A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro
With the implementation of the National Curriculum Guidelines in Brazil, speech therapy degree courses have expanded the provision of modules on public health, aiming to promote the incorporation of students into Brazilian National Health System (SUS). The aim of this article was to understand educa...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52844 https://doi.org/10.1590/interface.200704 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-52844 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-528442023-06-22T18:33:10Z A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro Education for public health from the perspective of professors teaching on speech-language-hearing undergraduate programs in public universities in the Northeast of Brazil Telles, Mauricio Wiering Pinto Noro, Luiz Roberto Augusto https://orcid.org/0000-0002-5568-6877 fonoaudiologia educação superior avaliação educacional With the implementation of the National Curriculum Guidelines in Brazil, speech therapy degree courses have expanded the provision of modules on public health, aiming to promote the incorporation of students into Brazilian National Health System (SUS). The aim of this article was to understand education for public health from the perspective of professors teaching on speech-language-hearing undergraduate programs in public universities in the Northeast of Brazil. We conducted interviews with seven key informants. The data was analyzed in the light of the relevant literature on public health and “curriculum acts”. Although different conceptions of public health were observed, the findings show that professors understand that education for public health is uniquely positioned to promote education in the context of the SUS. The findings point to the need to promote studies that support the incorporation of students into the SUS. No Brasil, os cursos de graduação em Fonoaudiologia, com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ampliaram a oferta de componentes curriculares de Saúde Coletiva, buscando fortalecer a inserção dos estudantes no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, este artigo objetiva compreender a formação em Saúde Coletiva dos cursos de Fonoaudiologia em universidades públicas do Nordeste brasileiro, na perspectiva docente. Para a produção de dados foram realizadas entrevistas com sete informantes-chave, e para a análise foram utilizados os referenciais teóricos sobre Saúde Coletiva e atos de currículo. Nos resultados, identificou-se uma compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva como espaço privilegiado para a formação no contexto do SUS, ainda que tenha sido observada uma heterogeneidade na concepção de Saúde Coletiva. Isso aponta para a necessidade de fomentar estudos que subsidiem a ampliação da inserção dos estudantes no SUS. 2023-06-22T18:33:10Z 2023-06-22T18:33:10Z 2021 article TELLES, Maurício Wiering Pinto; NORO, Luiz Roberto Augusto. A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 25, p. 1, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/interface.200704. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/rm3XJxmmQGHvTzFBs6c4vrH/?lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52844 https://doi.org/10.1590/interface.200704 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Interface - Comunicação, Saúde, Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
fonoaudiologia educação superior avaliação educacional |
spellingShingle |
fonoaudiologia educação superior avaliação educacional Telles, Mauricio Wiering Pinto Noro, Luiz Roberto Augusto A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro |
description |
With the implementation of the National Curriculum Guidelines in Brazil, speech therapy degree courses have expanded the provision of modules on public health, aiming to promote the incorporation of students into Brazilian National Health System (SUS). The aim of this article was to understand education for public health from the perspective of professors teaching on speech-language-hearing undergraduate programs in public universities in the Northeast of Brazil. We conducted interviews with seven key informants. The data was analyzed in the light of the relevant literature on public health and “curriculum acts”. Although different conceptions of public health were observed, the findings show that professors understand that education for public health is uniquely positioned to promote education in the context of the SUS. The findings point to the need to promote studies that support the incorporation of students into the SUS. |
author2 |
https://orcid.org/0000-0002-5568-6877 |
author_facet |
https://orcid.org/0000-0002-5568-6877 Telles, Mauricio Wiering Pinto Noro, Luiz Roberto Augusto |
format |
article |
author |
Telles, Mauricio Wiering Pinto Noro, Luiz Roberto Augusto |
author_sort |
Telles, Mauricio Wiering Pinto |
title |
A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro |
title_short |
A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro |
title_full |
A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro |
title_fullStr |
A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro |
title_full_unstemmed |
A compreensão dos docentes sobre a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia de universidades públicas do Nordeste brasileiro |
title_sort |
compreensão dos docentes sobre a formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia de universidades públicas do nordeste brasileiro |
publisher |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52844 https://doi.org/10.1590/interface.200704 |
work_keys_str_mv |
AT tellesmauriciowieringpinto acompreensaodosdocentessobreaformacaoemsaudecoletivanoscursosdefonoaudiologiadeuniversidadespublicasdonordestebrasileiro AT noroluizrobertoaugusto acompreensaodosdocentessobreaformacaoemsaudecoletivanoscursosdefonoaudiologiadeuniversidadespublicasdonordestebrasileiro AT tellesmauriciowieringpinto educationforpublichealthfromtheperspectiveofprofessorsteachingonspeechlanguagehearingundergraduateprogramsinpublicuniversitiesinthenortheastofbrazil AT noroluizrobertoaugusto educationforpublichealthfromtheperspectiveofprofessorsteachingonspeechlanguagehearingundergraduateprogramsinpublicuniversitiesinthenortheastofbrazil AT tellesmauriciowieringpinto compreensaodosdocentessobreaformacaoemsaudecoletivanoscursosdefonoaudiologiadeuniversidadespublicasdonordestebrasileiro AT noroluizrobertoaugusto compreensaodosdocentessobreaformacaoemsaudecoletivanoscursosdefonoaudiologiadeuniversidadespublicasdonordestebrasileiro |
_version_ |
1773965498340343808 |