Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN
The present work aimed to highlight the musical learning trajectory of students of the 3rd year of CIART in semester 2022.1, analyzing the role of the child and the teaching role in this process. For a better understanding and theoretical basis, studies and authors such as Madalozzo (2013; 2019); Bi...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49981 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-49981 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-499812022-12-27T15:24:50Z Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN Musical learning in childhood: experiences and trajectories carried out by students of the UFRN Artistic Initiation Course Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva Gomes, Carolina Chaves http://lattes.cnpq.br/1716956463155805 Oliveira, Mário André Wanderley https://orcid.org/0000-0001-8349-0380 Gaulke, Tamar Genz https://orcid.org/0000-0003-1582-3782 Aprendizagem Musical na Infância Protagonismo Infantil Aprendizagem na Infância sob uma perspectiva sócio-histórica CIART Educação Musical Infantil The present work aimed to highlight the musical learning trajectory of students of the 3rd year of CIART in semester 2022.1, analyzing the role of the child and the teaching role in this process. For a better understanding and theoretical basis, studies and authors such as Madalozzo (2013; 2019); Birth (2014; 2017; 2019); Sarmento (2000; 2005; 2018); Sousa (2019; 2022); Vygotsky (1998a; 1998b; 2007), on the themes Musical Learning in Childhood, Child Protagonism, Learning in Childhood from a socio-historical perspective. Case study procedures were carried out and the methodology comprised the qualitative/mixed approach of an exploratory-descriptive nature and had as techniques and data instruments a semi-structured interview script a conversation type semi-structured interview. The result of the research emphasizes the role of the child as the center of explanations and that their speeches are fundamental, recognizing the importance of music, and that CIART, in its teaching role, performs a work in which children's protagonism is valued. O presente trabalho teve como objetivo evidenciar a trajetória de aprendizagem musical de alunos do 3º ano do CIART no semestre 2022.1, analisando o protagonismo da criança e o papel docente nesse processo. Para uma melhor compreensão e embasamento teórico são abordados estudos e autores como Madalozzo (2013; 2019); Nascimento (2014; 2017; 2019); Sarmento (2000; 2005; 2018); Sousa (2019; 2022); Vygotsky (1998a; 1998b; 2007), acerca dos temas Aprendizagem Musical na Infância, Protagonismo Infantil, Aprendizagem na Infância sob uma perspectiva sócio-histórica. Foram realizados procedimentos de estudo de caso e a metodologia compreendeu a abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo e teve como técnicas e instrumentos de dados um roteiro de entrevista semiestruturada do tipo de conversa. O resultado da pesquisa enfatiza o papel da criança como centro das explanações e que suas falas são fundamentais, reconhecendo a importância da música, e que o CIART, em seu papel docente, realiza um trabalho em que valoriza o protagonismo infantil. 2022-12-05T15:28:32Z 2022-12-05T15:28:32Z 2022-11-23 bachelorThesis PIMENTEL, Débora Shirley Paulo da Silva. Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN. Orientadora: Carolina Chaves Gomes. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música), Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49981 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música Escola de Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Aprendizagem Musical na Infância Protagonismo Infantil Aprendizagem na Infância sob uma perspectiva sócio-histórica CIART Educação Musical Infantil |
spellingShingle |
Aprendizagem Musical na Infância Protagonismo Infantil Aprendizagem na Infância sob uma perspectiva sócio-histórica CIART Educação Musical Infantil Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN |
description |
The present work aimed to highlight the musical learning trajectory of students of the 3rd year of CIART in semester 2022.1, analyzing the role of the child and the teaching role in this process. For a better understanding and theoretical basis, studies and authors such as Madalozzo (2013; 2019); Birth (2014; 2017; 2019); Sarmento (2000; 2005; 2018); Sousa (2019; 2022); Vygotsky (1998a; 1998b; 2007), on the themes Musical Learning in Childhood, Child Protagonism, Learning in Childhood from a socio-historical perspective. Case study procedures were carried out and the methodology comprised the qualitative/mixed approach of an exploratory-descriptive nature and had as techniques and data instruments a semi-structured interview script a conversation type semi-structured interview. The result of the research emphasizes the role of the child as the center of explanations and that their speeches are fundamental, recognizing the importance of music, and that CIART, in its teaching role, performs a work in which children's protagonism is valued. |
author2 |
Gomes, Carolina Chaves |
author_facet |
Gomes, Carolina Chaves Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva |
author_sort |
Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva |
title |
Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN |
title_short |
Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN |
title_full |
Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN |
title_fullStr |
Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN |
title_sort |
aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do curso de iniciação artística da ufrn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49981 |
work_keys_str_mv |
AT pimenteldeborashirleypaulodasilva aprendizagemmusicalnainfanciavivenciasetrajetoriasprotagonizadaspelosalunosdocursodeiniciacaoartisticadaufrn AT pimenteldeborashirleypaulodasilva musicallearninginchildhoodexperiencesandtrajectoriescarriedoutbystudentsoftheufrnartisticinitiationcourse |
_version_ |
1773959128062885888 |