As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim

A presente monografia tem como objeto de estudo as concepções de professoras de uma escola municipal de Parnamirim sobre as contribuições dadas pela formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para as suas práticas de alfabetização. Fizemos uma pesquisa exploratória, com dimensão...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marinho, Márcia Maria Fonseca
Outros Autores: Vieira, Giane Bezerra
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42457
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42457
record_format dspace
spelling ri-123456789-424572021-10-05T14:55:07Z As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim Marinho, Márcia Maria Fonseca Vieira, Giane Bezerra Vieira, Giane Bezerra Freitas, Alessandra Cardozo Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Alfabetização Concepção de professora A presente monografia tem como objeto de estudo as concepções de professoras de uma escola municipal de Parnamirim sobre as contribuições dadas pela formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para as suas práticas de alfabetização. Fizemos uma pesquisa exploratória, com dimensão bibliográfica e de pesquisa de campo e utilizamos como procedimentos de construção de dados entrevistas, questionário e análise dos documentos fornecidos nas formações do PNAIC. Investigamos, mais especificamente, as concepções de professoras que participaram do PNAIC quanto aos conceitos de alfabetização e letramento e analisamos se essas concepções estão coerentes com o que foi ensinado nos processos formativos do programa, na intenção de observar se as concepções preconizadas pelos processos formativos orientam as práticas em sala de aula. O referencial teórico usado para analisar as falas das professoras se fundamenta nos estudos de Ana Teberosky, Emília Ferreiro, Telma Ferraz e outros estudiosos da área que tiveram contribuição nos conceitos de alfabetização e letramento utilizados pelas formações do PNAIC. As análises feitas revelam que as professoras investigadas apresentam concepções de alfabetização próximas as concepções apresentadas pelo programa de formação, contudo, algumas práticas tradicionais de alfabetização despontam no cotidiano da sala de aula de forma ressignificada. 2020-02-06T14:00:35Z 2021-10-05T14:55:07Z 2020-02-06T14:00:35Z 2021-10-05T14:55:07Z 2019-11-26 bachelorThesis 2015050085 MARINHO, Márcia Maria Fonseca. As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim. 2019. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42457 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Alfabetização
Concepção de professora
spellingShingle Alfabetização
Concepção de professora
Marinho, Márcia Maria Fonseca
As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim
description A presente monografia tem como objeto de estudo as concepções de professoras de uma escola municipal de Parnamirim sobre as contribuições dadas pela formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para as suas práticas de alfabetização. Fizemos uma pesquisa exploratória, com dimensão bibliográfica e de pesquisa de campo e utilizamos como procedimentos de construção de dados entrevistas, questionário e análise dos documentos fornecidos nas formações do PNAIC. Investigamos, mais especificamente, as concepções de professoras que participaram do PNAIC quanto aos conceitos de alfabetização e letramento e analisamos se essas concepções estão coerentes com o que foi ensinado nos processos formativos do programa, na intenção de observar se as concepções preconizadas pelos processos formativos orientam as práticas em sala de aula. O referencial teórico usado para analisar as falas das professoras se fundamenta nos estudos de Ana Teberosky, Emília Ferreiro, Telma Ferraz e outros estudiosos da área que tiveram contribuição nos conceitos de alfabetização e letramento utilizados pelas formações do PNAIC. As análises feitas revelam que as professoras investigadas apresentam concepções de alfabetização próximas as concepções apresentadas pelo programa de formação, contudo, algumas práticas tradicionais de alfabetização despontam no cotidiano da sala de aula de forma ressignificada.
author2 Vieira, Giane Bezerra
author_facet Vieira, Giane Bezerra
Marinho, Márcia Maria Fonseca
format bachelorThesis
author Marinho, Márcia Maria Fonseca
author_sort Marinho, Márcia Maria Fonseca
title As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim
title_short As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim
title_full As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim
title_fullStr As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim
title_full_unstemmed As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim
title_sort as contribuições do pnaic no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de parnamirim
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42457
work_keys_str_mv AT marinhomarciamariafonseca ascontribuicoesdopnaicnoprocessodealfabetizacaodecriancasconcepcoesdeprofessorasdeumaescolapublicadeparnamirim
_version_ 1773963901403136000