A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras
A brincadeira adentrou manuais de orientações pedagógicas como um aliado na aprendizagem de crianças, contudo percebe-se facilmente encontrá-la em práticas de ensino da Educação Infantil, conquanto que no Ensino Fundamental repentinamente essa prática diminui. Dessa forma, o presente trabalho tem co...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42340 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-42340 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-423402021-10-05T14:50:22Z A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras Lima, Maria Luíza de Carvalho Vieira, Giane Bezerra Vieira, Giane Bezerra Brincadeira Alfabetização Concepção de professoras A brincadeira adentrou manuais de orientações pedagógicas como um aliado na aprendizagem de crianças, contudo percebe-se facilmente encontrá-la em práticas de ensino da Educação Infantil, conquanto que no Ensino Fundamental repentinamente essa prática diminui. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções de professoras do Ensino Fundamental, de uma escola pública na zona oeste da cidade de Natal, sobre a importância da brincadeira como um recurso pedagógico na alfabetização de crianças. Essencialmente, busca compreender as concepções através de uma pesquisa exploratória, com o procedimento de construções de dados através de uma entrevista estruturada com duas professoras alfabetizadoras sobre o olhar para a prática e a compreensão acerca do lúdico na alfabetização de crianças. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas por Vygotsky (1988), Liublinskaia (1979), Leal, Albuquerque e Leite (2005) e Lopes e Vieira (2012), dentre outros autores que fundamentaram a pesquisa. Os dados construídos nesse estudo evidenciam a importância de trabalhar a alfabetização através da ludicidade para o desenvolvimento pleno do educando, tendo em vista que a brincadeira desenvolve habilidades essenciais para a aprendizagem eficaz da leitura e da escrita e, também, em outros aspectos da alfabetização. As concepções das professoras alfabetizadoras revelam um olhar sobre a temática com consciência da importância da ação lúdica no processo de construção de conhecimento. 2020-02-06T14:25:02Z 2021-10-05T14:50:22Z 2020-02-06T14:25:02Z 2021-10-05T14:50:22Z 2019-11-26 bachelorThesis 20155136784 LIMA, Maria Luíza de Carvalho. A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras. 2019. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42340 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Brincadeira Alfabetização Concepção de professoras |
spellingShingle |
Brincadeira Alfabetização Concepção de professoras Lima, Maria Luíza de Carvalho A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras |
description |
A brincadeira adentrou manuais de orientações pedagógicas como um aliado na aprendizagem de crianças, contudo percebe-se facilmente encontrá-la em práticas de ensino da Educação Infantil, conquanto que no Ensino Fundamental repentinamente essa prática diminui. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções de professoras do Ensino Fundamental, de uma escola pública na zona oeste da cidade de Natal, sobre a importância da brincadeira como um recurso pedagógico na alfabetização de crianças. Essencialmente, busca compreender as concepções através de uma pesquisa exploratória, com o procedimento de construções de dados através de uma entrevista estruturada com duas professoras alfabetizadoras sobre o olhar para a prática e a compreensão acerca do lúdico na alfabetização de crianças. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas por Vygotsky (1988), Liublinskaia (1979), Leal, Albuquerque e Leite (2005) e Lopes e Vieira (2012), dentre outros autores que fundamentaram a pesquisa. Os dados construídos nesse estudo evidenciam a importância de trabalhar a alfabetização através da ludicidade para o desenvolvimento pleno do educando, tendo em vista que a brincadeira desenvolve habilidades essenciais para a aprendizagem eficaz da leitura e da escrita e, também, em outros aspectos da alfabetização. As concepções das professoras alfabetizadoras revelam um olhar sobre a temática com consciência da importância da ação lúdica no processo de construção de conhecimento. |
author2 |
Vieira, Giane Bezerra |
author_facet |
Vieira, Giane Bezerra Lima, Maria Luíza de Carvalho |
format |
bachelorThesis |
author |
Lima, Maria Luíza de Carvalho |
author_sort |
Lima, Maria Luíza de Carvalho |
title |
A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras |
title_short |
A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras |
title_full |
A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras |
title_fullStr |
A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras |
title_full_unstemmed |
A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras |
title_sort |
brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42340 |
work_keys_str_mv |
AT limamarialuizadecarvalho abrincadeiracomoinstrumentopedagogiconaalfabetizacaodecriancasconcepcoesdeprofessoras AT limamarialuizadecarvalho brincadeiracomoinstrumentopedagogiconaalfabetizacaodecriancasconcepcoesdeprofessoras |
_version_ |
1773964435755368448 |