O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN
Este trabalho refere-se a um estudo realizado sobre o cotidiano escolar de um aluno cego em uma escola de ensino médio. Tem como objetivos investigar se estava ocorrendo ou, não, a inclusão desse aluno cego, em uma sala de segundo ano do ensino regular, em uma escola pública do município de Natal, E...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42502 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42502 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-425022021-10-05T14:57:31Z O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN Oliveira, Andréia Cristina Nunes de Silva, Luiza Guacira dos Santos Sampaio, Marisa Narciso Aguiar, Alexandre da Silva Inclusão Escolar Cegueira Escola Comum Educação Este trabalho refere-se a um estudo realizado sobre o cotidiano escolar de um aluno cego em uma escola de ensino médio. Tem como objetivos investigar se estava ocorrendo ou, não, a inclusão desse aluno cego, em uma sala de segundo ano do ensino regular, em uma escola pública do município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa realizada considera a abordagem qualitativa, do tipo descritiva, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico, baseado em autores que discutem a temática da inclusão e da deficiência visual, bem como em documentos que a asseguram, para subsidiar a leitura e análise dos dados coletados por meio da entrevista semiestruturada. Concluiu-se que os discursos ouvidos enfatizaram uma enorme vontade da totalidade dos participantes, almejando a colaboração para o êxito educacional destes alunos, apesar dos percalços e da falta de investimentos por parte dos órgãos responsáveis, deixando claro que, para que haja sucesso educacional dos alunos, não basta ter boa vontade, mas sim uma busca contínua pela contribuição e aperfeiçoamento da aprendizagem, não só dos deficientes visuais, mas da integralidade do público escolar. 2016-08-02T22:33:13Z 2021-10-05T14:57:31Z 2016-08-02T22:33:13Z 2021-10-05T14:57:31Z 2016-06-21 bachelorThesis 200715844 OLIVEIRA, Andréia Cristina Nunes de. O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42502 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Inclusão Escolar Cegueira Escola Comum Educação |
spellingShingle |
Inclusão Escolar Cegueira Escola Comum Educação Oliveira, Andréia Cristina Nunes de O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN |
description |
Este trabalho refere-se a um estudo realizado sobre o cotidiano escolar de um aluno cego em uma escola de ensino médio. Tem como objetivos investigar se estava ocorrendo ou, não, a inclusão desse aluno cego, em uma sala de segundo ano do ensino regular, em uma escola pública do município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa realizada considera a abordagem qualitativa, do tipo descritiva, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico, baseado em autores que discutem a temática da inclusão e da deficiência visual, bem como em documentos que a asseguram, para subsidiar a leitura e análise dos dados coletados por meio da entrevista semiestruturada. Concluiu-se que os discursos ouvidos enfatizaram uma enorme vontade da totalidade dos participantes, almejando a colaboração para o êxito educacional destes alunos, apesar dos percalços e da falta de investimentos por parte dos órgãos responsáveis, deixando claro que, para que haja sucesso educacional dos alunos, não basta ter boa vontade, mas sim uma busca contínua pela contribuição e aperfeiçoamento da aprendizagem, não só dos deficientes visuais, mas da integralidade do público escolar. |
author2 |
Silva, Luiza Guacira dos Santos |
author_facet |
Silva, Luiza Guacira dos Santos Oliveira, Andréia Cristina Nunes de |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira, Andréia Cristina Nunes de |
author_sort |
Oliveira, Andréia Cristina Nunes de |
title |
O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN |
title_short |
O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN |
title_full |
O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN |
title_fullStr |
O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN |
title_full_unstemmed |
O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN |
title_sort |
o cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de natal/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42502 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiraandreiacristinanunesde ocotidianoescolardeumalunocegodoensinomedioemumaescolapublicadenatalrn |
_version_ |
1773962204092039168 |