into Brazilian National Health System (SUS). The aim of this article was to understand educa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Telles, Mauricio Wiering Pinto, Noro, Luiz Roberto Augusto
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52844
https://doi.org/10.1590/interface.200704
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-52844
record_format dspace
spelling ri-123456789-528442023-06-22T18:33:10Z A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro Education for public health from the perspective of professors teaching on speech-language-hearing undergraduate programs in public universities in the Northeast of Brazil Telles, Mauricio Wiering Pinto Noro, Luiz Roberto Augusto https://orcid.org/0000-0002-5568-6877 fonoaudiologia educação superior avaliação educacional With the implementation of the National Curriculum Guidelines in Brazil, speech therapy degree courses have expanded the provision of modules on public health, aiming to promote the incorporation of students into Brazilian National Health System (SUS). The aim of this article was to understand education for public health from the perspective of professors teaching on speech-language-hearing undergraduate programs in public universities in the Northeast of Brazil. We conducted interviews with seven key informants. The data was analyzed in the light of the relevant literature on public health and “curriculum acts”. Although different conceptions of public health were observed, the findings show that professors understand that education for public health is uniquely positioned to promote education in the context of the SUS. The findings point to the need to promote studies that support the incorporation of students into the SUS. No Brasil, os cursos de graduação em Fonoaudiologia, com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ampliaram a oferta de componentes curriculares de Saúde Coletiva, buscando fortalecer a inserção dos estudantes no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, este artigo objetiva compreender a formação em Saúde Coletiva dos cursos de Fonoaudiologia em universidades públicas do Nordeste brasileiro, na perspectiva docente. Para a produção de dados foram realizadas entrevistas com sete informantes-chave, e para a análise foram utilizados os referenciais teóricos sobre Saúde Coletiva e atos de currículo. Nos resultados, identificou-se uma compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva como espaço privilegiado para a formação no contexto do SUS, ainda que tenha sido observada uma heterogeneidade na concepção de Saúde Coletiva. Isso aponta para a necessidade de fomentar estudos que subsidiem a ampliação da inserção dos estudantes no SUS. 2023-06-22T18:33:10Z 2023-06-22T18:33:10Z 2021 article TELLES, Maurício Wiering Pinto; NORO, Luiz Roberto Augusto. A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 25, p. 1, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/interface.200704. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/rm3XJxmmQGHvTzFBs6c4vrH/?lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52844 https://doi.org/10.1590/interface.200704 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Interface - Comunicação, Saúde, Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic fonoaudiologia
educação superior
avaliação educacional
spellingShingle fonoaudiologia
educação superior
avaliação educacional
Telles, Mauricio Wiering Pinto
Noro, Luiz Roberto Augusto
A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro
description With the implementation of the National Curriculum Guidelines in Brazil, speech therapy degree courses have expanded the provision of modules on public health, aiming to promote the incorporation of students into Brazilian National Health System (SUS). The aim of this article was to understand education for public health from the perspective of professors teaching on speech-language-hearing undergraduate programs in public universities in the Northeast of Brazil. We conducted interviews with seven key informants. The data was analyzed in the light of the relevant literature on public health and “curriculum acts”. Although different conceptions of public health were observed, the findings show that professors understand that education for public health is uniquely positioned to promote education in the context of the SUS. The findings point to the need to promote studies that support the incorporation of students into the SUS.
author2 https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
author_facet https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
Telles, Mauricio Wiering Pinto
Noro, Luiz Roberto Augusto
format article
author Telles, Mauricio Wiering Pinto
Noro, Luiz Roberto Augusto
author_sort Telles, Mauricio Wiering Pinto
title A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro
title_short A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro
title_full A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro
title_fullStr A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro
title_full_unstemmed A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro
title_sort compreensão dos docentes sobre a formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia de universidades públicas do nordeste brasileiro
publisher Interface - Comunicação, Saúde, Educação
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52844
https://doi.org/10.1590/interface.200704
work_keys_str_mv AT tellesmauriciowieringpinto acompreensaodosdocentessobreaformacaoemsaudecoletivanoscursosdefonoaudiologiadeuniversidadespublicasdonordestebrasileiro
AT noroluizrobertoaugusto acompreensaodosdocentessobreaformacaoemsaudecoletivanoscursosdefonoaudiologiadeuniversidadespublicasdonordestebrasileiro
AT tellesmauriciowieringpinto educationforpublichealthfromtheperspectiveofprofessorsteachingonspeechlanguagehearingundergraduateprogramsinpublicuniversitiesinthenortheastofbrazil
AT noroluizrobertoaugusto educationforpublichealthfromtheperspectiveofprofessorsteachingonspeechlanguagehearingundergraduateprogramsinpublicuniversitiesinthenortheastofbrazil
AT tellesmauriciowieringpinto compreensaodosdocentessobreaformacaoemsaudecoletivanoscursosdefonoaudiologiadeuniversidadespublicasdonordestebrasileiro
AT noroluizrobertoaugusto compreensaodosdocentessobreaformacaoemsaudecoletivanoscursosdefonoaudiologiadeuniversidadespublicasdonordestebrasileiro
_version_ 1773965498340343808