Aprendizagem de jovens e adultos: concepções de professores

O presente artigo tem como objeto de estudo as concepções de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a aprendizagem desses alunos, assim como sobre fatores que interferem nela. A aprendizagem, como um fator essencial no contexto da atividade escolar, foi investigada com...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barbosa, Ana Maria Dantas
Outros Autores: Vieira, Giane Bezerra
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42561
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Descrição
Resumo:O presente artigo tem como objeto de estudo as concepções de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a aprendizagem desses alunos, assim como sobre fatores que interferem nela. A aprendizagem, como um fator essencial no contexto da atividade escolar, foi investigada com o objetivo de promover uma reflexão acerca das necessidades e dificuldades que permeiam o processo de ensino e suas implicações na aprendizagem do universo de jovens e adultos. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas de Arroyo (2006), Solé (2006), Kuark (2010), Freire (1979, 1989 e 1996), Ferreira (2007), Oliveira (1999), Marchand (2005), Piconez (2003), Ries (2006), assim, buscamos, por meio de uma pesquisa exploratória, investigar quais as concepções que os professores da EJA possuem sobre a aprendizagem dos seus alunos. Nesse sentido, optamos como instrumento de pesquisa a utilização de questionário e entrevistas com dois professores que lecionam na EJA, em uma Escola Municipal localizada Zona Oeste de Natal/RN. Os dados construídos na pesquisa revelam que os professores concebem a aprendizagem dos alunos de maneira predominantemente positiva. A valorização dos conhecimentos prévios dos alunos é um fator de motivação para esses estudantes que trazem consigo a sede de aprender, seja para uma ascensão profissional ou realização pessoal. O envolvimento e a dedicação desses professores, que acreditam no potencial dos alunos da EJA, demostram que o aprendizado acontece mesmo quando eles não conseguem aprender os conteúdos escolares.