O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA
This work aims to expose the results of a classroom experience in the Youth and Adults Education program in which the problem-situation was applied as means to aid the pedagogical practice. The research is of a qualitative approach and applied nature, as from what was verified in a class from the m...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42569 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42569 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425692021-10-05T15:02:00Z O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA Silva, Ana Katarina do Nascimento Soares da Souza, Paulo Roberto Lima de Souza, Paulo Roberto Lima de Almeida, Felipe de Lima Araújo, Liz Educação de Jovens e Adultos Metodologia na EJA Ensino e Aprendizagem This work aims to expose the results of a classroom experience in the Youth and Adults Education program in which the problem-situation was applied as means to aid the pedagogical practice. The research is of a qualitative approach and applied nature, as from what was verified in a class from the municipal school system of Natal-RN, it intends to give a methodological suggestion to be used in this category. Among the theoretical references consulted, were essential to this study Haddad & Di Pierro (2000), Gerhardt & Silveira (2009) and Freire (2014). It was possible to verify that the problem-situation is a methodological resource applicable to many aspects of the pedagogical work with the students. It is believed that as more academic studies are produced considering ideas and work methods verified in the daily school practice under light of theory, the more they will be able to contribute. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência vivenciada em uma sala de aula de EJA em que se utilizou a situação-problema como meio para auxiliar o trabalho pedagógico. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, pois a partir do que foi verificado em uma turma da rede municipal de ensino de Natal-RN, busca fornecer uma sugestão metodológica a ser utilizada nessa modalidade. Entre os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa destacam-se Haddad & Di Pierro (2000), Gerhardt & Silveira (2009), Freire (2014). Foi possível verificar que a situação-problema é um meio metodológico que dá margem para diferentes aspectos relativos ao trabalho pedagógico com o aluno. Acredita-se que quanto mais trabalhos acadêmicos forem produzidos retratando ideias/formas de trabalho pedagógico comprovadas no dia-a-dia escolar à luz da teoria, mais contribuições estarão proporcionando. 2020-02-03T17:42:24Z 2021-10-05T15:01:59Z 2020-02-03T17:42:24Z 2021-10-05T15:01:59Z 2019-12-06 bachelorThesis 2016053493 SILVA, Ana Katarina do Nascimento Soares da. O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA. 2019. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42569 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia (presencial) |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Metodologia na EJA Ensino e Aprendizagem |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos Metodologia na EJA Ensino e Aprendizagem Silva, Ana Katarina do Nascimento Soares da O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA |
description |
This work aims to expose the results of a classroom experience in the Youth and Adults Education program in which the problem-situation was applied as means to aid the pedagogical practice. The research is of a
qualitative approach and applied nature, as from what was verified in a class from the municipal school system of Natal-RN, it intends to give a methodological suggestion to be used in this category. Among the
theoretical references consulted, were essential to this study Haddad & Di Pierro (2000), Gerhardt & Silveira (2009) and Freire (2014). It was possible to verify that the problem-situation is a methodological resource applicable to many aspects of the pedagogical work with the students. It is believed that as more academic studies are produced considering ideas and work methods verified in the daily school practice under light of theory, the more they will be able to contribute. |
author2 |
Souza, Paulo Roberto Lima de |
author_facet |
Souza, Paulo Roberto Lima de Silva, Ana Katarina do Nascimento Soares da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Ana Katarina do Nascimento Soares da |
author_sort |
Silva, Ana Katarina do Nascimento Soares da |
title |
O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA |
title_short |
O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA |
title_full |
O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA |
title_fullStr |
O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA |
title_full_unstemmed |
O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA |
title_sort |
o uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da eja |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42569 |
work_keys_str_mv |
AT silvaanakatarinadonascimentosoaresda ousodesituacoesproblemacomoestrategiadeensinoaprendizagememumaturmadaeja |
_version_ |
1773959762128404480 |