Jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
O referido artigo tem como objetivo investigar concepções de professoras sobre o trabalho com jogos no processo de alfabetização. Busca entender os benefícios que os jogos pedagógicos podem trazer para a criança em processo de alfabetização e o papel do professor como mediador da aprendizagem. Sendo...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42505 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42505 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425052021-10-05T14:57:42Z Jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental Jacinto, Vanessa de Sales Vieira, Giane Bezerra Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Soares Júnior, Francisco Cláudio Concepções de professoras Jogos de alfabetização Alfabetização e Letramento Ciências Humanas O referido artigo tem como objetivo investigar concepções de professoras sobre o trabalho com jogos no processo de alfabetização. Busca entender os benefícios que os jogos pedagógicos podem trazer para a criança em processo de alfabetização e o papel do professor como mediador da aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho buscou investigar as concepções e práticas de professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental quanto ao trabalho com jogos de alfabetização, buscando analisar os significados e sentidos presentes nas suas falas. Para tanto, fizemos uma pesquisa exploratória, que se caracteriza pela aproximação inicial do pesquisador com o tema estudado, realizamos entrevistas semiestruturadas que permitem maior interação entre o entrevistador e os sujeitos participantes, bem como, aplicação de questionários com duas docentes que lecionam em escolas municipais da rede de ensino de Natal e Macaíba. Embasamos este estudo nas contribuições teóricas de Giane Vieira e Denise Lopes (2012), Carmi Santos e Márcia Mendonça (2007), Telma Leal, Ana Brandão, Andréia Ferreira e Eliana Albuquerque (2009), Telma Leal, Eliana Albuquerque e Arthur Morais (2007), Eliana Albuquerque e Telma Leal (2005), Magda Soares (2011), Arthur Morais, Eliana Albuquerque e Telma Leal (2005), Antonio Gil (2002). Compreendemos a alfabetização como um processo de apropriação do sistema de escrita alfabético, produção e compreensão de textos escritos de diversos gêneros e o letramento como o uso social da leitura e escrita. Os jogos de alfabetização são uma importante ferramenta de aprendizagem da língua pelo seu caráter lúdico e dinâmico, compreendido como um aliado indispensável no processo de alfabetização. Nas análises dos dados obtidos pela pesquisa, concluímos que as professoras pesquisadas compreendem os jogos de alfabetização como sendo importantes aliados para o aprendizado da linguagem oral e escrita, por seu caráter lúdico e dinâmico, capazes de tornar a aprendizagem significativa sem treinos enfadonhos e sem sentido. O discurso das professoras ratifica a importância dos jogos de alfabetização na prática pedagógica do professor alfabetizador, pois educa de forma prazerosa, contribuindo para a apropriação de diversas formas de linguagem 2017-04-10T23:23:53Z 2021-10-05T14:57:42Z 2017-04-10T23:23:53Z 2021-10-05T14:57:42Z 2016-12-05 bachelorThesis 2011001734 JACINTO, Vanessa de Sales. Jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42505 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Concepções de professoras Jogos de alfabetização Alfabetização e Letramento Ciências Humanas |
spellingShingle |
Concepções de professoras Jogos de alfabetização Alfabetização e Letramento Ciências Humanas Jacinto, Vanessa de Sales Jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
description |
O referido artigo tem como objetivo investigar concepções de professoras sobre o trabalho com jogos no processo de alfabetização. Busca entender os benefícios que os jogos pedagógicos podem trazer para a criança em processo de alfabetização e o papel do professor como mediador da aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho buscou investigar as concepções e práticas de professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental quanto ao trabalho com jogos de alfabetização, buscando analisar os significados e sentidos presentes nas suas falas. Para tanto, fizemos uma pesquisa exploratória, que se caracteriza pela aproximação inicial do pesquisador com o tema estudado, realizamos entrevistas semiestruturadas que permitem maior interação entre o entrevistador e os sujeitos participantes, bem como, aplicação de questionários com duas docentes que lecionam em escolas municipais da rede de ensino de Natal e Macaíba. Embasamos este estudo nas contribuições teóricas de Giane Vieira e Denise Lopes (2012), Carmi Santos e Márcia Mendonça (2007), Telma Leal, Ana Brandão, Andréia Ferreira e Eliana Albuquerque (2009), Telma Leal, Eliana Albuquerque e Arthur Morais (2007), Eliana Albuquerque e Telma Leal (2005), Magda Soares (2011), Arthur Morais, Eliana Albuquerque e Telma Leal (2005), Antonio Gil (2002). Compreendemos a alfabetização como um processo de apropriação do sistema de escrita alfabético, produção e compreensão de textos escritos de diversos gêneros e o letramento como o uso social da leitura e escrita. Os jogos de alfabetização são uma importante ferramenta de aprendizagem da língua pelo seu caráter lúdico e dinâmico, compreendido como um aliado indispensável no processo de alfabetização. Nas análises dos dados obtidos pela pesquisa, concluímos que as professoras pesquisadas compreendem os jogos de alfabetização como sendo importantes aliados para o aprendizado da linguagem oral e escrita, por seu caráter lúdico e dinâmico, capazes de tornar a aprendizagem significativa sem treinos enfadonhos e sem sentido. O discurso das professoras ratifica a importância dos jogos de alfabetização na prática pedagógica do professor alfabetizador, pois educa de forma prazerosa, contribuindo para a apropriação de diversas formas de linguagem |
author2 |
Vieira, Giane Bezerra |
author_facet |
Vieira, Giane Bezerra Jacinto, Vanessa de Sales |
format |
bachelorThesis |
author |
Jacinto, Vanessa de Sales |
author_sort |
Jacinto, Vanessa de Sales |
title |
Jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42505 |
work_keys_str_mv |
AT jacintovanessadesales jogosdealfabetizacaoconcepcoesepraticasdeprofessorasdosanosiniciaisdoensinofundamental |
_version_ |
1773965572582670336 |