Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores
O presente artigo tem como objeto de estudo as concepções de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a aprendizagem desses alunos, assim como sobre fatores que interferem nela. A aprendizagem, como um fator essencial no contexto da atividade escolar, foi investigada com...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42561 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42561 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425612021-10-05T15:01:22Z Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores Barbosa, Ana Maria Dantas Vieira, Giane Bezerra Vieira, Giane Bezerra Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Soares Júnior, Francisco Cláudio Aprendizagem Educação de Jovens e Adultos Concepção de professores O presente artigo tem como objeto de estudo as concepções de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a aprendizagem desses alunos, assim como sobre fatores que interferem nela. A aprendizagem, como um fator essencial no contexto da atividade escolar, foi investigada com o objetivo de promover uma reflexão acerca das necessidades e dificuldades que permeiam o processo de ensino e suas implicações na aprendizagem do universo de jovens e adultos. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas de Arroyo (2006), Solé (2006), Kuark (2010), Freire (1979, 1989 e 1996), Ferreira (2007), Oliveira (1999), Marchand (2005), Piconez (2003), Ries (2006), assim, buscamos, por meio de uma pesquisa exploratória, investigar quais as concepções que os professores da EJA possuem sobre a aprendizagem dos seus alunos. Nesse sentido, optamos como instrumento de pesquisa a utilização de questionário e entrevistas com dois professores que lecionam na EJA, em uma Escola Municipal localizada Zona Oeste de Natal/RN. Os dados construídos na pesquisa revelam que os professores concebem a aprendizagem dos alunos de maneira predominantemente positiva. A valorização dos conhecimentos prévios dos alunos é um fator de motivação para esses estudantes que trazem consigo a sede de aprender, seja para uma ascensão profissional ou realização pessoal. O envolvimento e a dedicação desses professores, que acreditam no potencial dos alunos da EJA, demostram que o aprendizado acontece mesmo quando eles não conseguem aprender os conteúdos escolares. 2018-08-08T13:08:29Z 2021-10-05T15:01:22Z 2018-08-08T13:08:29Z 2021-10-05T15:01:22Z 2018-07-03 bachelorThesis 2013090054 BARBOSA, Ana Maria Dantas: Aprendizagem de Jovens e Adultos: Concepções de professores. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42561 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Presencial |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Aprendizagem Educação de Jovens e Adultos Concepção de professores |
spellingShingle |
Aprendizagem Educação de Jovens e Adultos Concepção de professores Barbosa, Ana Maria Dantas Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores |
description |
O presente artigo tem como objeto de estudo as concepções de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a aprendizagem desses alunos, assim como sobre fatores que interferem nela. A aprendizagem, como um fator essencial no contexto da atividade escolar, foi investigada com o objetivo de promover uma reflexão acerca das necessidades e dificuldades que permeiam o processo de ensino e suas implicações na aprendizagem do universo de jovens e adultos. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas de Arroyo (2006), Solé (2006), Kuark (2010), Freire (1979, 1989 e 1996), Ferreira (2007), Oliveira (1999), Marchand (2005), Piconez (2003), Ries (2006), assim, buscamos, por meio de uma pesquisa exploratória, investigar quais as concepções que os professores da EJA possuem sobre a aprendizagem dos seus alunos. Nesse sentido, optamos como instrumento de pesquisa a utilização de questionário e entrevistas com dois professores que lecionam na EJA, em uma Escola Municipal localizada Zona Oeste de Natal/RN. Os dados construídos na pesquisa revelam que os professores concebem a aprendizagem dos alunos de maneira predominantemente positiva. A valorização dos conhecimentos prévios dos alunos é um fator de motivação para esses estudantes que trazem consigo a sede de aprender, seja para uma ascensão profissional ou realização pessoal. O envolvimento e a dedicação desses professores, que acreditam no potencial dos alunos da EJA, demostram que o aprendizado acontece mesmo quando eles não conseguem aprender os conteúdos escolares. |
author2 |
Vieira, Giane Bezerra |
author_facet |
Vieira, Giane Bezerra Barbosa, Ana Maria Dantas |
format |
bachelorThesis |
author |
Barbosa, Ana Maria Dantas |
author_sort |
Barbosa, Ana Maria Dantas |
title |
Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores |
title_short |
Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores |
title_full |
Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores |
title_fullStr |
Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores |
title_sort |
aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42561 |
work_keys_str_mv |
AT barbosaanamariadantas aprendizagemdejovenseadultosconcepcoesdeprofessores |
_version_ |
1773966302361157632 |