O processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola regular

O presente trabalho foi construído com o intuito de detalhar alguns aspectos relativos às especificidades e aos direitos dos indivíduos que apresentam deficiência intelectual, no tocante à educação numa perspectiva inclusiva. Esses merecem ser tratados como iguais, pois todas as pessoas têm potencia...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vieira, Patricia Barbosa
Outros Autores: Martins, Lúcia de Araújo Ramos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42596
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spelling ri-123456789-425962021-10-05T15:04:06Z O processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola regular Vieira, Patricia Barbosa Martins, Lúcia de Araújo Ramos Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da Araújo, Érika Soares de Oliveira Deficiência intelectual Educação inclusiva Preconceito Pedagogia O presente trabalho foi construído com o intuito de detalhar alguns aspectos relativos às especificidades e aos direitos dos indivíduos que apresentam deficiência intelectual, no tocante à educação numa perspectiva inclusiva. Esses merecem ser tratados como iguais, pois todas as pessoas têm potencialidades e limitações, não é uma deficiência que as torna incapaz. Para tanto, empreendemos uma pesquisa bibliográfica, baseamo-nos em livros de autores renomados da área, abordando temas relevantes, versando sobre deficiência e Educação Inclusiva, bem como na pesquisa documental. Nesse sentido, recorremos a algumas leis que foram criadas, com vistas a tornar obrigatória a prática educacional com esses educandos na escola regular. Detalhamos aspectos relativos ao processo de exclusão, integração e inclusão das pessoas com deficiência intelectual, do respaldo legal à Educação Inclusiva e, por fim, sobre algumas conquistas que estão surgindo na área. Entre tais conquistas, destacamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), criado com o intuito de ministrar apoio às pessoas que precisam de ajuda mais específica na escola regular, local onde é possível construir conhecimentos, partindo das especificidades de cada um, autonomia e de repassar o saber. Diante do estudo empreendido, entendemos que é preciso que existam mudanças: nos conceitos relativos às pessoas com deficiência intelectual existentes, na educação que lhe é ministrada, no trabalho empreendido pela comunidade escolar para que a Educação Inclusiva seja aplicada de forma efetiva a todos os educandos, livre de preconceitos e de discriminação. 2016-06-01T17:24:51Z 2021-10-05T15:04:05Z 2016-06-01T17:24:51Z 2021-10-05T15:04:05Z 2015-12-11 bachelorThesis 2011001091 VIEIRA, Patricia Barbosa. O Processo de Inclusão de Alunos com Deficiência Intelectual na Escola Regular. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42596 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
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