Aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola

With the live classes' gradual returns after the first two years of the Coronavirus diseases pandemic, the central question that crosses this Course Final Work is: In the new realities of the school after the pandemic’s advent, what effects can performance art practices have created and experie...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Dennis Emanoel Xaxá da
Outros Autores: Coutinho, Karyne Dias
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49781
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-49781
record_format dspace
spelling ri-123456789-497812022-11-17T10:55:58Z Aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola Class-performance and performative programs: clues for a subvertion at school Silva, Dennis Emanoel Xaxá da Coutinho, Karyne Dias http://lattes.cnpq.br/1739090264684032 http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 Lopes, Melissa dos Santos Lopes, Maria Luiza Soares Performance Ensino de Teatro Arte na escola With the live classes' gradual returns after the first two years of the Coronavirus diseases pandemic, the central question that crosses this Course Final Work is: In the new realities of the school after the pandemic’s advent, what effects can performance art practices have created and experienced in art classes during the period of the online teaching format? Assuming the pedagogical potential of performance as an artistic language, this study aims to re-elaborate Performative Programs to instigate performances at school, based on the studies and practices of some teachers-researchers-interpreters, such as Eleonora Fabião (2013), Diego Marques (2017), Denise Rachel (2013), Felipe Fagundes and André Bezerra, Lygia Clark and Grupo Andaluz de Teatro. Therefore, It does a brief bibliographic review regarding the pedagogies of performance, presenting some theoretical conceptions of the authors Renato Cohen (2011), Tania Alice (2016), Naira Ciotti (2013), Guilhermo Gómez-Peña (2016) and Pablo Helguera (2011); This study is about propose clues to bring children and young people closer to one contemporary art language and inspire art teachers, undergraduates, pedagogues, and other interested people who wish to work with scenic-performative exercises in school after the pandemic’s advent, which they urge even more for emancipatory, transgressive and poetic practices capable of facing the harsh realities of public education in Brazil. Com o retorno gradual das aulas presenciais após os dois primeiros anos da pandemia por Doença do Novo Coronavírus, a pergunta central que atravessa este Trabalho de Conclusão de Curso é: que efeitos podem ter, nas novas realidades da escola após o advento da pandemia, as práticas de performance criadas e experimentadas nas aulas de arte durante o período do formato remoto de ensino? Partindo do pressuposto do potencial pedagógico da performance como linguagem artística, este estudo tem o objetivo de reelaborar Programas Performativos para instigar performances na escola, a partir dos estudos e práticas de alguns professores-pesquisadores-performers, tais como: Eleonora Fabião (2013), Diego Marques (2017), Denise Rachel (2013), André Bezerra, Lygia Clark e Grupo Andaluz de Teatro. Para tanto, faz uma breve revisão bibliográfica referente às pedagogias da performance, apresentando algumas concepções teóricas dos autores Renato Cohen (2011), Tania Alice (2016), Naira Ciotti (2013), Guilhermo Gómez-Peña (2016), Felipe Fagundes e André Bezerra (2009) e Pablo Helguera (2011). Trata-se, neste estudo, de propor pistas para aproximar crianças e jovens de uma das linguagens da arte contemporânea e inspirar professores de arte, licenciandos, pedagogos e demais pessoas interessadas que desejem trabalhar com exercícios cênico-performativos nas escolas após o advento da pandemia, que urgem ainda mais por práticas emancipadoras, transgressoras e poéticas capazes de enfrentar as duras realidades do ensino público no Brasil. 2022-11-17T10:55:58Z 2022-11-17T10:55:58Z 2022-07-12 bachelorThesis SILVA, Dennis Emanoel Xaxá da. Aula-performance e programas performartivos: pistas para uma subversão na escola. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49781 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Teatro Departamento de Artes
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Performance
Ensino de Teatro
Arte na escola
spellingShingle Performance
Ensino de Teatro
Arte na escola
Silva, Dennis Emanoel Xaxá da
Aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola
description With the live classes' gradual returns after the first two years of the Coronavirus diseases pandemic, the central question that crosses this Course Final Work is: In the new realities of the school after the pandemic’s advent, what effects can performance art practices have created and experienced in art classes during the period of the online teaching format? Assuming the pedagogical potential of performance as an artistic language, this study aims to re-elaborate Performative Programs to instigate performances at school, based on the studies and practices of some teachers-researchers-interpreters, such as Eleonora Fabião (2013), Diego Marques (2017), Denise Rachel (2013), Felipe Fagundes and André Bezerra, Lygia Clark and Grupo Andaluz de Teatro. Therefore, It does a brief bibliographic review regarding the pedagogies of performance, presenting some theoretical conceptions of the authors Renato Cohen (2011), Tania Alice (2016), Naira Ciotti (2013), Guilhermo Gómez-Peña (2016) and Pablo Helguera (2011); This study is about propose clues to bring children and young people closer to one contemporary art language and inspire art teachers, undergraduates, pedagogues, and other interested people who wish to work with scenic-performative exercises in school after the pandemic’s advent, which they urge even more for emancipatory, transgressive and poetic practices capable of facing the harsh realities of public education in Brazil.
author2 Coutinho, Karyne Dias
author_facet Coutinho, Karyne Dias
Silva, Dennis Emanoel Xaxá da
format bachelorThesis
author Silva, Dennis Emanoel Xaxá da
author_sort Silva, Dennis Emanoel Xaxá da
title Aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola
title_short Aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola
title_full Aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola
title_fullStr Aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola
title_full_unstemmed Aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola
title_sort aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49781
work_keys_str_mv AT silvadennisemanoelxaxada aulaperformanceeprogramasperformativospistasparaumasubversaonaescola
AT silvadennisemanoelxaxada classperformanceandperformativeprogramscluesforasubvertionatschool
_version_ 1773967000155979776