Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem

This research deals with affectivity in education. Its general objective is to analyze the role of affectivity in the teacher-student relationship and its implications for the teaching-learning process, in the early years of elementary school. For that, a bibliographic survey was carried out from au...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cordeiro, Tereza Silva dos Santos
Outros Autores: Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52695
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-52695
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Afetividade
Affectivity
Relação professor-aluno
Teacher-student relationship
Processo de ensino-aprendizagem
Teaching-learning process
Ensino fundamental
Elementary school
Anos iniciais
Early years
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Afetividade
Affectivity
Relação professor-aluno
Teacher-student relationship
Processo de ensino-aprendizagem
Teaching-learning process
Ensino fundamental
Elementary school
Anos iniciais
Early years
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Cordeiro, Tereza Silva dos Santos
Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem
description This research deals with affectivity in education. Its general objective is to analyze the role of affectivity in the teacher-student relationship and its implications for the teaching-learning process, in the early years of elementary school. For that, a bibliographic survey was carried out from authors such as: Wallon (2010); Cavalcante (2008); Mahoney and Almeida (2005); Oliveira (2011); Araujo, et al. (2020); Ribeiro (2010); Almeida (2008), Maia (2021), among others who discuss the theme of affectivity in education. In addition to a field research, with teachers from a municipal public school in Natal/RN, bringing results with a qualitative approach, with an exploratory and descriptive character. Data were gathered from the use of a semi-structured questionnaire, containing open and closed questions, applied through face-to-face contact with the participants. Thus, it was possible to infer, based on the collected data, that the affectivity in the teacher-student relationship has the role of uniting and establishing links between individuals, reinforcing relationships, facilitating and collaborating with the pedagogical work in the classroom. In this way, the positive influence of affectivity in the construction of knowledge and in the organization of the pedagogical work is highlighted, being, therefore, an indispensable element in the teaching-learning process of the initial years of fundamental education, since its presence enhances and drives the process educational, making it more enjoyable, meaningful and useful.
author2 Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
author_facet Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
Cordeiro, Tereza Silva dos Santos
format bachelorThesis
author Cordeiro, Tereza Silva dos Santos
author_sort Cordeiro, Tereza Silva dos Santos
title Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem
title_short Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem
title_full Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem
title_sort vamos afetar os nossos alunos? afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52695
work_keys_str_mv AT cordeiroterezasilvadossantos vamosafetarosnossosalunosafetividadeesuasimplicacoesparaoprocessodeensinoaprendizagem
AT cordeiroterezasilvadossantos willweaffectourstudentsaffectivityanditsimplicationsfortheteachinglearningprocess
_version_ 1773965038157037568
spelling ri-123456789-526952023-06-14T21:16:55Z Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem Will we affect our students? Affectivity and its implications for the teaching-learning process Cordeiro, Tereza Silva dos Santos Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Reis, Mônica Karina Santos Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira Afetividade Affectivity Relação professor-aluno Teacher-student relationship Processo de ensino-aprendizagem Teaching-learning process Ensino fundamental Elementary school Anos iniciais Early years CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research deals with affectivity in education. Its general objective is to analyze the role of affectivity in the teacher-student relationship and its implications for the teaching-learning process, in the early years of elementary school. For that, a bibliographic survey was carried out from authors such as: Wallon (2010); Cavalcante (2008); Mahoney and Almeida (2005); Oliveira (2011); Araujo, et al. (2020); Ribeiro (2010); Almeida (2008), Maia (2021), among others who discuss the theme of affectivity in education. In addition to a field research, with teachers from a municipal public school in Natal/RN, bringing results with a qualitative approach, with an exploratory and descriptive character. Data were gathered from the use of a semi-structured questionnaire, containing open and closed questions, applied through face-to-face contact with the participants. Thus, it was possible to infer, based on the collected data, that the affectivity in the teacher-student relationship has the role of uniting and establishing links between individuals, reinforcing relationships, facilitating and collaborating with the pedagogical work in the classroom. In this way, the positive influence of affectivity in the construction of knowledge and in the organization of the pedagogical work is highlighted, being, therefore, an indispensable element in the teaching-learning process of the initial years of fundamental education, since its presence enhances and drives the process educational, making it more enjoyable, meaningful and useful. A presente pesquisa versa sobre a afetividade na educação. Tem como o objetivo geral, analisar o papel da afetividade na relação professor-aluno e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de autores como: Wallon (2010); Cavalcante (2008); Mahoney e Almeida (2005); Oliveira (2011); Araújo, et al. (2020); Ribeiro (2010); Almeida (2008), Maia (2021), dentre outros que discutem o tema da afetividade na educação. Além de uma pesquisa de campo, com professores de uma escola pública municipal de Natal/RN, trazendo resultados com abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Os dados foram reunidos a partir da utilização de um questionário semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas, aplicado por meio de contato presencial com as participantes. Desta forma, foi possível inferir com base nos dados coletados, que a afetividade na relação professor-aluno tem o papel de unir e estabelecer vínculos entre os indivíduos, reforçando as relações, facilitando e colaborando com o trabalho pedagógico em sala de aula. Desse modo, ressalta-se a influência positiva da afetividade na construção do conhecimento e na organização do trabalho pedagógico, sendo, portanto, um elemento indispensável ao processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental, pois sua presença potencializa e impulsiona o processo educacional, tornando-o mais agradável, significativo e proveitoso. 2023-06-14T21:16:53Z 2023-06-14T21:16:53Z 2023-03-23 bachelorThesis CORDEIRO, Tereza Silva dos Santos. Vamos afetar nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Orientador: Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas. 2023. 66 v. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52695 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação