A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA
Esta pesquisa é caracterizada como sendo de caráter bibliográfico que se complementa com uma pesquisa de cunho qualitativo( entrevista e questionário) em que o questionário foi realizado com os 100 professores da Direc do RN e a entrevista foi feita com duas professoras e servidoras públicas do Esta...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46169 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-46169 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-461692023-02-28T10:53:06Z A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA Alves, Ismênia dos Santos Aguiar, Alexandre da Silva Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Formação continuada Práticas educativas Especificidades da EJA Esta pesquisa é caracterizada como sendo de caráter bibliográfico que se complementa com uma pesquisa de cunho qualitativo( entrevista e questionário) em que o questionário foi realizado com os 100 professores da Direc do RN e a entrevista foi feita com duas professoras e servidoras públicas do Estado que trabalham no setor da SUEJA (subcoordenadoria de jovens e adultos). Como sendo este trabalho parte de uma primeira aproximação deste campo de estudo, revelou-se o quanto é fértil analisar os processos de formação e atuação desses profissionais, por meio da reconstrução de suas trajetórias, análises de entrevistas e pesquisas por meio de fontes bibliográficas, e conclui-se que, mesmo com a crescente visibilidade que tem tido a EJA, tanto na instância das práticas quanto na dos estudos e pesquisas, ainda não existe efetiva oferta de formação específica para os que atuam com esta modalidade da educação básica, o que demanda um olhar mais crítico em relação à atuação e preparação desse profissional ao ingressar na carreira para atuar com o público jovem e adulto. A formação do educador da EJA pode contribuir para o fortalecimento e (re)configuração desse campo e, consequentemente, para o melhor atendimento a parcelas significativas da população que foram precocemente excluídas das ações de escolarização. 2022-02-22T14:06:22Z 2022-02-22T14:06:22Z 2021-09-14 bachelorThesis ALVES, Ismênia dos Santos. A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46169 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Formação continuada Práticas educativas Especificidades da EJA |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos Formação inicial Formação continuada Práticas educativas Especificidades da EJA Alves, Ismênia dos Santos A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA |
description |
Esta pesquisa é caracterizada como sendo de caráter bibliográfico que se complementa com uma pesquisa de cunho qualitativo( entrevista e questionário) em que o questionário foi realizado com os 100 professores da Direc do RN e a entrevista foi feita com duas professoras e servidoras públicas do Estado que trabalham no setor da SUEJA (subcoordenadoria de jovens e adultos). Como sendo este trabalho parte de uma primeira aproximação deste campo de estudo, revelou-se o quanto é fértil analisar os processos de formação e atuação desses profissionais, por meio da reconstrução de suas trajetórias, análises de entrevistas e pesquisas por meio de fontes bibliográficas, e conclui-se que, mesmo com a crescente visibilidade que tem tido a EJA, tanto na instância das práticas quanto na dos estudos e pesquisas, ainda não existe efetiva oferta de formação específica para os que atuam com esta modalidade da educação básica, o que demanda um olhar mais crítico em relação à atuação e preparação desse profissional ao ingressar na carreira para atuar com o público jovem e adulto. A formação do educador da EJA pode contribuir para o fortalecimento e (re)configuração desse
campo e, consequentemente, para o melhor atendimento a parcelas significativas da população que foram precocemente excluídas das ações de escolarização. |
author2 |
Aguiar, Alexandre da Silva |
author_facet |
Aguiar, Alexandre da Silva Alves, Ismênia dos Santos |
format |
bachelorThesis |
author |
Alves, Ismênia dos Santos |
author_sort |
Alves, Ismênia dos Santos |
title |
A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA |
title_short |
A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA |
title_full |
A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA |
title_fullStr |
A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA |
title_full_unstemmed |
A formação inicial e continuada para professores/as do Rio Grande do Norte na modalidade da EJA |
title_sort |
formação inicial e continuada para professores/as do rio grande do norte na modalidade da eja |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46169 |
work_keys_str_mv |
AT alvesismeniadossantos aformacaoinicialecontinuadaparaprofessoresasdoriograndedonortenamodalidadedaeja AT alvesismeniadossantos formacaoinicialecontinuadaparaprofessoresasdoriograndedonortenamodalidadedaeja |
_version_ |
1773958377769009152 |