Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN

The present work aimed to highlight the musical learning trajectory of students of the 3rd year of CIART in semester 2022.1, analyzing the role of the child and the teaching role in this process. For a better understanding and theoretical basis, studies and authors such as Madalozzo (2013; 2019); Bi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva
Outros Autores: Gomes, Carolina Chaves
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49981
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-49981
record_format dspace
spelling ri-123456789-499812022-12-27T15:24:50Z Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN Musical learning in childhood: experiences and trajectories carried out by students of the UFRN Artistic Initiation Course Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva Gomes, Carolina Chaves http://lattes.cnpq.br/1716956463155805 Oliveira, Mário André Wanderley https://orcid.org/0000-0001-8349-0380 Gaulke, Tamar Genz https://orcid.org/0000-0003-1582-3782 Aprendizagem Musical na Infância Protagonismo Infantil Aprendizagem na Infância sob uma perspectiva sócio-histórica CIART Educação Musical Infantil The present work aimed to highlight the musical learning trajectory of students of the 3rd year of CIART in semester 2022.1, analyzing the role of the child and the teaching role in this process. For a better understanding and theoretical basis, studies and authors such as Madalozzo (2013; 2019); Birth (2014; 2017; 2019); Sarmento (2000; 2005; 2018); Sousa (2019; 2022); Vygotsky (1998a; 1998b; 2007), on the themes Musical Learning in Childhood, Child Protagonism, Learning in Childhood from a socio-historical perspective. Case study procedures were carried out and the methodology comprised the qualitative/mixed approach of an exploratory-descriptive nature and had as techniques and data instruments a semi-structured interview script a conversation type semi-structured interview. The result of the research emphasizes the role of the child as the center of explanations and that their speeches are fundamental, recognizing the importance of music, and that CIART, in its teaching role, performs a work in which children's protagonism is valued. O presente trabalho teve como objetivo evidenciar a trajetória de aprendizagem musical de alunos do 3º ano do CIART no semestre 2022.1, analisando o protagonismo da criança e o papel docente nesse processo. Para uma melhor compreensão e embasamento teórico são abordados estudos e autores como Madalozzo (2013; 2019); Nascimento (2014; 2017; 2019); Sarmento (2000; 2005; 2018); Sousa (2019; 2022); Vygotsky (1998a; 1998b; 2007), acerca dos temas Aprendizagem Musical na Infância, Protagonismo Infantil, Aprendizagem na Infância sob uma perspectiva sócio-histórica. Foram realizados procedimentos de estudo de caso e a metodologia compreendeu a abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo e teve como técnicas e instrumentos de dados um roteiro de entrevista semiestruturada do tipo de conversa. O resultado da pesquisa enfatiza o papel da criança como centro das explanações e que suas falas são fundamentais, reconhecendo a importância da música, e que o CIART, em seu papel docente, realiza um trabalho em que valoriza o protagonismo infantil. 2022-12-05T15:28:32Z 2022-12-05T15:28:32Z 2022-11-23 bachelorThesis PIMENTEL, Débora Shirley Paulo da Silva. Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN. Orientadora: Carolina Chaves Gomes. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música), Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49981 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música Escola de Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Aprendizagem Musical na Infância
Protagonismo Infantil
Aprendizagem na Infância sob uma perspectiva sócio-histórica
CIART
Educação Musical Infantil
spellingShingle Aprendizagem Musical na Infância
Protagonismo Infantil
Aprendizagem na Infância sob uma perspectiva sócio-histórica
CIART
Educação Musical Infantil
Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva
Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN
description The present work aimed to highlight the musical learning trajectory of students of the 3rd year of CIART in semester 2022.1, analyzing the role of the child and the teaching role in this process. For a better understanding and theoretical basis, studies and authors such as Madalozzo (2013; 2019); Birth (2014; 2017; 2019); Sarmento (2000; 2005; 2018); Sousa (2019; 2022); Vygotsky (1998a; 1998b; 2007), on the themes Musical Learning in Childhood, Child Protagonism, Learning in Childhood from a socio-historical perspective. Case study procedures were carried out and the methodology comprised the qualitative/mixed approach of an exploratory-descriptive nature and had as techniques and data instruments a semi-structured interview script a conversation type semi-structured interview. The result of the research emphasizes the role of the child as the center of explanations and that their speeches are fundamental, recognizing the importance of music, and that CIART, in its teaching role, performs a work in which children's protagonism is valued.
author2 Gomes, Carolina Chaves
author_facet Gomes, Carolina Chaves
Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva
format bachelorThesis
author Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva
author_sort Pimentel, Débora Shirley Paulo da Silva
title Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN
title_short Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN
title_full Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN
title_fullStr Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN
title_full_unstemmed Aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do Curso de Iniciação Artística da UFRN
title_sort aprendizagem musical na infância: vivências e trajetórias protagonizadas pelos alunos do curso de iniciação artística da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49981
work_keys_str_mv AT pimenteldeborashirleypaulodasilva aprendizagemmusicalnainfanciavivenciasetrajetoriasprotagonizadaspelosalunosdocursodeiniciacaoartisticadaufrn
AT pimenteldeborashirleypaulodasilva musicallearninginchildhoodexperiencesandtrajectoriescarriedoutbystudentsoftheufrnartisticinitiationcourse
_version_ 1773959128062885888