Ler o mundo no Ensino Fundamental dos anos iniciais: o lúdico como ferramenta didática para a Geografia

This article discusses the reading of the world in the Geography of the Early Years - Elementary Education, using the playful dimension as a didactic tool to make the subject more attractive to the student, since it is an important curricular component for the student to understand the world , life...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fonseca, Iara Cristina Lima da
Outros Autores: Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42379
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42379
record_format dspace
spelling ri-123456789-423792021-10-06T19:18:57Z Ler o mundo no Ensino Fundamental dos anos iniciais: o lúdico como ferramenta didática para a Geografia Fonseca, Iara Cristina Lima da Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Soares Júnior, Francisco Cláudio Oliveira, Júlia Diniz de Lúdico; Playful; Aprendizagem; Learning; Geografia. Geography. This article discusses the reading of the world in the Geography of the Early Years - Elementary Education, using the playful dimension as a didactic tool to make the subject more attractive to the student, since it is an important curricular component for the student to understand the world , life and daily life, where it is up to teachers to develop attractive and thought-provoking practices that provide opportunities for spatial thinking linked to geographic reasoning, playing the role of teaching a more meaningful Geography. With this, this study thought as a proposal, to use the playful dimension through the application of a pedagogical experience, the didactic sequence “Caça ao Tesouro” as a tool, resulting in a more instigating relationship between the student and the improvement of his understanding of reading the world through specific Geography content. The elaboration of the research took place with the survey of secondary data that are related to the theme. Subsequently, contact with primary sources, carried out remotely, due to the current context of the pandemic, where it was possible to conclude that playfulness is a methodological form that helps in the teaching practice of teaching content for the construction of geographical knowledge. O presente artigo discute a leitura de mundo na Geografia dos Anos Iniciais - Ensino Fundamental, utilizando a dimensão lúdica como ferramenta didática para tornar a disciplina mais atrativa para o educando, visto que, a mesma é um componente curricular importante para o aluno compreender o mundo, a vida e o cotidiano, onde cabe aos professores desenvolver práticas atrativas e instigantes que oportunize um pensamento espacial atrelado ao raciocínio geográfico desempenhando o papel de ensinar uma Geografia mais significativa. Com isso, este estudo pensou como proposta, utilizar a dimensão lúdica através da aplicação de uma experiência pedagógica, a sequência didática “Caça ao Tesouro” como ferramenta, resultando numa relação mais instigadora entre o aluno e a melhoria da sua compreensão de ler o mundo através de conteúdos específicos da Geografia. A elaboração da pesquisa se deu com o levantamento dos dados secundários que estão relacionados ao tema. Posteriormente o contato com as fontes primárias, realizada de forma remota, devido ao atual contexto da pandemia, onde foi possível concluir que o lúdico é uma forma metodológica que auxilia na prática docente do ensino dos conteúdos para a construção do conhecimento geográfico. 2021-07-06T18:03:20Z 2021-10-05T14:51:43Z 2021-07-06T18:03:20Z 2021-10-05T14:51:43Z 2021-05-06 bachelorThesis 20170145320 FONSECA, Iara Cristina Lima da. Ler o mundo no Ensino Fundamental dos anos iniciais: o lúdico como ferramenta didática para a Geografia. Orientador: Pablo Sebastian Moreira Fernandez. 2021. 30 p. Artigo (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42379 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Lúdico;
Playful;
Aprendizagem;
Learning;
Geografia.
Geography.
spellingShingle Lúdico;
Playful;
Aprendizagem;
Learning;
Geografia.
Geography.
Fonseca, Iara Cristina Lima da
Ler o mundo no Ensino Fundamental dos anos iniciais: o lúdico como ferramenta didática para a Geografia
description This article discusses the reading of the world in the Geography of the Early Years - Elementary Education, using the playful dimension as a didactic tool to make the subject more attractive to the student, since it is an important curricular component for the student to understand the world , life and daily life, where it is up to teachers to develop attractive and thought-provoking practices that provide opportunities for spatial thinking linked to geographic reasoning, playing the role of teaching a more meaningful Geography. With this, this study thought as a proposal, to use the playful dimension through the application of a pedagogical experience, the didactic sequence “Caça ao Tesouro” as a tool, resulting in a more instigating relationship between the student and the improvement of his understanding of reading the world through specific Geography content. The elaboration of the research took place with the survey of secondary data that are related to the theme. Subsequently, contact with primary sources, carried out remotely, due to the current context of the pandemic, where it was possible to conclude that playfulness is a methodological form that helps in the teaching practice of teaching content for the construction of geographical knowledge.
author2 Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
author_facet Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Fonseca, Iara Cristina Lima da
format bachelorThesis
author Fonseca, Iara Cristina Lima da
author_sort Fonseca, Iara Cristina Lima da
title Ler o mundo no Ensino Fundamental dos anos iniciais: o lúdico como ferramenta didática para a Geografia
title_short Ler o mundo no Ensino Fundamental dos anos iniciais: o lúdico como ferramenta didática para a Geografia
title_full Ler o mundo no Ensino Fundamental dos anos iniciais: o lúdico como ferramenta didática para a Geografia
title_fullStr Ler o mundo no Ensino Fundamental dos anos iniciais: o lúdico como ferramenta didática para a Geografia
title_full_unstemmed Ler o mundo no Ensino Fundamental dos anos iniciais: o lúdico como ferramenta didática para a Geografia
title_sort ler o mundo no ensino fundamental dos anos iniciais: o lúdico como ferramenta didática para a geografia
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42379
work_keys_str_mv AT fonsecaiaracristinalimada leromundonoensinofundamentaldosanosiniciaisoludicocomoferramentadidaticaparaageografia
_version_ 1773963443432325120