A geografia na educação infantil: desafios e possibilidades na prática docente.
A Geografia da Infância apresenta uma nova abordagem de ensino por meio da concepção do ser infante. Baseado nas teorizações de LOPES (2018) e o entendimento do conceito de infância pelos documentos oficiais brasileiros, buscamos observar como a prática de professores dos níveis IV e V da Educação I...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45072 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | A Geografia da Infância apresenta uma nova abordagem de ensino por meio da concepção do ser infante. Baseado nas teorizações de LOPES (2018) e o entendimento do conceito de infância pelos documentos oficiais brasileiros, buscamos observar como a prática de professores dos níveis IV e V da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, estão associadas com esse campo de conhecimento, procurando convergências e divergências entre as práticas adotadas. Para isso, foi aplicado um questionário, de modo remoto com professores de cinco escolas públicas, destes, apenas 11 se dispuseram a responder. Este tem por objetivo saber como os docentes trabalham os conhecimentos geográficos. Embora este componente não seja obrigatório durante esses níveis, compreende-se que as habilidades geográficas podem somar a eles. Foi realizado um levantamento sobre essas práticas, buscando saber se as mesmas estão ou não embasadas pelo que rege a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio das respostas, constatamos a presença de estratégias de ensino que se assemelham aos pressupostos da Geografia da Infância, por mais que não seja possível afirmar que os professores reconheçam estes conhecimentos em suas práticas. Portanto, o estudo reafirma a importância da formação continuada para a prática pedagógica dos professores. |
---|