Professora, meus filho só faz brincar? Reflexões sobre a brincadeira e o letramento na educação infantil
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da brincadeira no processo de letramento na educação infantil. Metodologicamente, constitui-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, que analisa o cotidiano de uma turma de nível 4, de uma instituição de educação infan...
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Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-497652022-12-13T18:47:45Z Professora, meus filho só faz brincar? Reflexões sobre a brincadeira e o letramento na educação infantil Rafael, Rosiane Rocha Fernandes, Gildene Lima de Souza Fernandes, Gildene Lima de Souza Oliveira, Manoilly Dantas de Lima, Juliana de Melo Brincadeira Letramento Educação Infantil Aprendizagem O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da brincadeira no processo de letramento na educação infantil. Metodologicamente, constitui-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, que analisa o cotidiano de uma turma de nível 4, de uma instituição de educação infantil da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN, à luz de revisão bibliográfica. Teoricamente, fundamenta-se nos estudos de Kishimoto (2002; 2011), Vigotski (1998; 2007 e 2009), Soares (1998 e 2011) e Ferreiro (1999) e nos documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) entre outros. A revisão bibliográfica indicou a importância da relação entre o brincar e o processo de letramento, pelo fato de a brincadeira possibilitar, entre outras aquisições, o desenvolvimento do pensamento e das linguagens. Em contrapartida, a análise da prática em questão, levantou inquietações acerca de como a brincadeira vem sendo inserida na rotina das crianças e como tem se relacionado (ou não) com as práticas de leitura e de escrita, demonstrando a necessidade de maior aproveitamento do seu potencial pedagógico no ambiente escolar, objetivando a apropriação da cultura letrada. 2022-11-16T19:01:45Z 2022-11-16T19:01:45Z 2022-07-20 bachelorThesis RAFAEL, Rosiane Rocha. Professora, meu filho só faz brincar? Reflexões sobre a brincadeira e o letramento na educação infantil. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49765 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
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O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da brincadeira no processo de letramento na educação infantil. Metodologicamente, constitui-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, que analisa o cotidiano de uma turma de nível 4, de uma instituição de educação infantil da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN, à luz de revisão bibliográfica. Teoricamente, fundamenta-se nos estudos de Kishimoto (2002; 2011), Vigotski (1998; 2007 e 2009), Soares (1998 e 2011) e Ferreiro (1999) e nos documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) entre outros. A revisão bibliográfica indicou a importância da relação entre o brincar e o processo de letramento, pelo fato de a brincadeira possibilitar, entre outras aquisições, o desenvolvimento do pensamento e das linguagens. Em contrapartida, a análise da prática em questão, levantou inquietações acerca de como a brincadeira vem sendo inserida na rotina das crianças e como tem se relacionado (ou não) com as práticas de leitura e de escrita, demonstrando a necessidade de maior aproveitamento do seu potencial pedagógico no ambiente escolar, objetivando a apropriação da cultura letrada. |
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