Inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores

The inclusion of children with special educational needs in mainstream schools is a controversial topic. Among these students are those with autism or Autism Spectrum Disorder (ASD), a neurodevelopmental disorder characterized by difficulties in verbal communication, social interaction and presence...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Marília da Silva
Outros Autores: Nunes, Débora Regina de Paula
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42442
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42442
record_format dspace
spelling ri-123456789-424422021-10-05T14:54:24Z Inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores Araújo, Marília da Silva Nunes, Débora Regina de Paula Oliveira, Adriana de Macêdo, Cláudia Roberto Soares de Autismo Inclusão Alfabetização Autism Inclusion Literacy Educação The inclusion of children with special educational needs in mainstream schools is a controversial topic. Among these students are those with autism or Autism Spectrum Disorder (ASD), a neurodevelopmental disorder characterized by difficulties in verbal communication, social interaction and presence of repetitive and stereotyped movements. Research indicates that although enrolled in regular schools, many students with autism do not develop academic skills such as reading and writing. Thus, the present study aims to describe the perception of elementary school teachers on literacy for students with autism. In addition, the study aims to characterize the perceptions of teachers on literacy and their knowledge about ASD. Data were collected from interviews conducted with five literacy teachers from Natal-RN. The results show that these teachers have little knowledge about autism and feel unprepared to teach reading writing to theses students. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares é um tema controverso. Dentre esses educandos estão aqueles com autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de comunicação oral, de interação social e presença movimentos repetitivos e estereotipados. Pesquisas indicam que, apesar de matriculados em escolas regulares, muitos educandos com autismo não desenvolvem competências acadêmicas, como a leitura e a escrita. Assim, o presente trabalho objetiva descrever a percepção de professores do ensino fundamental sobre a alfabetização dos educandos com autismo. Adicionalmente, o estudo visa caracterizar as percepções dos docentes sobre a alfabetização e o conhecimento que têm sobre a síndrome. Para a realização dessa pesquisa foram conduzidas entrevistas com 5 professores alfabetizadores do município de Natal-RN. Os resultados apresentados mostram que esses professores têm pouco conhecimento sobre o autismo e sentem-se despreparados para alfabetizar esses educandos. 2016-01-28T20:32:53Z 2021-10-05T14:54:24Z 2016-01-28T20:32:53Z 2021-10-05T14:54:24Z 2015-12-11 bachelorThesis 2012958294 ARAÚJO, Marília da Silva.Inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42442 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Autismo
Inclusão
Alfabetização
Autism
Inclusion
Literacy
Educação
spellingShingle Autismo
Inclusão
Alfabetização
Autism
Inclusion
Literacy
Educação
Araújo, Marília da Silva
Inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores
description The inclusion of children with special educational needs in mainstream schools is a controversial topic. Among these students are those with autism or Autism Spectrum Disorder (ASD), a neurodevelopmental disorder characterized by difficulties in verbal communication, social interaction and presence of repetitive and stereotyped movements. Research indicates that although enrolled in regular schools, many students with autism do not develop academic skills such as reading and writing. Thus, the present study aims to describe the perception of elementary school teachers on literacy for students with autism. In addition, the study aims to characterize the perceptions of teachers on literacy and their knowledge about ASD. Data were collected from interviews conducted with five literacy teachers from Natal-RN. The results show that these teachers have little knowledge about autism and feel unprepared to teach reading writing to theses students.
author2 Nunes, Débora Regina de Paula
author_facet Nunes, Débora Regina de Paula
Araújo, Marília da Silva
format bachelorThesis
author Araújo, Marília da Silva
author_sort Araújo, Marília da Silva
title Inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores
title_short Inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores
title_full Inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores
title_fullStr Inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores
title_full_unstemmed Inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores
title_sort inclusão de criança com autismo em sala de aula regular: percepção de professores
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42442
work_keys_str_mv AT araujomariliadasilva inclusaodecriancacomautismoemsaladeaularegularpercepcaodeprofessores
_version_ 1773961796424564736