Uso de podcasts no processo de ensino-aprendizagem em Nutrição: percepções discentes

A pandemia da COVID-19 implicou em um processo de intensificação do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como ferramentas de ensino. Partindo da hipótese de que o uso de Podcast é uma importante alternativa para o ensino universitário remoto, este estudo tem como objetivo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lino, Giuliana
Outros Autores: Jorge, Thiago Perez
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50281
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A pandemia da COVID-19 implicou em um processo de intensificação do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como ferramentas de ensino. Partindo da hipótese de que o uso de Podcast é uma importante alternativa para o ensino universitário remoto, este estudo tem como objetivo compreender como esta ferramenta pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em Nutrição a partir da percepção dos estudantes. Este relato é um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo que foi realizado com 29 estudantes matriculados no componente curricular Educação Alimentar e Nutricional em 2020.6, do curso de graduação em Nutrição do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo seguiu os princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica em seres humanos, publicado na Resolução nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde, preservando o caráter voluntário e o anonimato das participantes. Foram gravados seis programas de áudio que foram disponibilizados nas plataformas Spotify e SoundCloud. Para avaliar a percepção dos estudantes sobre este recurso, foi aplicado um questionário construído com a ferramenta Google Forms. Posteriormente os dados foram analisados. Os resultados apontam que podcasts possuem um importante potencial enquanto ferramenta para educação, gerando motivação, interesse, interação e contribuindo para o aprendizado. No entanto, são necessárias mais pesquisas na área, bem como a capacitação dos professores para a utilização de metodologias como o podcast em sala de aula.