A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA

Esta pesquisa é caracterizada como sendo de caráter bibliográfico que se complementa com uma pesquisa de cunho qualitativo( entrevista e questionário) em que o questionário foi realizado com os 100 professores da Direc do RN e a entrevista foi feita com duas professoras e servidoras públicas do Esta...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Ismênia dos Santos
Outros Autores: Aguiar, Alexandre da Silva
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46169
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-46169
record_format dspace
spelling ri-123456789-461692023-02-28T10:53:06Z A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA Alves, Ismênia dos Santos Aguiar, Alexandre da Silva Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Formação continuada Práticas educativas Especificidades da EJA Esta pesquisa é caracterizada como sendo de caráter bibliográfico que se complementa com uma pesquisa de cunho qualitativo( entrevista e questionário) em que o questionário foi realizado com os 100 professores da Direc do RN e a entrevista foi feita com duas professoras e servidoras públicas do Estado que trabalham no setor da SUEJA (subcoordenadoria de jovens e adultos). Como sendo este trabalho parte de uma primeira aproximação deste campo de estudo, revelou-se o quanto é fértil analisar os processos de formação e atuação desses profissionais, por meio da reconstrução de suas trajetórias, análises de entrevistas e pesquisas por meio de fontes bibliográficas, e conclui-se que, mesmo com a crescente visibilidade que tem tido a EJA, tanto na instância das práticas quanto na dos estudos e pesquisas, ainda não existe efetiva oferta de formação específica para os que atuam com esta modalidade da educação básica, o que demanda um olhar mais crítico em relação à atuação e preparação desse profissional ao ingressar na carreira para atuar com o público jovem e adulto. A formação do educador da EJA pode contribuir para o fortalecimento e (re)configuração desse campo e, consequentemente, para o melhor atendimento a parcelas significativas da população que foram precocemente excluídas das ações de escolarização. 2022-02-22T14:06:22Z 2022-02-22T14:06:22Z 2021-09-14 bachelorThesis ALVES, Ismênia dos Santos. A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46169 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial
Formação continuada
Práticas educativas
Especificidades da EJA
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial
Formação continuada
Práticas educativas
Especificidades da EJA
Alves, Ismênia dos Santos
A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA
description Esta pesquisa é caracterizada como sendo de caráter bibliográfico que se complementa com uma pesquisa de cunho qualitativo( entrevista e questionário) em que o questionário foi realizado com os 100 professores da Direc do RN e a entrevista foi feita com duas professoras e servidoras públicas do Estado que trabalham no setor da SUEJA (subcoordenadoria de jovens e adultos). Como sendo este trabalho parte de uma primeira aproximação deste campo de estudo, revelou-se o quanto é fértil analisar os processos de formação e atuação desses profissionais, por meio da reconstrução de suas trajetórias, análises de entrevistas e pesquisas por meio de fontes bibliográficas, e conclui-se que, mesmo com a crescente visibilidade que tem tido a EJA, tanto na instância das práticas quanto na dos estudos e pesquisas, ainda não existe efetiva oferta de formação específica para os que atuam com esta modalidade da educação básica, o que demanda um olhar mais crítico em relação à atuação e preparação desse profissional ao ingressar na carreira para atuar com o público jovem e adulto. A formação do educador da EJA pode contribuir para o fortalecimento e (re)configuração desse campo e, consequentemente, para o melhor atendimento a parcelas significativas da população que foram precocemente excluídas das ações de escolarização.
author2 Aguiar, Alexandre da Silva
author_facet Aguiar, Alexandre da Silva
Alves, Ismênia dos Santos
format bachelorThesis
author Alves, Ismênia dos Santos
author_sort Alves, Ismênia dos Santos
title A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA
title_short A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA
title_full A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA
title_fullStr A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA
title_full_unstemmed A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA
title_sort formação inicial e continuada para professores/as do rio grande do norte na modalidade da eja
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46169
work_keys_str_mv AT alvesismeniadossantos aformacaoinicialecontinuadaparaprofessoresasdoriograndedonortenamodalidadedaeja
AT alvesismeniadossantos formacaoinicialecontinuadaparaprofessoresasdoriograndedonortenamodalidadedaeja
_version_ 1773958377769009152