Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem
This research deals with affectivity in education. Its general objective is to analyze the role of affectivity in the teacher-student relationship and its implications for the teaching-learning process, in the early years of elementary school. For that, a bibliographic survey was carried out from au...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52695 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-52695 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Afetividade Affectivity Relação professor-aluno Teacher-student relationship Processo de ensino-aprendizagem Teaching-learning process Ensino fundamental Elementary school Anos iniciais Early years CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Afetividade Affectivity Relação professor-aluno Teacher-student relationship Processo de ensino-aprendizagem Teaching-learning process Ensino fundamental Elementary school Anos iniciais Early years CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Cordeiro, Tereza Silva dos Santos Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem |
description |
This research deals with affectivity in education. Its general objective is to analyze the role of affectivity in the teacher-student relationship and its implications for the teaching-learning process, in the early years of elementary school. For that, a bibliographic survey was carried out from authors such as: Wallon (2010); Cavalcante (2008); Mahoney and Almeida (2005); Oliveira (2011); Araujo, et al. (2020); Ribeiro (2010); Almeida (2008), Maia (2021), among others who discuss the theme of affectivity in education. In addition to a field research, with teachers from a municipal public school in Natal/RN, bringing results with a qualitative approach, with an exploratory and descriptive character. Data were gathered from the use of a semi-structured questionnaire, containing open and closed questions, applied through face-to-face contact with the participants. Thus, it was possible to infer, based on the collected data, that the affectivity in the teacher-student relationship has the role of uniting and establishing links between individuals, reinforcing relationships, facilitating and collaborating with the pedagogical work in the classroom. In this way, the positive influence of affectivity in the construction of knowledge and in the organization of the pedagogical work is highlighted, being, therefore, an indispensable element in the teaching-learning process of the initial years of fundamental education, since its presence enhances and drives the process educational, making it more enjoyable, meaningful and useful. |
author2 |
Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de |
author_facet |
Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Cordeiro, Tereza Silva dos Santos |
format |
bachelorThesis |
author |
Cordeiro, Tereza Silva dos Santos |
author_sort |
Cordeiro, Tereza Silva dos Santos |
title |
Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
vamos afetar os nossos alunos? afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52695 |
work_keys_str_mv |
AT cordeiroterezasilvadossantos vamosafetarosnossosalunosafetividadeesuasimplicacoesparaoprocessodeensinoaprendizagem AT cordeiroterezasilvadossantos willweaffectourstudentsaffectivityanditsimplicationsfortheteachinglearningprocess |
_version_ |
1773965038157037568 |
spelling |
ri-123456789-526952023-06-14T21:16:55Z Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem Will we affect our students? Affectivity and its implications for the teaching-learning process Cordeiro, Tereza Silva dos Santos Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Reis, Mônica Karina Santos Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira Afetividade Affectivity Relação professor-aluno Teacher-student relationship Processo de ensino-aprendizagem Teaching-learning process Ensino fundamental Elementary school Anos iniciais Early years CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research deals with affectivity in education. Its general objective is to analyze the role of affectivity in the teacher-student relationship and its implications for the teaching-learning process, in the early years of elementary school. For that, a bibliographic survey was carried out from authors such as: Wallon (2010); Cavalcante (2008); Mahoney and Almeida (2005); Oliveira (2011); Araujo, et al. (2020); Ribeiro (2010); Almeida (2008), Maia (2021), among others who discuss the theme of affectivity in education. In addition to a field research, with teachers from a municipal public school in Natal/RN, bringing results with a qualitative approach, with an exploratory and descriptive character. Data were gathered from the use of a semi-structured questionnaire, containing open and closed questions, applied through face-to-face contact with the participants. Thus, it was possible to infer, based on the collected data, that the affectivity in the teacher-student relationship has the role of uniting and establishing links between individuals, reinforcing relationships, facilitating and collaborating with the pedagogical work in the classroom. In this way, the positive influence of affectivity in the construction of knowledge and in the organization of the pedagogical work is highlighted, being, therefore, an indispensable element in the teaching-learning process of the initial years of fundamental education, since its presence enhances and drives the process educational, making it more enjoyable, meaningful and useful. A presente pesquisa versa sobre a afetividade na educação. Tem como o objetivo geral, analisar o papel da afetividade na relação professor-aluno e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de autores como: Wallon (2010); Cavalcante (2008); Mahoney e Almeida (2005); Oliveira (2011); Araújo, et al. (2020); Ribeiro (2010); Almeida (2008), Maia (2021), dentre outros que discutem o tema da afetividade na educação. Além de uma pesquisa de campo, com professores de uma escola pública municipal de Natal/RN, trazendo resultados com abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Os dados foram reunidos a partir da utilização de um questionário semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas, aplicado por meio de contato presencial com as participantes. Desta forma, foi possível inferir com base nos dados coletados, que a afetividade na relação professor-aluno tem o papel de unir e estabelecer vínculos entre os indivíduos, reforçando as relações, facilitando e colaborando com o trabalho pedagógico em sala de aula. Desse modo, ressalta-se a influência positiva da afetividade na construção do conhecimento e na organização do trabalho pedagógico, sendo, portanto, um elemento indispensável ao processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental, pois sua presença potencializa e impulsiona o processo educacional, tornando-o mais agradável, significativo e proveitoso. 2023-06-14T21:16:53Z 2023-06-14T21:16:53Z 2023-03-23 bachelorThesis CORDEIRO, Tereza Silva dos Santos. Vamos afetar nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Orientador: Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas. 2023. 66 v. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52695 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |