Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN

Este relatório reflexivo é resultado do meu estágio realizado em turmas de Alfabetização I e II (de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental) na Educação de Jovens e Adultos, no período de 2011 a 2012, na Escola Fundação Bradesco – Escola de Natal/RN, localizada no bairro Felipe Camarão. Objetivo refletir...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Silvia Lya Nunes do
Outros Autores: Aquino, Fernanda Mayara Sales de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
EJA
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42469
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42469
record_format dspace
spelling ri-123456789-424692021-10-05T14:55:45Z Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN Nascimento, Silvia Lya Nunes do Aquino, Fernanda Mayara Sales de Sampaio, Marisa Narcizo Souza, Louize Gabriela Silva de Fundação Bradesco – Natal/RN Educação de Jovens e Adultos Permanência Alfabetização EJA Este relatório reflexivo é resultado do meu estágio realizado em turmas de Alfabetização I e II (de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental) na Educação de Jovens e Adultos, no período de 2011 a 2012, na Escola Fundação Bradesco – Escola de Natal/RN, localizada no bairro Felipe Camarão. Objetivo refletir e discutir práticas pedagógicas que foram desenvolvidas com o intuito de garantir a permanência dos alunos/as na modalidade EJA no decorrer do estágio. Para tanto, retomei minhas memórias de estagiária e em diálogo com autores que me ajudaram a ressiginificá-las, registrei-as num esforço de escrita autobiográfica. Inicialmente faço uma discussão sobre os espaços disponibilizados na instituição, pois a exploração destes pode contribuir para que os alunos/as da EJA sintam-se participativos, motivados e pertencentes à comunidade escolar, o que contribui para uma maior frequência às aulas. Em seguida, abordo a relação professor-aluno compreendendo a necessidade de construir relações de interação entre educador e aprendiz, o que possibilita ao educador desenvolver estratégias diversificadas e criar laços afetivos que possibilitem uma melhor interação entre os sujeitos, viabilizando, assim, resultados concernentes a permanência dos/as alunos/as na EJA. Por fim, desenvolvo uma reflexão acerca das atividades norteadoras que visaram fidelizar a frequência dos alunos/as da Educação de Jovens e Adultos. Concluo que todas as experiências vivenciadas, narradas e refletidas neste relatório consubstanciaram uma prática pedagógica que buscava atender à necessidade de permanência dos/as meus alunos/as como jamais havia experimentado em qualquer escola pela qual passei, vivências estas que enriqueceram minha formação profissional. 2016-06-07T20:58:36Z 2021-10-05T14:55:45Z 2016-06-07T20:58:36Z 2021-10-05T14:55:45Z 2015-12-18 bachelorThesis 2009025393 NASCIMENTO, Silvia Lya Nunes do Nascimento. Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco - Natal/RN. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42469 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PEDAGOGIA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Fundação Bradesco – Natal/RN
Educação de Jovens e Adultos
Permanência
Alfabetização
EJA
spellingShingle Fundação Bradesco – Natal/RN
Educação de Jovens e Adultos
Permanência
Alfabetização
EJA
Nascimento, Silvia Lya Nunes do
Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN
description Este relatório reflexivo é resultado do meu estágio realizado em turmas de Alfabetização I e II (de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental) na Educação de Jovens e Adultos, no período de 2011 a 2012, na Escola Fundação Bradesco – Escola de Natal/RN, localizada no bairro Felipe Camarão. Objetivo refletir e discutir práticas pedagógicas que foram desenvolvidas com o intuito de garantir a permanência dos alunos/as na modalidade EJA no decorrer do estágio. Para tanto, retomei minhas memórias de estagiária e em diálogo com autores que me ajudaram a ressiginificá-las, registrei-as num esforço de escrita autobiográfica. Inicialmente faço uma discussão sobre os espaços disponibilizados na instituição, pois a exploração destes pode contribuir para que os alunos/as da EJA sintam-se participativos, motivados e pertencentes à comunidade escolar, o que contribui para uma maior frequência às aulas. Em seguida, abordo a relação professor-aluno compreendendo a necessidade de construir relações de interação entre educador e aprendiz, o que possibilita ao educador desenvolver estratégias diversificadas e criar laços afetivos que possibilitem uma melhor interação entre os sujeitos, viabilizando, assim, resultados concernentes a permanência dos/as alunos/as na EJA. Por fim, desenvolvo uma reflexão acerca das atividades norteadoras que visaram fidelizar a frequência dos alunos/as da Educação de Jovens e Adultos. Concluo que todas as experiências vivenciadas, narradas e refletidas neste relatório consubstanciaram uma prática pedagógica que buscava atender à necessidade de permanência dos/as meus alunos/as como jamais havia experimentado em qualquer escola pela qual passei, vivências estas que enriqueceram minha formação profissional.
author2 Aquino, Fernanda Mayara Sales de
author_facet Aquino, Fernanda Mayara Sales de
Nascimento, Silvia Lya Nunes do
format bachelorThesis
author Nascimento, Silvia Lya Nunes do
author_sort Nascimento, Silvia Lya Nunes do
title Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN
title_short Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN
title_full Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN
title_fullStr Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN
title_sort práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na eja da escola fundação bradesco – natal/rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42469
work_keys_str_mv AT nascimentosilvialyanunesdo praticaspedagogicasparapermanenciadosalunosasnaejadaescolafundacaobradesconatalrn
_version_ 1773967091670450176