A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental. Tendo como objetivo geral analisar a importância da formação continuada numa perspectiva inclusiva dos professores para o desenvolvimento de práticas peda...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44639 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-44639 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-446392021-10-19T00:54:01Z A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental Maniçoba, Elionara Gomes Souza, Adriana Aparecida de Santos, Anderson Cristopher dos http://lattes.cnpq.br/9314022204497649 Beviláqua, André Firpo http://lattes.cnpq.br/3422363329512937 Formação continuada Professores Educação inclusiva Deficiência O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental. Tendo como objetivo geral analisar a importância da formação continuada numa perspectiva inclusiva dos professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas para alunos com deficiência. E os objetivos específicos foram: investigar a formação de professores de uma escola do ensino fundamental, principalmente numa perspectiva de educação inclusiva; e identificar os principais desafios e as dificuldades enfrentadas pelos professores que os impendem de buscar conhecimento contínuo. Nesse sentido, nos questionamos: quais as contribuições que a formação continuada com foco na educação inclusiva proporciona para o crescimento profissional desses professores e sua prática pedagógica e que mudanças que provocam no trabalho com alunos com deficiência? Para responder esse questionamento o trabalho tem como caminho metodológico a pesquisa explicativa e a pesquisa bibliográfica. E para a coleta de dados utilizamos o questionário aplicado a 11 professores da rede municipal do município de Alexandria a partir da metodologia bola de neve, em que um professor indicava outro para responder o questionário. Os resultados evidenciam que os professores sentem bastante dificuldades para incluir os alunos com deficiência no ensino regular, devido à falta de capacitação para criar propostas educacionais inclusivas. Para tanto, compreendemos que seja fundamental que os professores e toda a equipe escolar sejam capacitados, sendo necessário realizar investimentos na escola para atender as demandas da diversidade dos alunos presentes na escola. Diante do pressuposto, certifica-se a importância da implementação de mudanças na forma de ensinar para atender a diversidade escolar, com a concretização da inclusão de todos com deficiência. 2021-10-19T00:53:59Z 2021-10-19T00:53:59Z 2021-10-13 bachelorThesis MANIÇOBA, Elionara Gomes. A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelino Vieira, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44639 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Formação continuada Professores Educação inclusiva Deficiência |
spellingShingle |
Formação continuada Professores Educação inclusiva Deficiência Maniçoba, Elionara Gomes A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental |
description |
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental. Tendo como objetivo geral analisar a importância da formação continuada numa perspectiva inclusiva dos professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas para alunos com deficiência. E os objetivos específicos foram: investigar a formação de professores de uma escola do ensino fundamental, principalmente numa perspectiva de educação inclusiva; e identificar os principais desafios e as dificuldades enfrentadas pelos professores que os impendem de buscar conhecimento contínuo. Nesse sentido, nos questionamos: quais as contribuições que a formação continuada com foco na educação inclusiva proporciona para o crescimento profissional desses professores e sua prática pedagógica e que mudanças que provocam no trabalho com alunos com deficiência? Para responder esse questionamento o trabalho tem como caminho metodológico a pesquisa explicativa e a pesquisa bibliográfica. E para a coleta de dados utilizamos o questionário aplicado a 11 professores da rede municipal do município de Alexandria a partir da metodologia bola de neve, em que um professor indicava outro para responder o questionário. Os resultados evidenciam que os professores sentem bastante dificuldades para incluir os alunos com deficiência no ensino regular, devido à falta de capacitação para criar propostas educacionais inclusivas. Para tanto, compreendemos que seja fundamental que os professores e toda a equipe escolar sejam capacitados, sendo necessário realizar investimentos na escola para atender as demandas da diversidade dos alunos presentes na escola. Diante do pressuposto, certifica-se a importância da implementação de mudanças na forma de ensinar para atender a diversidade escolar, com a concretização da inclusão de todos com deficiência. |
author2 |
Souza, Adriana Aparecida de |
author_facet |
Souza, Adriana Aparecida de Maniçoba, Elionara Gomes |
format |
bachelorThesis |
author |
Maniçoba, Elionara Gomes |
author_sort |
Maniçoba, Elionara Gomes |
title |
A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental |
title_short |
A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental |
title_full |
A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental |
title_fullStr |
A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental |
title_sort |
importância da formação continuada do professor para a educação inclusiva no ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44639 |
work_keys_str_mv |
AT manicobaelionaragomes aimportanciadaformacaocontinuadadoprofessorparaaeducacaoinclusivanoensinofundamental AT manicobaelionaragomes importanciadaformacaocontinuadadoprofessorparaaeducacaoinclusivanoensinofundamental |
_version_ |
1773959842664284160 |