Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores

O presente artigo tem como objeto de estudo as concepções de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a aprendizagem desses alunos, assim como sobre fatores que interferem nela. A aprendizagem, como um fator essencial no contexto da atividade escolar, foi investigada com...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barbosa, Ana Maria Dantas
Outros Autores: Vieira, Giane Bezerra
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42561
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42561
record_format dspace
spelling ri-123456789-425612021-10-05T15:01:22Z Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores Barbosa, Ana Maria Dantas Vieira, Giane Bezerra Vieira, Giane Bezerra Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Soares Júnior, Francisco Cláudio Aprendizagem Educação de Jovens e Adultos Concepção de professores O presente artigo tem como objeto de estudo as concepções de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a aprendizagem desses alunos, assim como sobre fatores que interferem nela. A aprendizagem, como um fator essencial no contexto da atividade escolar, foi investigada com o objetivo de promover uma reflexão acerca das necessidades e dificuldades que permeiam o processo de ensino e suas implicações na aprendizagem do universo de jovens e adultos. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas de Arroyo (2006), Solé (2006), Kuark (2010), Freire (1979, 1989 e 1996), Ferreira (2007), Oliveira (1999), Marchand (2005), Piconez (2003), Ries (2006), assim, buscamos, por meio de uma pesquisa exploratória, investigar quais as concepções que os professores da EJA possuem sobre a aprendizagem dos seus alunos. Nesse sentido, optamos como instrumento de pesquisa a utilização de questionário e entrevistas com dois professores que lecionam na EJA, em uma Escola Municipal localizada Zona Oeste de Natal/RN. Os dados construídos na pesquisa revelam que os professores concebem a aprendizagem dos alunos de maneira predominantemente positiva. A valorização dos conhecimentos prévios dos alunos é um fator de motivação para esses estudantes que trazem consigo a sede de aprender, seja para uma ascensão profissional ou realização pessoal. O envolvimento e a dedicação desses professores, que acreditam no potencial dos alunos da EJA, demostram que o aprendizado acontece mesmo quando eles não conseguem aprender os conteúdos escolares. 2018-08-08T13:08:29Z 2021-10-05T15:01:22Z 2018-08-08T13:08:29Z 2021-10-05T15:01:22Z 2018-07-03 bachelorThesis 2013090054 BARBOSA, Ana Maria Dantas: Aprendizagem de Jovens e Adultos: Concepções de professores. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42561 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Presencial
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos
Concepção de professores
spellingShingle Aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos
Concepção de professores
Barbosa, Ana Maria Dantas
Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores
description O presente artigo tem como objeto de estudo as concepções de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a aprendizagem desses alunos, assim como sobre fatores que interferem nela. A aprendizagem, como um fator essencial no contexto da atividade escolar, foi investigada com o objetivo de promover uma reflexão acerca das necessidades e dificuldades que permeiam o processo de ensino e suas implicações na aprendizagem do universo de jovens e adultos. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas de Arroyo (2006), Solé (2006), Kuark (2010), Freire (1979, 1989 e 1996), Ferreira (2007), Oliveira (1999), Marchand (2005), Piconez (2003), Ries (2006), assim, buscamos, por meio de uma pesquisa exploratória, investigar quais as concepções que os professores da EJA possuem sobre a aprendizagem dos seus alunos. Nesse sentido, optamos como instrumento de pesquisa a utilização de questionário e entrevistas com dois professores que lecionam na EJA, em uma Escola Municipal localizada Zona Oeste de Natal/RN. Os dados construídos na pesquisa revelam que os professores concebem a aprendizagem dos alunos de maneira predominantemente positiva. A valorização dos conhecimentos prévios dos alunos é um fator de motivação para esses estudantes que trazem consigo a sede de aprender, seja para uma ascensão profissional ou realização pessoal. O envolvimento e a dedicação desses professores, que acreditam no potencial dos alunos da EJA, demostram que o aprendizado acontece mesmo quando eles não conseguem aprender os conteúdos escolares.
author2 Vieira, Giane Bezerra
author_facet Vieira, Giane Bezerra
Barbosa, Ana Maria Dantas
format bachelorThesis
author Barbosa, Ana Maria Dantas
author_sort Barbosa, Ana Maria Dantas
title Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores
title_short Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores
title_full Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores
title_fullStr Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores
title_full_unstemmed Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores
title_sort aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42561
work_keys_str_mv AT barbosaanamariadantas aprendizagemdejovenseadultosconcepcoesdeprofessores
_version_ 1773966302361157632