Desempenho das funções executivas em adolescentes: estudo de intervenção com robótica educacional

Objetivo: Avaliar a influência da Robótica Educacional (RE) nas funções executivas de adolescentes por meio do uso da ferramenta LEGO Mindstorms®. Trata-se de estudo longitudinal, de intervenção, de natureza predominantemente quantitativa. Método: Participaram 14 adolescentes, de 15 a 16 anos de ida...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Azoni, Cíntia Alves Salgado, Araujo, Gleyna Lemos Leonez de
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista Psicopedagogia
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52330
http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200006
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Descrição
Resumo:Objetivo: Avaliar a influência da Robótica Educacional (RE) nas funções executivas de adolescentes por meio do uso da ferramenta LEGO Mindstorms®. Trata-se de estudo longitudinal, de intervenção, de natureza predominantemente quantitativa. Método: Participaram 14 adolescentes, de 15 a 16 anos de idade, estudantes de escolas da cidade de Natal, RN, divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo de Estudo (GE). Para a avaliação pré e pós-intervenção, as funções executivas foram medidas por instrumentos distintos a fim de mensurar seus diferentes componentes, tais como: controle inibitório, por meio do Teste dos Cinco Dígitos/Five Digits Test (FDT); Memória de Trabalho (MO), com a utilização dos Blocos de Corsi; capacidade de planejamento, avaliada pela tarefa Torre de Londres e; flexibilidade cognitiva, por meio do Wisconsin e FDT. Para a intervenção, o GE participou de oficinas com a ferramenta de RE LEGO Mindstorms®, no total de 36 encontros de 60 minutos cada. Todos os participantes do GE foram submetidos à mesma forma de uso da ferramenta, com um professor capacitado. Resultados: Houve diferença estatística significante nas funções executivas de Controle Inibitório (p<0,01; r=0,75), Flexibilidade Cognitiva (p<0,01; r=1,50) e Planejamento (p<0,001; r=3,87). Conclusão: Tais resultados evidenciam que a RE possui efeito de melhoria nas funções executivas de flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento. As medidas de memória operacional não apresentaram significância estatística. Pesquisas longitudinais futuras podem incluir análise de generalização e medidas de follow-up para a intervenção.