As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim
A presente monografia tem como objeto de estudo as concepções de professoras de uma escola municipal de Parnamirim sobre as contribuições dadas pela formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para as suas práticas de alfabetização. Fizemos uma pesquisa exploratória, com dimensão...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42457 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42457 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-424572021-10-05T14:55:07Z As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim Marinho, Márcia Maria Fonseca Vieira, Giane Bezerra Vieira, Giane Bezerra Freitas, Alessandra Cardozo Araújo, Jacyene Melo de Oliveira Alfabetização Concepção de professora A presente monografia tem como objeto de estudo as concepções de professoras de uma escola municipal de Parnamirim sobre as contribuições dadas pela formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para as suas práticas de alfabetização. Fizemos uma pesquisa exploratória, com dimensão bibliográfica e de pesquisa de campo e utilizamos como procedimentos de construção de dados entrevistas, questionário e análise dos documentos fornecidos nas formações do PNAIC. Investigamos, mais especificamente, as concepções de professoras que participaram do PNAIC quanto aos conceitos de alfabetização e letramento e analisamos se essas concepções estão coerentes com o que foi ensinado nos processos formativos do programa, na intenção de observar se as concepções preconizadas pelos processos formativos orientam as práticas em sala de aula. O referencial teórico usado para analisar as falas das professoras se fundamenta nos estudos de Ana Teberosky, Emília Ferreiro, Telma Ferraz e outros estudiosos da área que tiveram contribuição nos conceitos de alfabetização e letramento utilizados pelas formações do PNAIC. As análises feitas revelam que as professoras investigadas apresentam concepções de alfabetização próximas as concepções apresentadas pelo programa de formação, contudo, algumas práticas tradicionais de alfabetização despontam no cotidiano da sala de aula de forma ressignificada. 2020-02-06T14:00:35Z 2021-10-05T14:55:07Z 2020-02-06T14:00:35Z 2021-10-05T14:55:07Z 2019-11-26 bachelorThesis 2015050085 MARINHO, Márcia Maria Fonseca. As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim. 2019. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42457 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Alfabetização Concepção de professora |
spellingShingle |
Alfabetização Concepção de professora Marinho, Márcia Maria Fonseca As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim |
description |
A presente monografia tem como objeto de estudo as concepções de professoras de uma escola municipal de Parnamirim sobre as contribuições dadas pela formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para as suas práticas de alfabetização. Fizemos uma pesquisa exploratória, com dimensão bibliográfica e de pesquisa de campo e utilizamos como procedimentos de construção de dados entrevistas, questionário e análise dos documentos fornecidos nas formações do PNAIC. Investigamos, mais especificamente, as concepções de professoras que participaram do PNAIC quanto aos conceitos de alfabetização e letramento e analisamos se essas concepções estão coerentes com o que foi ensinado nos processos formativos do programa, na intenção de observar se as concepções preconizadas pelos processos formativos orientam as práticas em sala de aula. O referencial teórico usado para analisar as falas das professoras se fundamenta nos estudos de Ana Teberosky, Emília Ferreiro, Telma Ferraz e outros estudiosos da área que tiveram contribuição nos conceitos de alfabetização e letramento utilizados pelas formações do PNAIC. As análises feitas revelam que as professoras investigadas apresentam concepções de alfabetização próximas as concepções apresentadas pelo programa de formação, contudo, algumas práticas tradicionais de alfabetização despontam no cotidiano da sala de aula de forma ressignificada. |
author2 |
Vieira, Giane Bezerra |
author_facet |
Vieira, Giane Bezerra Marinho, Márcia Maria Fonseca |
format |
bachelorThesis |
author |
Marinho, Márcia Maria Fonseca |
author_sort |
Marinho, Márcia Maria Fonseca |
title |
As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim |
title_short |
As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim |
title_full |
As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim |
title_fullStr |
As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim |
title_full_unstemmed |
As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim |
title_sort |
as contribuições do pnaic no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de parnamirim |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42457 |
work_keys_str_mv |
AT marinhomarciamariafonseca ascontribuicoesdopnaicnoprocessodealfabetizacaodecriancasconcepcoesdeprofessorasdeumaescolapublicadeparnamirim |
_version_ |
1773963901403136000 |