Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso

The present paper is a case study that has as objective to analyze didactic strategies used by teachers in a Municipal Elementary School placed in the city of Cruzeta – RN, after the period of social isolation. This monography is constituted due to experiencing a long pandemic cycle that affected al...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: SILVA, Renata Jordânia Alves da
Outros Autores: CAVALCANTE, Christianne Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49759
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-49759
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino Remoto
Estratégias didáticas
Isolamento Social
Dificuldades
Ensino à Distância
Didática
Ensino - aprendizagem
Ensino - Metodologias
Cruzeta (RN)
spellingShingle Ensino Remoto
Estratégias didáticas
Isolamento Social
Dificuldades
Ensino à Distância
Didática
Ensino - aprendizagem
Ensino - Metodologias
Cruzeta (RN)
SILVA, Renata Jordânia Alves da
Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso
description The present paper is a case study that has as objective to analyze didactic strategies used by teachers in a Municipal Elementary School placed in the city of Cruzeta – RN, after the period of social isolation. This monography is constituted due to experiencing a long pandemic cycle that affected all world sectors, mainly education, which is our research focus. With COVID-19 pandemic, many difficulties were found in the educational environment, and above all was teaching and learning through remote teaching using technological resources. Before these social withdrawal years, the school routine was totally changed, children and teachers went through critical situations that contributed to the school development being delayed. Therefore, this research also discusses the role of didactic in the return to face-to-face classes, since it must be made in an attractive manner that get students attention so they can concentrate, participating actively in classes to understand the topics covered. Thus, this monography starts with qualitative research taking in consideration the context lived currently, with field research through a semi structured interview with teachers of 1st to 5th grade in elementary school, and bibliography can be highlighted, mainly Alves Et Al (2016); Andes-Sn (2020); Aquino Et Al (2020); Balei Et Al (2008); Barros Et Al (2021); Brasil (2017); Brasil (1988); Cordeiro (2020); Costa Et Al (2020); Dionízio, Paiva (2021); Escurra (2016); Fonseca E Fonseca 2016; Freire (1992); Galvão, Saviani (2021); Gil (2002); Informandes (2020); Libâneo (1986); Libâneo (2006); Matos Et Al (2021); Moreira (1982); Oliveira (2021); Pontes (2020); Saviani (2011) to be theoretically based. After all, the results showed that a good development of didactic strategies in the classroom after the pandemic period is essential to improve the teaching practice and contributes significantly to the students teaching-learning process. Keywords: Remote Teaching, Didactic Strategies, Social Isolation, Difficulties.
author2 CAVALCANTE, Christianne Medeiros
author_facet CAVALCANTE, Christianne Medeiros
SILVA, Renata Jordânia Alves da
format bachelorThesis
author SILVA, Renata Jordânia Alves da
author_sort SILVA, Renata Jordânia Alves da
title Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso
title_short Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso
title_full Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso
title_fullStr Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso
title_full_unstemmed Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso
title_sort ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49759
work_keys_str_mv AT silvarenatajordaniaalvesda ressignificandoadidaticanoretornoasaulaspresenciaisnoperiodoposdistanciamentosocialumestudodecaso
AT silvarenatajordaniaalvesda recignificatingdidacticinthereturnoffacetofaceclassesinpostsocialdistanceperiodacasestudy
_version_ 1773963929186205696
spelling ri-123456789-497592022-11-16T13:01:50Z Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso Recignificating didactic in the return of face-to-face classes in post social distance period: a case study SILVA, Renata Jordânia Alves da CAVALCANTE, Christianne Medeiros 0000-0001-8115-2759 0000-0003-3726-0298 http://lattes.cnpq.br/5337718629104196 LIMA, Diêgo de MELO, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz 0000-0002-9849-8315 Ensino Remoto Estratégias didáticas Isolamento Social Dificuldades Ensino à Distância Didática Ensino - aprendizagem Ensino - Metodologias Cruzeta (RN) The present paper is a case study that has as objective to analyze didactic strategies used by teachers in a Municipal Elementary School placed in the city of Cruzeta – RN, after the period of social isolation. This monography is constituted due to experiencing a long pandemic cycle that affected all world sectors, mainly education, which is our research focus. With COVID-19 pandemic, many difficulties were found in the educational environment, and above all was teaching and learning through remote teaching using technological resources. Before these social withdrawal years, the school routine was totally changed, children and teachers went through critical situations that contributed to the school development being delayed. Therefore, this research also discusses the role of didactic in the return to face-to-face classes, since it must be made in an attractive manner that get students attention so they can concentrate, participating actively in classes to understand the topics covered. Thus, this monography starts with qualitative research taking in consideration the context lived currently, with field research through a semi structured interview with teachers of 1st to 5th grade in elementary school, and bibliography can be highlighted, mainly Alves Et Al (2016); Andes-Sn (2020); Aquino Et Al (2020); Balei Et Al (2008); Barros Et Al (2021); Brasil (2017); Brasil (1988); Cordeiro (2020); Costa Et Al (2020); Dionízio, Paiva (2021); Escurra (2016); Fonseca E Fonseca 2016; Freire (1992); Galvão, Saviani (2021); Gil (2002); Informandes (2020); Libâneo (1986); Libâneo (2006); Matos Et Al (2021); Moreira (1982); Oliveira (2021); Pontes (2020); Saviani (2011) to be theoretically based. After all, the results showed that a good development of didactic strategies in the classroom after the pandemic period is essential to improve the teaching practice and contributes significantly to the students teaching-learning process. Keywords: Remote Teaching, Didactic Strategies, Social Isolation, Difficulties. O presente trabalho é um estudo de caso que tem por objetivo analisar as estratégias didáticas utilizadas pelas professoras de uma escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental Básico localizada na cidade de Cruzeta - RN, após período de isolamento social. Esta monografia se constitui devido vivenciarmos um longo período pandêmico que afetou todos os setores mundiais, principalmente o da educação, que é o nosso foco de pesquisa. Com a pandemia da Covid 19, várias dificuldades foram encontradas no ambiente educacional, e a principal delas foi ensinar e aprender mediante Ensino Remoto utilizando recursos tecnológicos. Diante desses anos de isolamento social, a rotina escolar foi totalmente alterada, as crianças e professores passaram por situações críticas que contribuíram para que o desenvolvimento escolar ficasse defasado. Assim, esta pesquisa discute também o papel da didática no retorno às aulas presenciais, visto que deve ser realizada de maneira atrativa e que chame a atenção dos alunos para que eles possam se concentrar, participando ativamente das aulas para compreenderem os conteúdos abordados. Dessa forma, esta monografia parte de uma pesquisa qualitativa levando em consideração o contexto vivenciado atualmente, com pesquisa de campo através de uma entrevista semi estruturada com professoras do Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, e bibliográfica na qual podemos destacar, principalmente, Alves Et Al (2016); Andes-Sn (2020); Aquino Et Al (2020); Balei Et Al (2008); Barros Et Al (2021); Brasil (2017); Brasil (1988); Cordeiro (2020); Costa Et Al (2020); Dionízio, Paiva (2021); Escurra (2016); Fonseca E Fonseca 2016; Freire (1992); Galvão, Saviani (2021); Gil (2002); Informandes (2020); Libâneo (1986); Libâneo (2006); Matos Et Al (2021); Moreira (1982); Oliveira (2021); Pontes (2020); Saviani (2011) para se fundamentar teoricamente. Contudo, os resultados mostraram que o bom desenvolvimento de estratégias didáticas em sala de aula após período de pandemia são essenciais para aprimorarem a prática docente e contribuem significativamente para o ensino-aprendizagem dos educandos.   2022-11-16T13:01:47Z 2022-11-16T13:01:47Z 2022-07-12 bachelorThesis SILVA, Renata Jordânia Alves da. Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Centro Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49759 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Departamento de Educação