Metodologias Inclusivas Para Libras: Proposta de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental

O presente trabalho tem como objetivo refletir e propor uma sequência didática, para o desenvolvimento de práticas inclusivas da Libras e educação de surdos, em escolas de ensino regular. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória de cunho ensaístico, realizada a partir de uma pesquisa bi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Luciana Bezerra
Outros Autores: Menezes, Ronny Diógenes de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44608
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-44608
record_format dspace
spelling ri-123456789-446082021-10-18T16:50:20Z Metodologias Inclusivas Para Libras: Proposta de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental Alves, Luciana Bezerra Menezes, Ronny Diógenes de Silva, Alessandra Pio Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares Libras Inclusão Educação Bilíngue O presente trabalho tem como objetivo refletir e propor uma sequência didática, para o desenvolvimento de práticas inclusivas da Libras e educação de surdos, em escolas de ensino regular. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória de cunho ensaístico, realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, de acordo com Severino (2000), Gil (2002), Bravo (1994), Gaskell e Bauer (2002). Dessa maneira, essa investigação está fundamentada nos estudos de Freire (1987), Skliar (2010), em um diálogo com a educação de surdos e práticas libertadoras de ensino, que favoreçam o despertar da consciência crítica, e possibilitem aos oprimidos a emergirem e serem sujeitos atuantes na sociedade. Discute-se aqui também como pensar a inclusão da Libras com bases na Base Nacional Comum Curricular, e os aspectos da educação bilíngue e inclusiva como modelo eficaz e significativo para que o processo de ensino contribua para uma formação integral, que viabilize aos surdos todos os níveis de escolaridade que assim almejar com base em Menezes (2013) e Nunes et al. (2015). Por fim propõe-se aqui uma sequência didática para o trabalho com a inclusão da Libras no ensino fundamental, espera-se que este trabalho inspire professores e pessoas a buscarem incluir a Libras no contexto das salas de aulas de ensino regular, e também em todos os espaços, pois o pensar em práticas para frear a exclusão é o caminho para transformações positivas e uma sociedade mais justa. 2021-10-18T16:50:20Z 2021-10-18T16:50:20Z 2021-09-08 bachelorThesis ALVES, Luciana Bezerra. Metodologias Inclusivas Para Libras: Proposta de sequência didática no 5º ano do ensino fundamental. 2021. 49f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44608 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Departamento de Educação - DEDUC - CERES
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Libras
Inclusão
Educação Bilíngue
spellingShingle Libras
Inclusão
Educação Bilíngue
Alves, Luciana Bezerra
Metodologias Inclusivas Para Libras: Proposta de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental
description O presente trabalho tem como objetivo refletir e propor uma sequência didática, para o desenvolvimento de práticas inclusivas da Libras e educação de surdos, em escolas de ensino regular. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória de cunho ensaístico, realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, de acordo com Severino (2000), Gil (2002), Bravo (1994), Gaskell e Bauer (2002). Dessa maneira, essa investigação está fundamentada nos estudos de Freire (1987), Skliar (2010), em um diálogo com a educação de surdos e práticas libertadoras de ensino, que favoreçam o despertar da consciência crítica, e possibilitem aos oprimidos a emergirem e serem sujeitos atuantes na sociedade. Discute-se aqui também como pensar a inclusão da Libras com bases na Base Nacional Comum Curricular, e os aspectos da educação bilíngue e inclusiva como modelo eficaz e significativo para que o processo de ensino contribua para uma formação integral, que viabilize aos surdos todos os níveis de escolaridade que assim almejar com base em Menezes (2013) e Nunes et al. (2015). Por fim propõe-se aqui uma sequência didática para o trabalho com a inclusão da Libras no ensino fundamental, espera-se que este trabalho inspire professores e pessoas a buscarem incluir a Libras no contexto das salas de aulas de ensino regular, e também em todos os espaços, pois o pensar em práticas para frear a exclusão é o caminho para transformações positivas e uma sociedade mais justa.
author2 Menezes, Ronny Diógenes de
author_facet Menezes, Ronny Diógenes de
Alves, Luciana Bezerra
format bachelorThesis
author Alves, Luciana Bezerra
author_sort Alves, Luciana Bezerra
title Metodologias Inclusivas Para Libras: Proposta de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental
title_short Metodologias Inclusivas Para Libras: Proposta de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental
title_full Metodologias Inclusivas Para Libras: Proposta de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Metodologias Inclusivas Para Libras: Proposta de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Metodologias Inclusivas Para Libras: Proposta de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental
title_sort metodologias inclusivas para libras: proposta de sequência didática no 5º ano do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44608
work_keys_str_mv AT alveslucianabezerra metodologiasinclusivasparalibraspropostadesequenciadidaticano5oanodoensinofundamental
_version_ 1773959340270551040