Jogos de alfabetização: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental

O referido artigo tem como objetivo investigar concepções de professoras sobre o trabalho com jogos no processo de alfabetização. Busca entender os benefícios que os jogos pedagógicos podem trazer para a criança em processo de alfabetização e o papel do professor como mediador da aprendizagem. Sendo...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Jacinto, Vanessa de Sales
Outros Autores: Vieira, Giane Bezerra
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42505
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Descrição
Resumo:O referido artigo tem como objetivo investigar concepções de professoras sobre o trabalho com jogos no processo de alfabetização. Busca entender os benefícios que os jogos pedagógicos podem trazer para a criança em processo de alfabetização e o papel do professor como mediador da aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho buscou investigar as concepções e práticas de professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental quanto ao trabalho com jogos de alfabetização, buscando analisar os significados e sentidos presentes nas suas falas. Para tanto, fizemos uma pesquisa exploratória, que se caracteriza pela aproximação inicial do pesquisador com o tema estudado, realizamos entrevistas semiestruturadas que permitem maior interação entre o entrevistador e os sujeitos participantes, bem como, aplicação de questionários com duas docentes que lecionam em escolas municipais da rede de ensino de Natal e Macaíba. Embasamos este estudo nas contribuições teóricas de Giane Vieira e Denise Lopes (2012), Carmi Santos e Márcia Mendonça (2007), Telma Leal, Ana Brandão, Andréia Ferreira e Eliana Albuquerque (2009), Telma Leal, Eliana Albuquerque e Arthur Morais (2007), Eliana Albuquerque e Telma Leal (2005), Magda Soares (2011), Arthur Morais, Eliana Albuquerque e Telma Leal (2005), Antonio Gil (2002). Compreendemos a alfabetização como um processo de apropriação do sistema de escrita alfabético, produção e compreensão de textos escritos de diversos gêneros e o letramento como o uso social da leitura e escrita. Os jogos de alfabetização são uma importante ferramenta de aprendizagem da língua pelo seu caráter lúdico e dinâmico, compreendido como um aliado indispensável no processo de alfabetização. Nas análises dos dados obtidos pela pesquisa, concluímos que as professoras pesquisadas compreendem os jogos de alfabetização como sendo importantes aliados para o aprendizado da linguagem oral e escrita, por seu caráter lúdico e dinâmico, capazes de tornar a aprendizagem significativa sem treinos enfadonhos e sem sentido. O discurso das professoras ratifica a importância dos jogos de alfabetização na prática pedagógica do professor alfabetizador, pois educa de forma prazerosa, contribuindo para a apropriação de diversas formas de linguagem