A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras

A brincadeira adentrou manuais de orientações pedagógicas como um aliado na aprendizagem de crianças, contudo percebe-se facilmente encontrá-la em práticas de ensino da Educação Infantil, conquanto que no Ensino Fundamental repentinamente essa prática diminui. Dessa forma, o presente trabalho tem co...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Maria Luíza de Carvalho
Outros Autores: Vieira, Giane Bezerra
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42340
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-42340
record_format dspace
spelling ri-123456789-423402021-10-05T14:50:22Z A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras Lima, Maria Luíza de Carvalho Vieira, Giane Bezerra Vieira, Giane Bezerra Brincadeira Alfabetização Concepção de professoras A brincadeira adentrou manuais de orientações pedagógicas como um aliado na aprendizagem de crianças, contudo percebe-se facilmente encontrá-la em práticas de ensino da Educação Infantil, conquanto que no Ensino Fundamental repentinamente essa prática diminui. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções de professoras do Ensino Fundamental, de uma escola pública na zona oeste da cidade de Natal, sobre a importância da brincadeira como um recurso pedagógico na alfabetização de crianças. Essencialmente, busca compreender as concepções através de uma pesquisa exploratória, com o procedimento de construções de dados através de uma entrevista estruturada com duas professoras alfabetizadoras sobre o olhar para a prática e a compreensão acerca do lúdico na alfabetização de crianças. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas por Vygotsky (1988), Liublinskaia (1979), Leal, Albuquerque e Leite (2005) e Lopes e Vieira (2012), dentre outros autores que fundamentaram a pesquisa. Os dados construídos nesse estudo evidenciam a importância de trabalhar a alfabetização através da ludicidade para o desenvolvimento pleno do educando, tendo em vista que a brincadeira desenvolve habilidades essenciais para a aprendizagem eficaz da leitura e da escrita e, também, em outros aspectos da alfabetização. As concepções das professoras alfabetizadoras revelam um olhar sobre a temática com consciência da importância da ação lúdica no processo de construção de conhecimento. 2020-02-06T14:25:02Z 2021-10-05T14:50:22Z 2020-02-06T14:25:02Z 2021-10-05T14:50:22Z 2019-11-26 bachelorThesis 20155136784 LIMA, Maria Luíza de Carvalho. A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras. 2019. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42340 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Brincadeira
Alfabetização
Concepção de professoras
spellingShingle Brincadeira
Alfabetização
Concepção de professoras
Lima, Maria Luíza de Carvalho
A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras
description A brincadeira adentrou manuais de orientações pedagógicas como um aliado na aprendizagem de crianças, contudo percebe-se facilmente encontrá-la em práticas de ensino da Educação Infantil, conquanto que no Ensino Fundamental repentinamente essa prática diminui. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções de professoras do Ensino Fundamental, de uma escola pública na zona oeste da cidade de Natal, sobre a importância da brincadeira como um recurso pedagógico na alfabetização de crianças. Essencialmente, busca compreender as concepções através de uma pesquisa exploratória, com o procedimento de construções de dados através de uma entrevista estruturada com duas professoras alfabetizadoras sobre o olhar para a prática e a compreensão acerca do lúdico na alfabetização de crianças. Nesse sentido, este trabalho fundamenta-se nas leituras realizadas por Vygotsky (1988), Liublinskaia (1979), Leal, Albuquerque e Leite (2005) e Lopes e Vieira (2012), dentre outros autores que fundamentaram a pesquisa. Os dados construídos nesse estudo evidenciam a importância de trabalhar a alfabetização através da ludicidade para o desenvolvimento pleno do educando, tendo em vista que a brincadeira desenvolve habilidades essenciais para a aprendizagem eficaz da leitura e da escrita e, também, em outros aspectos da alfabetização. As concepções das professoras alfabetizadoras revelam um olhar sobre a temática com consciência da importância da ação lúdica no processo de construção de conhecimento.
author2 Vieira, Giane Bezerra
author_facet Vieira, Giane Bezerra
Lima, Maria Luíza de Carvalho
format bachelorThesis
author Lima, Maria Luíza de Carvalho
author_sort Lima, Maria Luíza de Carvalho
title A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras
title_short A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras
title_full A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras
title_fullStr A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras
title_full_unstemmed A brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras
title_sort brincadeira como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças: concepções de professoras
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42340
work_keys_str_mv AT limamarialuizadecarvalho abrincadeiracomoinstrumentopedagogiconaalfabetizacaodecriancasconcepcoesdeprofessoras
AT limamarialuizadecarvalho brincadeiracomoinstrumentopedagogiconaalfabetizacaodecriancasconcepcoesdeprofessoras
_version_ 1773964435755368448