O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN

Este trabalho refere-se a um estudo realizado sobre o cotidiano escolar de um aluno cego em uma escola de ensino médio. Tem como objetivos investigar se estava ocorrendo ou, não, a inclusão desse aluno cego, em uma sala de segundo ano do ensino regular, em uma escola pública do município de Natal, E...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Andréia Cristina Nunes de
Outros Autores: Silva, Luiza Guacira dos Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42502
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42502
record_format dspace
spelling ri-123456789-425022021-10-05T14:57:31Z O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN Oliveira, Andréia Cristina Nunes de Silva, Luiza Guacira dos Santos Sampaio, Marisa Narciso Aguiar, Alexandre da Silva Inclusão Escolar Cegueira Escola Comum Educação Este trabalho refere-se a um estudo realizado sobre o cotidiano escolar de um aluno cego em uma escola de ensino médio. Tem como objetivos investigar se estava ocorrendo ou, não, a inclusão desse aluno cego, em uma sala de segundo ano do ensino regular, em uma escola pública do município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa realizada considera a abordagem qualitativa, do tipo descritiva, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico, baseado em autores que discutem a temática da inclusão e da deficiência visual, bem como em documentos que a asseguram, para subsidiar a leitura e análise dos dados coletados por meio da entrevista semiestruturada. Concluiu-se que os discursos ouvidos enfatizaram uma enorme vontade da totalidade dos participantes, almejando a colaboração para o êxito educacional destes alunos, apesar dos percalços e da falta de investimentos por parte dos órgãos responsáveis, deixando claro que, para que haja sucesso educacional dos alunos, não basta ter boa vontade, mas sim uma busca contínua pela contribuição e aperfeiçoamento da aprendizagem, não só dos deficientes visuais, mas da integralidade do público escolar. 2016-08-02T22:33:13Z 2021-10-05T14:57:31Z 2016-08-02T22:33:13Z 2021-10-05T14:57:31Z 2016-06-21 bachelorThesis 200715844 OLIVEIRA, Andréia Cristina Nunes de. O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42502 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Inclusão Escolar
Cegueira
Escola Comum
Educação
spellingShingle Inclusão Escolar
Cegueira
Escola Comum
Educação
Oliveira, Andréia Cristina Nunes de
O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN
description Este trabalho refere-se a um estudo realizado sobre o cotidiano escolar de um aluno cego em uma escola de ensino médio. Tem como objetivos investigar se estava ocorrendo ou, não, a inclusão desse aluno cego, em uma sala de segundo ano do ensino regular, em uma escola pública do município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa realizada considera a abordagem qualitativa, do tipo descritiva, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico, baseado em autores que discutem a temática da inclusão e da deficiência visual, bem como em documentos que a asseguram, para subsidiar a leitura e análise dos dados coletados por meio da entrevista semiestruturada. Concluiu-se que os discursos ouvidos enfatizaram uma enorme vontade da totalidade dos participantes, almejando a colaboração para o êxito educacional destes alunos, apesar dos percalços e da falta de investimentos por parte dos órgãos responsáveis, deixando claro que, para que haja sucesso educacional dos alunos, não basta ter boa vontade, mas sim uma busca contínua pela contribuição e aperfeiçoamento da aprendizagem, não só dos deficientes visuais, mas da integralidade do público escolar.
author2 Silva, Luiza Guacira dos Santos
author_facet Silva, Luiza Guacira dos Santos
Oliveira, Andréia Cristina Nunes de
format bachelorThesis
author Oliveira, Andréia Cristina Nunes de
author_sort Oliveira, Andréia Cristina Nunes de
title O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN
title_short O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN
title_full O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN
title_fullStr O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN
title_full_unstemmed O cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de Natal/RN
title_sort o cotidiano escolar de um aluno cego, do ensino médio, em uma escola pública de natal/rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42502
work_keys_str_mv AT oliveiraandreiacristinanunesde ocotidianoescolardeumalunocegodoensinomedioemumaescolapublicadenatalrn
_version_ 1773962204092039168