A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental. Tendo como objetivo geral analisar a importância da formação continuada numa perspectiva inclusiva dos professores para o desenvolvimento de práticas peda...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Maniçoba, Elionara Gomes
Outros Autores: Souza, Adriana Aparecida de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44639
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44639
record_format dspace
spelling ri-123456789-446392021-10-19T00:54:01Z A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental Maniçoba, Elionara Gomes Souza, Adriana Aparecida de Santos, Anderson Cristopher dos http://lattes.cnpq.br/9314022204497649 Beviláqua, André Firpo http://lattes.cnpq.br/3422363329512937 Formação continuada Professores Educação inclusiva Deficiência O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental. Tendo como objetivo geral analisar a importância da formação continuada numa perspectiva inclusiva dos professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas para alunos com deficiência. E os objetivos específicos foram: investigar a formação de professores de uma escola do ensino fundamental, principalmente numa perspectiva de educação inclusiva; e identificar os principais desafios e as dificuldades enfrentadas pelos professores que os impendem de buscar conhecimento contínuo. Nesse sentido, nos questionamos: quais as contribuições que a formação continuada com foco na educação inclusiva proporciona para o crescimento profissional desses professores e sua prática pedagógica e que mudanças que provocam no trabalho com alunos com deficiência? Para responder esse questionamento o trabalho tem como caminho metodológico a pesquisa explicativa e a pesquisa bibliográfica. E para a coleta de dados utilizamos o questionário aplicado a 11 professores da rede municipal do município de Alexandria a partir da metodologia bola de neve, em que um professor indicava outro para responder o questionário. Os resultados evidenciam que os professores sentem bastante dificuldades para incluir os alunos com deficiência no ensino regular, devido à falta de capacitação para criar propostas educacionais inclusivas. Para tanto, compreendemos que seja fundamental que os professores e toda a equipe escolar sejam capacitados, sendo necessário realizar investimentos na escola para atender as demandas da diversidade dos alunos presentes na escola. Diante do pressuposto, certifica-se a importância da implementação de mudanças na forma de ensinar para atender a diversidade escolar, com a concretização da inclusão de todos com deficiência. 2021-10-19T00:53:59Z 2021-10-19T00:53:59Z 2021-10-13 bachelorThesis MANIÇOBA, Elionara Gomes. A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelino Vieira, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44639 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Formação continuada
Professores
Educação inclusiva
Deficiência
spellingShingle Formação continuada
Professores
Educação inclusiva
Deficiência
Maniçoba, Elionara Gomes
A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental
description O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental. Tendo como objetivo geral analisar a importância da formação continuada numa perspectiva inclusiva dos professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas para alunos com deficiência. E os objetivos específicos foram: investigar a formação de professores de uma escola do ensino fundamental, principalmente numa perspectiva de educação inclusiva; e identificar os principais desafios e as dificuldades enfrentadas pelos professores que os impendem de buscar conhecimento contínuo. Nesse sentido, nos questionamos: quais as contribuições que a formação continuada com foco na educação inclusiva proporciona para o crescimento profissional desses professores e sua prática pedagógica e que mudanças que provocam no trabalho com alunos com deficiência? Para responder esse questionamento o trabalho tem como caminho metodológico a pesquisa explicativa e a pesquisa bibliográfica. E para a coleta de dados utilizamos o questionário aplicado a 11 professores da rede municipal do município de Alexandria a partir da metodologia bola de neve, em que um professor indicava outro para responder o questionário. Os resultados evidenciam que os professores sentem bastante dificuldades para incluir os alunos com deficiência no ensino regular, devido à falta de capacitação para criar propostas educacionais inclusivas. Para tanto, compreendemos que seja fundamental que os professores e toda a equipe escolar sejam capacitados, sendo necessário realizar investimentos na escola para atender as demandas da diversidade dos alunos presentes na escola. Diante do pressuposto, certifica-se a importância da implementação de mudanças na forma de ensinar para atender a diversidade escolar, com a concretização da inclusão de todos com deficiência.
author2 Souza, Adriana Aparecida de
author_facet Souza, Adriana Aparecida de
Maniçoba, Elionara Gomes
format bachelorThesis
author Maniçoba, Elionara Gomes
author_sort Maniçoba, Elionara Gomes
title A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental
title_short A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental
title_full A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental
title_fullStr A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental
title_full_unstemmed A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental
title_sort importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44639
work_keys_str_mv AT manicobaelionaragomes aimportanciadaformacaocontinuadadoprofessorparaaeducacaoinclusivanoensinofundamental
AT manicobaelionaragomes importanciadaformacaocontinuadadoprofessorparaaeducacaoinclusivanoensinofundamental
_version_ 1773959842664284160