Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN
Este relatório reflexivo é resultado do meu estágio realizado em turmas de Alfabetização I e II (de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental) na Educação de Jovens e Adultos, no período de 2011 a 2012, na Escola Fundação Bradesco – Escola de Natal/RN, localizada no bairro Felipe Camarão. Objetivo refletir...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42469 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42469 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-424692021-10-05T14:55:45Z Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN Nascimento, Silvia Lya Nunes do Aquino, Fernanda Mayara Sales de Sampaio, Marisa Narcizo Souza, Louize Gabriela Silva de Fundação Bradesco – Natal/RN Educação de Jovens e Adultos Permanência Alfabetização EJA Este relatório reflexivo é resultado do meu estágio realizado em turmas de Alfabetização I e II (de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental) na Educação de Jovens e Adultos, no período de 2011 a 2012, na Escola Fundação Bradesco – Escola de Natal/RN, localizada no bairro Felipe Camarão. Objetivo refletir e discutir práticas pedagógicas que foram desenvolvidas com o intuito de garantir a permanência dos alunos/as na modalidade EJA no decorrer do estágio. Para tanto, retomei minhas memórias de estagiária e em diálogo com autores que me ajudaram a ressiginificá-las, registrei-as num esforço de escrita autobiográfica. Inicialmente faço uma discussão sobre os espaços disponibilizados na instituição, pois a exploração destes pode contribuir para que os alunos/as da EJA sintam-se participativos, motivados e pertencentes à comunidade escolar, o que contribui para uma maior frequência às aulas. Em seguida, abordo a relação professor-aluno compreendendo a necessidade de construir relações de interação entre educador e aprendiz, o que possibilita ao educador desenvolver estratégias diversificadas e criar laços afetivos que possibilitem uma melhor interação entre os sujeitos, viabilizando, assim, resultados concernentes a permanência dos/as alunos/as na EJA. Por fim, desenvolvo uma reflexão acerca das atividades norteadoras que visaram fidelizar a frequência dos alunos/as da Educação de Jovens e Adultos. Concluo que todas as experiências vivenciadas, narradas e refletidas neste relatório consubstanciaram uma prática pedagógica que buscava atender à necessidade de permanência dos/as meus alunos/as como jamais havia experimentado em qualquer escola pela qual passei, vivências estas que enriqueceram minha formação profissional. 2016-06-07T20:58:36Z 2021-10-05T14:55:45Z 2016-06-07T20:58:36Z 2021-10-05T14:55:45Z 2015-12-18 bachelorThesis 2009025393 NASCIMENTO, Silvia Lya Nunes do Nascimento. Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco - Natal/RN. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42469 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PEDAGOGIA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Fundação Bradesco – Natal/RN Educação de Jovens e Adultos Permanência Alfabetização EJA |
spellingShingle |
Fundação Bradesco – Natal/RN Educação de Jovens e Adultos Permanência Alfabetização EJA Nascimento, Silvia Lya Nunes do Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN |
description |
Este relatório reflexivo é resultado do meu estágio realizado em turmas de Alfabetização I e II (de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental) na Educação de Jovens e Adultos, no período de 2011 a 2012, na Escola Fundação Bradesco – Escola de Natal/RN, localizada no bairro Felipe Camarão. Objetivo refletir e discutir práticas pedagógicas que foram desenvolvidas com o intuito de garantir a permanência dos alunos/as na modalidade EJA no decorrer do estágio. Para tanto, retomei minhas memórias de estagiária e em diálogo com autores que me ajudaram a ressiginificá-las, registrei-as num esforço de escrita autobiográfica. Inicialmente faço uma discussão sobre os espaços disponibilizados na instituição, pois a exploração destes pode contribuir para que os alunos/as da EJA sintam-se participativos, motivados e pertencentes à comunidade escolar, o que contribui para uma maior frequência às aulas. Em seguida, abordo a relação professor-aluno compreendendo a necessidade de construir relações de interação entre educador e aprendiz, o que possibilita ao educador desenvolver estratégias diversificadas e criar laços afetivos que possibilitem uma melhor interação entre os sujeitos, viabilizando, assim, resultados concernentes a permanência dos/as alunos/as na EJA. Por fim, desenvolvo uma reflexão acerca das atividades norteadoras que visaram fidelizar a frequência dos alunos/as da Educação de Jovens e Adultos. Concluo que todas as experiências vivenciadas, narradas e refletidas neste relatório consubstanciaram uma prática pedagógica que buscava atender à necessidade de permanência dos/as meus alunos/as como jamais havia experimentado em qualquer escola pela qual passei, vivências estas que enriqueceram minha formação profissional. |
author2 |
Aquino, Fernanda Mayara Sales de |
author_facet |
Aquino, Fernanda Mayara Sales de Nascimento, Silvia Lya Nunes do |
format |
bachelorThesis |
author |
Nascimento, Silvia Lya Nunes do |
author_sort |
Nascimento, Silvia Lya Nunes do |
title |
Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN |
title_short |
Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN |
title_full |
Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN |
title_sort |
práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na eja da escola fundação bradesco – natal/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42469 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentosilvialyanunesdo praticaspedagogicasparapermanenciadosalunosasnaejadaescolafundacaobradesconatalrn |
_version_ |
1773967091670450176 |